Crianças são cada vez mais utilizadas como armas de guerra — Unicef

O número de crianças afectadas por conflitos atingiu "níveis chocantes" em 2017.

Conforme noticia o Expresso, no Afeganistão, por exemplo, foram mortas cerca de 700 crianças nos primeiros nove meses de 2017.

O relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância, órgão que tem como objectivo promover a defesa dos direitos das crianças, detalha os abusos registados nas principais zonas de conflito armados em 2017.

No Sudão do Sul, onde o conflito interno e o subsequente colapso da economia levaram à fome em várias partes do país, mais de 19 mil crianças foram recrutadas à força para participar dos combates e mais de 2.300 resultaram mortas desde que os combates começaram, há quatro anos.

No Iraque e na Síria, as crianças foram usadas como escudos humanos, em zonas sob cerco, vivendo na primeira linha de bombardeios e violência.

Na África, a extensão do conflito interno na República Democrática do Congo para a região central do Kasai causou o deslocamento forçado de 850 mil crianças, que também são afetadas pela destruição em 400 escolas e 200 centros de saúde.


No nordeste da Nigéria e em Camarões, o grupo jihadista Boko Haram forçou pelo menos 135 crianças a realizar ataques suicidas este ano, cinco vezes mais do que no ano passado. O Iêmen vive uma das situações mais críticas, com mais de 5 mil crianças mortas ou feridas na guerra civil que já dura mais de três anos. Só aqui, mais de 11 milhões de crianças precisam de ajuda humanitária. Em Mianmar, as crianças rohingyas sofreram e testemunharam a violência quando foram expulsas de suas casas no estado de Rakhine, enquanto outras, em áreas remotas de fronteira nos estados de Kachin, Shan e Kayin continuam sofrendo com os combates entre as Forças Armadas de Mianmar e vários grupos étnicos armados. Dos 1,8 milhões de crianças que sofrem de desnutrição, 385 mil estão gravemente desnutridas e correm risco de morte, se não forem tratadas com urgência.

Na Europa, especificamente no leste da Ucrânia, 220 mil crianças vivem sob a ameaça constante de minas e dispositivos explosivos abandonados em todos os lugares, e em que as crianças muitas vezes tropeçam ou simplesmente manuseiam, como se fossem brinquedo.

Algumas crianças, raptadas por grupos extremistas, são novamente violentadas pelas forças de segurança quando são libertadas. "Uma vez que esses ataques continuam ano após ano, não podemos ficar entorpecidos".

O diretor dos programas de emergência da Unicef, Manuel Fontaine, refere que esta "brutalidade não pode transformar-se no novo normal".

"A UNICEF apela a todas as partes que cumpram as obrigações definidas na lei internacional para pôr um fim imediato às violações contra crianças e aos ataques a infraestruturas civis como escolas e hospitais", lê-se no documento.


Popular
  • Caminhão tomba e carga de cerveja cai na pista

    Caminhão tomba e carga de cerveja cai na pista

    Segundo a PRF, por volta das 8h, a lentidão chegava a oito quilômetros sentido Santa Catarina. A liberação das duas vias ocorreu próximo das 6 horas.

    Fim da linha. WhatsApp deixará de funcionar em alguns smartphones

    A recomendação para os usuários é de que eles façam upgrade o mais rápido possível para um smartphone mais moderno. No ano passado, foi o Windows Phone 7 que fico para trás, mais uns equipamentos da Nokia e da BlackBerry.
    Eventos educativos: Uma jornada educativa para o mundo da criatividade

    Eventos educativos: Uma jornada educativa para o mundo da criatividade

    Esses eventos demonstraram aos pais e professores os efeitos educacionais das tecnologias modernas russas baseadas em atividades. Elas aprendem a agir individualmente, em pequenos grupos, ficando em ambientes diversos - cognitivo, polilíngue, teatral.
  • Madonna canta música do filme Evita em versão dedicada a Lisboa

    Lisbonita' foi a nova versão apresentada pela cantora norte-americana, mais de 20 anos depois. Em jeito de homenagem à cidade onde agora vive, Madonna cantou 'Don't cry for me...
    Bombeiros controlam incêndio em Osasco e trabalham no rescaldo

    Bombeiros controlam incêndio em Osasco e trabalham no rescaldo

    Em nota, o Grupo Pão de Açúcar disse "que vai colaborar com a apuração das causas do incidente". Uma extensa nuvem de fumaça escura tomou conta do céu e pode ser vista da Marginal do Tietê.

    "Asteroide Halloween" passará novamente perto de nós em 2018

    O seu formato é uma elipse achatada e reflete apenas entre 5% a 6% da luz do sol da luz do sol que recebe. Foi possível ser visto de forma mais clara por cientistas europeus, americanos e latino americanos.
  • Justiça manda José Melo para casa curtir o réveillon

    Justiça manda José Melo para casa curtir o réveillon

    No período, José Melo adquiriu um imóvel avaliado em cerca de R$ 7 milhões, além de ter reformado seu sítio. Uma nova decisão anula determinação do dia anterior que tinha prorrogado a prisão temporária.
    Rio Ave indignado com notícia sobre viciação de resultados

    Rio Ave indignado com notícia sobre viciação de resultados

    Ainda segundo a SIC, a PJ tem estado a investigar outros jogadores da I Liga por eventuais práticas ilícitas nas últimas épocas. A Liga jamais irá imiscuir-se naquilo que diz respeito aos órgãos de Polícia Criminal e aos órgãos de disciplina desportiva.
    Dragon Ball FighterZ - Vídeo mostra todos os poderes de Tenshinhan no jogo!

    Dragon Ball FighterZ - Vídeo mostra todos os poderes de Tenshinhan no jogo!

    Vegeta usa todo o seu poder para lutar contra Jiren do Universo 7 , mas mesmo assim Jiren não é derrotado. Agora, apenas permanecem guerreiros de dois universos - Universo 7 e Universo 11.
  • Após primo ser assassinato, Rihanna faz desabafo emocionante

    Após primo ser assassinato, Rihanna faz desabafo emocionante

    O primo de Rihanna , Tavon Kaiseen Alleyne , de 21 anos , foi assassinado a tiro na terça-feira, enquanto andava sozinho em St. Segundo informações do jornal britânico Daily Mail, o responsável pelo assassinato do primo da estrela não foi identificado.
    Mourinho resgata um ponto nos descontos

    Mourinho resgata um ponto nos descontos

    O Watford de Marco Silva deu a volta ao resultado frente ao Leicester, um regresso aos triunfos depois de seis jogos sem vencer. Mahrez adiantou o Leicester aos 37m, mas Wague igualou mesmo em cima do intervalo.
    Morreu uma das irmãs do

    Morreu uma das irmãs do "Música no coração"

    Veja e ouça aqui uma das canções do filme, interpretada pelos sete irmãos Von Trapp. Heather Menzies é a rapariga que surge no centro da fotografia.

CONNECT