Primeira noite de 2018 terá a maior Superlua do ano

Esta será a primeira Super Lua do ano de 2018.

O primeiro dia de 2018 será presenteado com um raro acontecimento.

De acordo com O Globo, o evento foi descrito pela Nasa, a agência espacial americana, como a "Trilogia da Superlua", pois o fenômeno acontecerá também no dia 31 de janeiro de 2018, quando será acompanhado por um eclipse total do astro.

Isso acontece pois a diferença entre o momento em que a Lua estará no perigeu (ponto mais próximo da Terra em sua órbita) e na fase cheia, com o disco 100% iluminado pelo Sol, será pequena. Segundo o Instituto Simepar, a previsão para a noite do dia 1º será de alguma nebulosidade, mas com momentos de abertura que vão permitir a visualização da lua.

O ponto mais próximo que a Lua atinge em relação ao planeta Terra não coincide com o momento de lua cheia. A combinação dos fatores, porém, que criam a superlua, quando o satélite aparece até 14% maior e 30% mais brilhante do que uma lua normal. Já nesse horário, a distância entre a Terra e o satélite terá aumentado para 356.846 km. O ápice, porém, deve ser nas primeiras horas desta terça-feira (02) quando quando a Lua Cheia ficará mais aparente - ainda que, na prática, a Lua já esteja um pouco mais longe, da 326,8 mil km. Para se ter uma ideia, a média é de 384 mil quilômetros. Pode ser sinal de um "Ano em Grande"!


Popular

CONNECT