Mulheres de Hollywood lançam plano de ação contra assédio sexual

Entre os membros da Time's Up, formada na sequência de diversas acusações de assédio sexual que se seguiram ao escândalo à volta da conduta do produtor Harvey Weinstein, estão as atrizes Cate Blanchett, Ashley Judd, Natalie Portman e Meryl Streep, a presidente da Universal Pictures, Donna Langley, a escritora Gloria Steinem, a advogada e ex-chefe do Gabinete de Michelle Obama, Tina Tchen, e a co-presidente da Fundação Nike, Maria Eitel. Um grupo de 300 atrizes, escritoras, produtoras e diretoras lançou uma iniciativa batizada de Time's Up para combater o assédio sexual na indústria do entretenimento e fora dela.

A carta de apresentação do plano começa com Queridas irmãs e finaliza com Em solidariedade.

As mulheres proeminentes de Hollywood pedem apoio a mulheres camponesas e de trabalhadoras de pouco destaque, como operárias.


A carta pede que mais mulheres assumam posições de liderança e poder em todas as indústrias, além de exigir representação igualitária e oportunidades, benefícios e pagamentos justos para mulheres em todos os setores - "sem falar de maior representação de mulheres negras, imigrantes e lésbicas, bissexuais e transgêneros, cujas experiências no local de trabalho frequentemente são significativamente piores que as de seus pares brancos, cisgêneros [que mantiveram o gênero definido após o nascimento] e heterossexuais", constatam as autoras. "Motivos que fazer haver atenção para o problema de nossa indústria, mas que não privilegiam mulheres da indústria agrícola e de outros ambientes de trabalho", escreveu.

Até a manhã desta terça-feira, a iniciativa, também apoiada pelas atrizes Eva Longoria e Emma Stone, havia arrecadado quase 14 milhões de dólares de uma meta de 15 milhões de dólares para um fundo judicial que irá ajudar vítimas de assédio sexual no ambiente de trabalho. Entre outras coisas, as organizadoras e patrocinadoras da campanha, que dizem ter sido inspiradas por uma carta que lhes foi enviada por mais de 700 mil funcionárias em novembro, querem usar o dinheiro angariado para promover legislação que penalize as empresas que toleram uma cultura de assédio sexual e para lutar contra o recurso a acordos de confidencialidade que, muitas vezes, ajudam a proteger os responsáveis por abusos e assédio.

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.


Popular
  • Gabriel sai chorado após se lesionar em jogo do City neste domingo

    O brasileiro sofreu a lesão logo aos 10 minutos da partida e agora deve passar por exames para verificar a gravidade do machucado. O goleiro brasileiro Ederson acabou se tornando o herói do time de Manchester ao defender um pênalti já nos acréscimos.
    Botão de disparo nuclear está na minha mesa — Kim Jong-un

    Botão de disparo nuclear está na minha mesa — Kim Jong-un

    O secretário de Estado norte-americano Rex Tillerson disse na quarta-feira que a "pressão será mantida" na Coreia do Norte . A fala ocorreu em seu discurso de Novo Ano. "Isto não é chantagem mas a realidade", disse Kim Jong-Un.
    Prêmio da Mega da Virada pode chegar a R$ 305 milhões

    Prêmio da Mega da Virada pode chegar a R$ 305 milhões

    A virada do ano será com o bolso cheio para quem acertar as seis dezenas da Mega da Virada , neste domingo (31). Até as 22h, o rateio ainda não havia sido divulgado pela Caixa Econômica Federal .
  • Ano Novo: menos mortos, feridos e acidentes do que no ano passado

    Ano Novo: menos mortos, feridos e acidentes do que no ano passado

    Quanto à restante fiscalização rodoviária nos três primeiros dias da operação, a GNR deteve 83 condutores por excesso de álcool e detetou 1.458 condutores em excesso de velocidade.
    Caos por la caída de WhatsApp a pocas horas de Año Nuevo

    Caos por la caída de WhatsApp a pocas horas de Año Nuevo

    Cuando Oceanía y Asia ya duermen, en Europa y África empiezan a prepararse para las doce de la noche. Si a este tráfico se suman los usuarios del resto del mundo, el colapso es inminente.
    Luan é eleito o

    Luan é eleito o "Rei da América" 2017

    A segunda colocação ficou com o jogador do Flamengo , Paolo Guerreiro , com 65 votos, o que representa 17,66%. Para que a eleição fosse realizada, foram computados votos de 386 jornalistas esportivos do continentes.
  • Mercado prevê crescimento de 1% do PIB em 2017

    Mercado prevê crescimento de 1% do PIB em 2017

    O Produto Interno Bruto é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia. Já a previsão para a Selic é que ela termine 2018 a 6,75%, após fechar o ano passado na mínima histórica de 7%.
    Papa pede garantia de

    Papa pede garantia de "um futuro de paz" a refugiados e imigrantes

    Na ocasião, pediu a lideranças a solução dos problemas que causaram as saídas dessas pessoas de suas cidades. Ele pediu maior atenção as instituições civis, educativas, assistenciais e eclesiásticas.
    Dois acidentes deixam pelo menos dez mortos na BR-101

    Dois acidentes deixam pelo menos dez mortos na BR-101

    Ainda de acordo com a PRF, equipes da polícia, dos bombeiros e da concessionária Autopista Fluminense atenderam a ocorrência. O primeiro choque ocorreu por volta das 3 horas da madrugada, em Itaboraí, na região metropolitana do Rio.
  • Doria cancela inauguração do viaduto Dona Marisa Letícia em São Paulo

    Doria cancela inauguração do viaduto Dona Marisa Letícia em São Paulo

    O dirigente criticou a posição de Doria de cancelar o evento que estava previsto para esta quarta-feira (3). Já há na Câmara projeto do vereador Fernando Holiday (DEM) para tirar o nome de Marisa Letícia do viaduto.
    Súper Luna arranca eventos astronómicos de 2018

    Súper Luna arranca eventos astronómicos de 2018

    Salazar Gambo explicó también que la segunda luna llena en un mismo mes se llama Luna Azul y que, en 2018, habrá dos lunas azules. La noche de este lunes primero de enero llega acompañada de un deslumbrante fenómeno astronómico conocido como Superluna .
    Rio Grande do Norte passa ao Exército controle da segurança

    Rio Grande do Norte passa ao Exército controle da segurança

    A ação de Garantia da Lei e da Ordem começou sexta-feira (29) e, caso não seja prorrogada, se encerra no dia 12 de janeiro. O Governo brasileiro anunciou na sexta-feira o envio de 2.000 soldados para aquele estado do nordeste do país.

CONNECT