Golpe no WhatsApp oferece desconto em rede de hambúrgueres

Foi descoberto um novo golpe no WhatsApp na última quarta-feira (03/02) que promete descontos e sanduíches grátis nas lojas do Burger King.

Como costuma acontecer em casos do tipo, após o usuário acessar o link malicioso, é solicitado que responda a três perguntas e forneça seu e-mail para ganhar o suposto cupom.

O objetivo da fraude é para que as pessoas se inscrevam em diversos tipos de serviços de mensagens pagas.

A empresa de segurança Psafe informou que o golpe se assemelha a outros que também circulam no aplicativo, como um que oferece passagens da Companhia Aérea Gol. Com a mensagem, segue um link onde deve ser feito um cadastro.

Conforme a PSafe, a assessoria de imprensa do Burger King no Brasil reforçou que a promoção usada pelos hackers no golpe é falsa e esclareceu que a rede de fast-food somente divulga suas promoções por meio de canais oficiais do aplicativo, carrossel do Facebook e cupons físicos. Para ter direito ao desconto prometido, a vítima encaminhar o link para 30 amigos ou grupo.

Segundo o DFNDR Lab, o laboratório de cibercrime da Psafe, 350 mil usuários já teriam recebido o link.

Além disso, é interessante que o usuário mantenha o seu smartphone com um software de segurança que seja antiphishing, pois possui a capacidade de analisar todas as possíveis ameaças.

Para quem já clicou no link, a orientação é entrar em contato com a operadora de celular para cancelar qualquer serviço de SMS pago que o hacker possa ter contratado, passar um antivírus no celular e remover a permissão de notificações do Chrome para não receber novos golpes pelo telefone.


Popular

CONNECT