Banco Mundial corta crescimento de Moçambique para 3,2% este ano

A economia global deve expandir 3,1 por cento em 2018 contra 3 por cento no ano passado, no primeiro ano desde a Grande Recessão de 2008 em que se aproxima ou alcança o potencial de crescimento, disse o Banco Mundial na terça-feira.

No que diz respeito ao continente africano, o Banco Mundial diz que está em curso "uma recuperação modesta, apoiada por uma melhoria nos preços das matérias-primas", nomeadamente o petróleo.

Especialistas dizem que Moçambique cresceu 3,1 por cento no ano passado, enquanto em 2018 o crescimento poderá chegar a 3,2 por cento e 3,4 por cento nos dois anos seguintes.

No entanto, diz o BM, "apesar do crescimento económico ter aumentado em Angola, Nigéria e na África do Sul, as três maiores economias da região, a expansão continua baixa".

Quanto à Angola, o BM reviu em alta a previsão de crescimento para 2018, com uma expansão económica 0,7 ponto maior do que a estimada em Junho, para 1,6% do PIB.

A revisão em alta face à estimativa de crescimento de 2,8% em 2018 calculada anteriormente é impulsionada por uma atividade económica superior à prevista em 2017, que cresceu 3% contra 2,7% antecipado há seis meses, indicou o relatório semestral "Perspetivas Económicas Globais" do BM, hoje divulgado.

O ritmo de crescimento mundial deve enfraquecer para 3 por cento em 2019 e 2,9 por cento em 2020, completou.

A China vai continuar a sua "desaceleração estrutural", mas a crescer mais de 6%, com um aumento estimado de 6,4% em 2018 e de 6,3% em 2019, adianta o documento.


Popular
  • Segunda fase da Fuvest termina nesta terça-feira

    Segunda fase da Fuvest termina nesta terça-feira

    Provas da segunda etapa A segunda fase é constituída de três provas discursivas, obrigatórias para todos os candidatos. Os cadernos de provas serão disponibilizados a partir das 19 horas, no site da Fuvest .
    O jogador mais rico do mundo joga no Leicester

    O jogador mais rico do mundo joga no Leicester

    Trata-se de Faiq Bolkiah , sobrinho de Hassanal Bolkiah , sultão do Brunei, país asiático com pouco mais de 400 mil habitantes. Se lhe perguntásse-mos qual o jogador mais rico do mundo, saberia responder? Tem, contudo, uma família com muitos recursos.
    Luciano Huck afirma que vai participar das eleições a presidência:

    Luciano Huck afirma que vai participar das eleições a presidência: "Contem comigo"

    Huck também criticou quem defenda que uma só pessoa -um "salvador da pátria"- possa resolver os problemas do país. O amor vai se transformando, vai amadurecer e ficar gradativamente sólido.
  • Macron visita a China em busca de uma aliança com Xi Jinping

    Macron visita a China em busca de uma aliança com Xi Jinping

    O documento foi assinado na capital chinesa e abre caminho para que sejam concluídos dez anos de negociações entre o grupo francês de energia nuclear e o seu parceiro chinês CNNC.
    Neve cobre o deserto do Saara

    Neve cobre o deserto do Saara

    De acordo com a revista Forbes, essa é a terceira vez que cai neve em um dos maiores desertos do mundo, na África. No domingo (7) uma massa de ar gelado atingiu a cidade de Ain Sefra e a neve cobriu as dunas na parte da manhã.
    Liga. Sporting goleia por 5-0 na receção ao Marítimo

    Liga. Sporting goleia por 5-0 na receção ao Marítimo

    O Marítimo fechou a primeira volta da I Liga com uma derrota pesada em Alvalade, diante do Sporting, por 5-0. Candidatura ao título: "Antes de começar o campeonato já estava perto do título".
  • Faixa gigante estendida em frente ao TRF-4:

    Faixa gigante estendida em frente ao TRF-4: "interrompa o golpe"

    Só uma coisa: se Lula for eleito, seus processos criminais serão engavetados e o Estado Democrático de Direito vai para a cucuia. Movimentos sociais prometem realizar atos em defesa do ex-presidente e há também articulação de manifestações contra Lula.
    Pratto:

    Pratto: "Pedí irme para estar cerca de mi familia"

    Iba al colegio en bici a la mañana, volvía a mi casa y caminaba 20 cuadras para tomar un colectivo para viajar a Ensenada. Por eso pasó a Tigre , pedido por Diego Cagna, en ese momento entrenador. "Yo había empezado en Gimnasia de Los Hornos".
    Philippe Coutinho:

    Philippe Coutinho: "O meu sonho era vir para o Barcelona"

    O atacante brasileiro - que ainda não escolheu qual número usará em sua camisa - firmou compromisso com o clube catalão até 2023. Aos 25 anos, Philippe Coutinho chegou a Barcelona pouco antes das 18h (de Brasília) do último sábado, em um voo fretado.
  • Flu aceita proposta do Corinthians por Henrique Dourado

    Flu aceita proposta do Corinthians por Henrique Dourado

    O Henrique foi artilheiro do Brasileiro juntamente com o Jô", elogiou Roberto, antes de ser cauteloso ao abordar a transação. Ainda segundo o site, o Fluminense trata o Corinthians como prioridade nas negociações .
    Infectologista esclarece sobre vacina contra febre amarela

    Infectologista esclarece sobre vacina contra febre amarela

    Ao todo, já foram confirmadas doze mortes pela doença no estado desde janeiro de 2017, porém, ainda existem casos em análise. Foi o terceiro caso de óbito no estado, confirmado pela doença.
    Caiu na malha fina? Receita libera consulta a lote de restituições

    Caiu na malha fina? Receita libera consulta a lote de restituições

    O valor é destinado para 165,9 mil contribuintes que estavam na malha fina, mas regularizaram suas pendências com o Fisco. Nessa hipótese, é necessário realizar uma autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

CONNECT