Queda de alimentos em domicílio fez inflação ficar abaixo do piso — Ilan

"Projeções condicionais produzidas pelo Copom e expectativas dos participantes da pesquisa Focus apontam continuidade dessa tendência", afirmou Goldfajn. Desta forma, o teto da meta seria de 6% e o piso de 3%.

No cenário apresentado por Ilan a Meirelles, a inflação encerra este ano em 4,2%, "0,3 pp. abaixo da meta, de 4,5%".

"Taxas de inflação trimestrais (ajustadas sazonalmente) crescentes, impulsionadas por estímulos monetários, combinadas com o descarte de taxas trimestrais excepcionalmente baixas associadas à deflação do preço de alimentos, implicarão trajetória ascendente, ao longo de 2018, da inflação acumulada em 12 meses", diz o texto. Ele ressaltou que o Relatório de Inflação do BC, divulgado a cada três meses, estima que a inflação fechará 2018 e 2019 em 4,2%.

Além disso, ele repetiu uma ideia contida nos documentos mais recentes da instituição: a de que o processo de corte de juros "continuará dependendo da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos, de possíveis reavaliações da estimativa de extensão do ciclo e das projeções e expectativas de inflação". No início de 2017, o dólar teve forte recuo em relação ao real, e isso também ajudou na redução da inflação.


Essa foi a primeira vez que a inflação ficou abaixo do piso do sistema de metas, adotado no Brasil desde 1999.

O BC, ainda no documento informou que tem 'calibrado' a taxa básica de juros, atualmente em 7% (o menor nível já registrado) e que vai manter o procedimento.

No ano passado, a meta de inflação estava fixada em 4,5%, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos. A autoridade monetária ainda apontou que seguiu bons princípios de politica monetária e que a queda da inflação elevou poder compra população e ajudou na recuperação da atividade.

A carta aberta traz as justificativas do Banco Central para o fato de a inflação oficial de 2017, divulgada nesta quarta-feira, 10, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ter ficado abaixo de 3,0%, em 2,95%. Pelas regras do regime de metas, sempre que a inflação fugir do intervalo estabelecido, o presidente do BC precisa enviar uma carta aberta ao ministro da Fazenda - que é, tecnicamente, o presidente do Conselho Monetário Nacional (CMN), responsável pelo estabelecimento das metas. Em 2017, porém, o problema foi uma inflação muito baixa, inferior ao piso.


Popular
  • Falha humana é 'linha principal' sobre morte de Teori, diz delegado

    Falha humana é 'linha principal' sobre morte de Teori, diz delegado

    Na ocasião, o ministro Teori Zavascki viajava em um avião particular para a cidade de Paraty, no Rio de Janeiro. Maleiner explicou nesta quarta que as duas linhas de investigações tendem a ser independentes "ao máximo".
    Plano de recuperação da Oi é homologado

    Plano de recuperação da Oi é homologado

    O objetivo é discutir o estatuto social da empresa, que o plano de recuperação judicial "viola", diz a Pharol. Na visão dele, a convocação de assembleia de acionistas, nesta hipótese, " reinstalaria a instabilidade ".

    "Wendel ainda vai ter muita dificuldade para apanhar o comboio" — Jorge Jesus

    O ex-futebolista frisou a importância do jogo, num duelo em que gostaria de fazer história, mas tirou pressão aos seus jogadores. Segundo o jornal português Record , o treinador disse que é possível seus adversários sonharem com a eliminação do Sporting.
  • Macron visita a China em busca de uma aliança com Xi Jinping

    Macron visita a China em busca de uma aliança com Xi Jinping

    O documento foi assinado na capital chinesa e abre caminho para que sejam concluídos dez anos de negociações entre o grupo francês de energia nuclear e o seu parceiro chinês CNNC.
    Adriele Fernandes acusa padre Reginaldo Manzotti de tê-la engravidado

    Adriele Fernandes acusa padre Reginaldo Manzotti de tê-la engravidado

    Nos últimos dias, as redes sociais do padre foram invadidas com diversas acusações e questionamento dos fieis após as acusações. Essa mesma assessoria enfatiza que o padre segue seu sacerdócio com respeito e dignidade.
    Faixa gigante estendida em frente ao TRF-4:

    Faixa gigante estendida em frente ao TRF-4: "interrompa o golpe"

    Só uma coisa: se Lula for eleito, seus processos criminais serão engavetados e o Estado Democrático de Direito vai para a cucuia. Movimentos sociais prometem realizar atos em defesa do ex-presidente e há também articulação de manifestações contra Lula.
  • Inflação de Porto Alegre inicia 2018 com alta de 0,33%

    Inflação de Porto Alegre inicia 2018 com alta de 0,33%

    A elevação contaminou o preço da carne bovina, também no atacado, que passou de queda de 0,44% para alta de 2,04%. O IPC-S registra, semanalmente, a variação de preços no período de um mês, em sete capitais brasileiras.
    O jogador mais rico do mundo joga no Leicester

    O jogador mais rico do mundo joga no Leicester

    Trata-se de Faiq Bolkiah , sobrinho de Hassanal Bolkiah , sultão do Brunei, país asiático com pouco mais de 400 mil habitantes. Se lhe perguntásse-mos qual o jogador mais rico do mundo, saberia responder? Tem, contudo, uma família com muitos recursos.
    Goku Black mostra seus poderes em novo vídeo de Dragon Ball FighterZ

    Goku Black mostra seus poderes em novo vídeo de Dragon Ball FighterZ

    O game também contará com uma nova fase Beta , aberta para o público, e que começará à partir do dia 14 de Janeiro . Goku Black foi um dos últimos lutadores confirmados para o elenco do jogo e uma das figuras mais pedidas pelos fãs.
  • Inflação do Brasil fica em 2,95% em 2017, menor taxa desde 1998

    Inflação do Brasil fica em 2,95% em 2017, menor taxa desde 1998

    De acordo com a legislação, o valor é corrigido levando em conta a inflação no ano anterior e o PIB de dois anos anteriores. Esse instrumento é previsto na legislação que cita que "eventuais resíduos serão compensados no reajuste subsequente".
    Detido homem que esfaqueou pai e filho em Penafiel

    Detido homem que esfaqueou pai e filho em Penafiel

    O agressor, um calceteiro, vai ser presente a primeiro interrogatório judicial para conhecer as medidas de coação que lhe vão ser aplicadas.
    Estado de SP terá vacinação em massa contra febre amarela

    Estado de SP terá vacinação em massa contra febre amarela

    A estratégia será aplicar a dose única nas áreas de risco e as fracionadas, que imunizam por até nove anos, nas demais regiões. PÚBLICO-ALVO A aplicação da dose fracionada virá acompanhada de um selo específico, a ser colocado na caderneta de vacinação.

CONNECT