Vento, chuva e neve deixam 15 distritos em alerta

O vento soprará fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante norte, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) e com rajadas até 60 km/h, no litoral oeste e nas terras altas, em especial a partir da tarde. O Instituto emitiu ainda aviso amarelo para os distritos da Guarda, Viseu e Vila Real devido à previsão de queda de neve acima de 1.400 metros de altitude descendo gradualmente para regiões abaixo de 1.000 metros a partir das 03:00 de sexta-feira prolongando-se até ao final deste dia.

No mar, a costa Norte vai apresentar ondas de noroeste com 1,5 a 2,5 metros e a Sul de Sudoeste com 1 a 1,5 metros. "As temperaturas não estão abaixo do valor normal para época". Para tal, o ideal é manter o corpo quente com luvas, cachecol, gorro ou chapéu, calçado e roupa quente, e utilizar várias camadas de roupa.

Os distritos de Aveiro, Porto, Braga e Viana do Castelo serão fustigados também por vento forte.

De acordo com o IPMA, estarão a partir da manhã de quarta-feira e até às 06:59 de quinta-feira sob aviso amarelo os distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro.

Nos distritos de Bragança, a previsão do IPMA é de chuva e vento forte, enquanto se espera pluviosidade no de Castelo Branco.

Durante o dia, as temperaturas no continente oscilarão entre as mínimas de menos quatro graus em Bragança, menos dois na Guarda e Viseu e zero em Braga e as máximas de 13 em Faro, 12 em Santarém, 11 em Lisboa e 10 no Porto, Braga, Évora e Beja.

Na Madeira e Porto Santo, foi emitido também um Aviso Amarelo devido ao vento forte nas regiões montanhosas.


Popular

CONNECT