Centeno assume hoje liderança do Eurogrupo

"O novo presidente do Eurogrupo, o português Mario Centeno, prometeu nesta sexta-feira (12) em Paris dar continuidade com uma "profunda determinação" às reformas da área do euro, em resposta à demanda da França para obter "progresso" concreto" em 2018."O leque de oportunidades que atualmente temos, tanto política quanto economicamente, deve ser usado para completar as reformas das instituições que temos na área do euro", disse Centeno em uma breve cerimônia com seu antecessor holandês, Jeroen Dijsselbloem, na embaixada de Portugal, em Paris. O mandato de Centeno começa oficialmente este sábado, 13 de janeiro. Agradeço ao Jeroen [Dijsselbloem] pelo trabalho duro e pelos compromissos que conseguimos atingir nos últimos cinco anos. A primeira reunião do Eurogrupo liderada pelo português está prevista para dia 22.

O governo francês imediatamente falou sobre suas prioridades: "O primeiro é avançar em questões concretas e fazer progressos rápidos no sindicato bancário, na união de mercado de capitais e na convergência fiscal", disse o ministro francês das Finanças, Bruno Le Maire, numa conferência de imprensa conjunta com Mario Centeno.

"Temos de estar cientes que a preparação para o que está para vir, os desafios que temos têm de ser enfrentados já e preparar-nos para os tempos que estão para chegar na zona euro como um todo", concluiu.

Dijsselbloem deu boas vindas ao seu sucessor, que "tem forte apoio dentro do Eurogrupo para continuar avançando nas reformas e na modernização da zona do euro".

Centeno é o terceiro presidente da história do fórum de ministros das Finanças da zona euro, depois do luxemburguês Jean-Claude Juncker e do holandês Jeroen Dijsselbloem, assumindo hoje funções para um mandato de dois anos e meio, até meados de 2020.


Popular

CONNECT