Angela Merkel investe as fichas em 'grande coalizão'

Desde as eleições de Setembro passado, a CDU (União Democrata Cristã) de Angela Merkel negociava para alcançar um acordo prévio que lhe permitisse iniciar negociações formais de coligação.

"Estou entrando nas discussões que se iniciam com otimismo", declarou a chanceler. "Ao mesmo tempo, parece-me óbvio que vamos ter imenso trabalho pela frente durante os próximos dias, mas estamos dispostos a encará-lo e a conseguir um bom resultado", afiançou Merkel, citada pelo "Guardian".

Três meses depois há acordo na Alemanha. Definida a agenda, é dia 7 que os três partidos: CDU, CSU e SPD começam a discutir os pontos que podem dar origem a uma coligação.


Caso as partes não concordem, Merkel poderia tentar formar um governo minoritário, embora tenha dito que é a favor de novas eleições e, nesse caso, seria a candidata principal de seu partido. Seus dirigentes pediram reiteradamente que endureçam a política de acolhida de solicitantes de refúgio. Enquanto os sociais-democratas são favoráveis à flexibilização da política para os migrantes, os conservadores querem endurecer as regras, para agradar o eleitorado tradicional, mais à direita, e voltarem a recuperar votos perdidos para a extrema-direita. A Europa constitui outra fonte de discórdia, pois o líder do SPD, Martin Schulz - ex-presidente do Parlamento Europeu - defende a criação dos "Estados Unidos da Europa" e apoia os projetos de reforma da eurozona do presidente francês, Emmanuel Macron, com um orçamento próprio e um ministro das Finanças europeu.

Segundo a imprensa alemã, o primeiro ponto que conseguiu a aprovação de todas as partes foi o da confidencialidade: nenhuma declaração será feira até ao final da reunião de 11 de janeiro, e nenhum dos partidos usará a sua rede de contactos para produzir 'fugas de informação' que possam condicionar e fazer perigar os encontros.

Se as negociações falharem, ou se os militantes do SPD não derem seu aval, Angela Merkel só teria a opção de um governo em minoria, com uma fraca capacidade de sobrevivência.


Popular

CONNECT