CVM proíbe administradores de fundos em investir nas moedas digitais

O Ofício Circular nº 1/2018/CVM/SIN divulgado hoje pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) é endereçado aos diretores responsáveis pela administração e gestão de fundos de investimento. Fundos de investimento regulados nacionais não poderão adquirir bitcoins ou outras moedas similares para formação de uma carteira.

No documento, ele argumenta que autoridades no Brasil e no exterior ainda não chegaram a um entendimento sobre "a natureza jurídica e econômica dessas modalidades de investimento" e que na avaliação da área técnica da CVM as moedas digitais "não podem ser qualificadas como ativos financeiros. e por essa razão, sua aquisição direta pelos fundos de investimento ali regulados não é permitida".

"É inegável que, em relação a tal investimento, há ainda muitos outros riscos associados a sua própria natureza (como riscos de ordem de segurança cibernética e particulares de custódia), ou mesmo ligados à legalidade futura de sua aquisição ou negociação."


A Comissão avalia que as moedas virtuais podem gerar esquemas de pirâmide, além de serem uma forma fácil de lavar dinheiro e praticar evasão fiscal/divisas. Nesta sexta-feira, 12, a moeda era negociada em alta, em torno de US$ 13,9 mil.

Maeda comenta que a CVM tem recebido consultas sobre a possível formação de fundos de investimento no Brasil para investir em outros veículos, constituídos em jurisdições onde eles sejam admitidos e regulamentados, e que possuam o investimento estratégico em moedas virtuais.

"Julgamos conveniente que os administradores e gestores de fundos de investimento aguardem manifestação posterior e mais conclusiva desta superintendência sobre o tema para que estruturem o investimento indireto em criptomoedas conforme descrito, ou mesmo em outras formas alternativas que busquem essa natureza de exposição a risco", diz o texto da CVM.


Popular
  • Lisandro López a um passo do Inter de Milão

    Lisandro López a um passo do Inter de Milão

    Esta quinta-feira, o Tuttomercado avança que só falta uma assinatura para Lisandro López deixar o Benfica para rumar a Itália. Central argentino deve ser emprestado ao clube dos portugueses Cancelo e João Mário até final da temporada.

    Agência S&P rebaixa nota do Brasil

    O rating, ou classificação de risco , é uma nota dada a um país, uma empresa ou a uma operação financeira para avaliar o risco de crédito.
    Presidente sul-coreano dá crédito a Trump por diálogo com o Norte

    Presidente sul-coreano dá crédito a Trump por diálogo com o Norte

    A delegação do Norte é liderada por Ri Son-Gwon, chefe do departamento responsável pelos assuntos intercoreanos. O anúncio foi feito na primeira conversa oficial entre as duas nações nos últimos dois anos.
  • TRF2 nega pedido de Cristiane Brasil

    TRF2 nega pedido de Cristiane Brasil

    Segundo um auxiliar, Temer tem um compromisso com o partido e qualquer mudança do nome teria que partir da legenda. Para evitar uma saia-justa com o PTB, contudo, ele preferiu manter a nomeação da ministra.

    Nota BB- do Brasil reflete fraqueza econômica e incerteza sobre eleições — S&P

    Além disso, a agência colocou a perspectiva do rating em "estável", o que significa que a nota não deve sofrer novos rebaixamentos nos próximos meses.
    Estreia Deus Salve o Rei: Resumo do primeiro capítulo

    Estreia Deus Salve o Rei: Resumo do primeiro capítulo

    Catarina não consegue o apoio de Demétrio para fazer Augusto desistir do seu casamento com o Marquês. Augusto avisa para Catarina que concedeu sua mão ao Marquês Istvan, e ela fica sem reação.
  • Alfinetada nas redes sociais, Marina Ruy Barbosa rebate seguidor

    Alfinetada nas redes sociais, Marina Ruy Barbosa rebate seguidor

    A sua carreira deu o salto em 2004, quando protagonizou a novela 'Começar de Novo' e 'Belíssima', no ano a seguir. Aconteceu, nesta segunda-feira (8), a pré-estreia de Deus Salve o Rei , no Rio de Janeiro .

    Pelo menos 17 mortos em bombardeamento

    Pelo menos 1.939 pessoas, incluindo 700 civis, morreram na Síria, só no mês de dezembro. Os ataques causaram ainda dezenas de feridos.

    "Voltei para ganhar a Libertadores", diz Tevez na apresentação no Boca

    O Boca Juniors conquistou a Libertadores pela última vez em 2007. "Estou de volta à minha casa e quero aproveitar ao máximo". Quero aproveitar esses dois anos que firmei com o Boca porque são os últimos que me resta.
  • Farage admite segundo referendo sobre o Brexit para calar

    Farage admite segundo referendo sobre o Brexit para calar "queixinhas" dos opositores

    De qualquer forma, ninguém sabe ao certo como poderia se dar o mecanismo de um novo plebiscito. De qualquer forma, esses levantamentos de intenção mostram-se ainda muito divididos.
    Estudante da Universidade da Beira Interior encontrada em Lisboa

    Estudante da Universidade da Beira Interior encontrada em Lisboa

    A notícia está a ser avançada pelo jornal "Diário de Notícias", que cita fonte oficial do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP. A estudante da Universidade da Beira Interior que se encontrava desaparecida foi encontrada em Lisboa.
    Trump cancela viagem a Londres e culpa Obama por

    Trump cancela viagem a Londres e culpa Obama por "acordo ruim"

    Em vez de Trump, a inauguração do novo edifício ficará a cargo do secretário de Estado Rex Tillerson. Uma vez mais, Donald Trump escolheu a rede social Twitter para explicar tudo.

CONNECT