Donald Trump ameaça cortar a ajuda financeira aos palestinianos

Além disso, os representantes do presidente da Palestina, Mahmoud Abbas, declararam que Jerusalém "não está à venda" depois de Trump ter ameaçado cortar a ajuda anual de 300 milhões de dólares [cerca de um bilhão de reais] com o objetivo de obrigar os palestinos a sentar-se à mesa de negociações.

Trump anunciou esse reconhecimento no dia 6 de dezembro e a transferência da embaixada americana de Tel Aviv para Jerusalém, o que gerou a rejeição dos palestinos e um aumento da tensão com Washington.

"Nós pagamos CENTENAS DE MILHÕES DE DÓLARES por ano e não recebemos reconhecimento ou respeito".

Os Estados Unidos são os principais doadores da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina, que apoia 5 milhões de pessoas.

Em resposta à ameaça de Trump, a Organização para a Libertação da Palestina acusou Trump de estar "a sabotar a busca pela paz" na região. "Mas se os palestinos que não querem mais falar de paz, por que devemos fazer esses pagamentos maciços para o futuro?", questionou Trump em uma série de tweets.

A ajuda financeira enviada pelos Estados Unidos é parte de uma verba que o orçamento do país reserva para este fim, e vem sendo usada há décadas, por presidentes republicanos e democratas, como moeda de troca em negociação de conflitos e ajuda humanitária em casos extremos. A partir de agora, eles não estão vindo à mesa, mas eles pediram ajuda. Em 2016 foram US$ 319 milhões; além de outros milhões destinados anualmente a programas assistenciais da ONU na Cisjordânia e na Faixa de Gaza.

Donald Trump não especificou quais os auxílios a que se refere na sua mensagem no Twitter.

O Governo israelita apoiou as declarações de Trump, elogiado pela ministra da Cultura, Miri Regev, como um Presidente "que diz o que pensa e não recorre a subterfúgios diplomáticos sem significado".

Em 21 de dezembro, a Assembleia Geral da ONU aprovou por ampla maioria (128 votos a favor, 9 contra e 35 abstenções) uma resolução de condenação à decisão de Trump, um voto que despertou a ira da Casa Branca. Em uma sequência de mensagens, ele apontou que seu governo "retirou da mesa (de negociação) Jerusalém, o aspecto mais difícil de negociar".

Entre os países latino-americanos, somente a Guatemala anunciou que acompanharia o gesto de Washington de reconhecer Jerusalém como capital de Israel. A ONU nunca reconheceu essa anexação.


Popular
  • Desembolsos do Bndes recuaram 19% em 2017

    A redução do fluxo de pagamentos para a União entre julho de 2016 e junho de 2018 é estimada em R $ 44,743 bilhões. Em 2016, foram devolvidos cerca de R $ 100 bilhões e, no ano passado, cerca de R $ 50 bilhões.
    Benfica empresta substituto de Rúben Ribeiro

    Benfica empresta substituto de Rúben Ribeiro

    A chegada a um dos designados grandes acontece já com uma idade pouco comum, mas nada que inverta a vontade de continuar a aprender, agora com Jorge Jesus.
    Mira Amaral admite transferência da produção da Autoeuropa para outro país

    Mira Amaral admite transferência da produção da Autoeuropa para outro país

    Os trabalhadores da Autoeuropa têm, no contexto português, salários superiores a muitos colegas de outras fábricas. Nas últimas semanas, as duas partes têm-se desdobrado em negociações, sem nunca ter chegado a haver fumo branco.
  • Inflação abaixo da meta é fato extraordinário, diz Michel Temer

    Inflação abaixo da meta é fato extraordinário, diz Michel Temer

    Em 2016, pela primeira vez desde 2013, houve recuo no valor real dos salários de 0,52%, segundo o Dieese. De acordo com a série histórica do IBGE , esse índice é o menor desde 1998, quando chegou a 1,65%.
    Inep antecipa data da divulgação do resultado do Enem

    Inep antecipa data da divulgação do resultado do Enem

    Já o Sistema de Seleção Unificado (Sisu ) abre no dia 20 de janeiro e permanece acessível até o dia 1º de fevereiro. Para garantir o acesso é necessário o número do CPF e a senha cadastrada durante o processo de inscrição.
    Eventos educativos: Uma jornada educativa para o mundo da criatividade

    Eventos educativos: Uma jornada educativa para o mundo da criatividade

    Esses eventos demonstraram aos pais e professores os efeitos educacionais das tecnologias modernas russas baseadas em atividades. Elas aprendem a agir individualmente, em pequenos grupos, ficando em ambientes diversos - cognitivo, polilíngue, teatral.
  • "Voltei para ganhar a Libertadores", diz Tevez na apresentação no Boca

    O Boca Juniors conquistou a Libertadores pela última vez em 2007. "Estou de volta à minha casa e quero aproveitar ao máximo". Quero aproveitar esses dois anos que firmei com o Boca porque são os últimos que me resta.
    Secretaria de Fazenda quita os salários de novembro nesta quarta

    Secretaria de Fazenda quita os salários de novembro nesta quarta

    O governo do Estado anunciou o pagamento dos salários de dezembro dos aposentados e pensionistas do Estado para esta terça (9). Cerca de 49 mil professores e técnicos administrativos da Educação estão sem recber o salário de dezembro.
    Thimbleweed Park vendeu mais unidades no PC e Switch

    Thimbleweed Park vendeu mais unidades no PC e Switch

    Mario Tennis Aces coloca Mario num campo de ténis em partidas contra algumas das personagens mais emblemáticas do seu universo. Ele também irá incluir o DLC Artorias of the Abyss , além de aumentar o suporte multiplayer para até seis jogadores.
  • PF quer concluir investigações no STF até o final do ano

    PF quer concluir investigações no STF até o final do ano

    Segovia, no entanto, afirmou que não faz o cálculo sobre eventual influência da aceleração dos inquéritos nas eleições deste ano. A gente espera não só concluir os inquéritos no Supremo da Lava Jato, mas também todas as outras investigações que correm.
    WhatsApp testa recurso para usuário ouvir áudio gravado antes de enviá-lo

    WhatsApp testa recurso para usuário ouvir áudio gravado antes de enviá-lo

    Uma das possíveis razões da integração entre as plataformas é o interesse em estimular o uso do Status do WhatsApp . Logo quando você retornar ao aplicativo será possível escutar o áudio e decidir se envia ou não para outra pessoas.
    Youtube retira Logan Paul do programa de anúncios publicitários

    Youtube retira Logan Paul do programa de anúncios publicitários

    Desde a publicação do vídeo polêmico e do subsequente pedido de desculpas , seu canal está parado e não recebeu atualizações. Além disso, projetos originais dele com o serviço de assinatura YouTube Red não serão mais produzidos.

CONNECT