"Em teoria", EUA podem reassinar Acordo de Paris — Trump

Depois de uma reunião com a Primeira-Ministra norueguesa, Erna Solberg, o Presidente norte-americano afirmou aos jornalistas que a sua principal preocupação com o Acordo de Paris é este ser "muito injusto" para os Estados Unidos, um país que descreve como sendo "rico em gás, petróleo, carvão e muitas outras coisas". Sinceramente, não tenho qualquer problema com o acordo em si, mas tive um problema com o acordo de que assinaram porque, como de costume, fizeram um mau negócio. "Então, nós podemos voltar atrás".

Poderão os Estados Unidos voltar ao Acordo de Paris, aprovado em Dezembro de 2015 e rectificado por praticamente todos os países do mundo, incluindo a China, num compromisso global para manter o aquecimento do Planeta abaixo dos 2 ºC? "Não vou permitir que isso ocorra", disse o presidente americano. Dessa forma, o presidente avalia que a aplicação do acordo provocaria o fechamento de empresas.


O Presidente norte-americano admitiu que os EUA podem voltar ao acordo climático se verificadas certas condições.

O anúncio fez com que todas as medidas em andamento para que os EUA se adequassem às metas propostas pelo pacto fossem suspensas, entre elas a proposta de Obama de reduzir as emissões de gases estufa entre 26% e 28% em 2025, considerando os índices de 2005. Bem, certezas não existem ainda, mas Donald Trump, pelo menos, reconsiderou o acordo.


Popular

CONNECT