Produção industrial teve queda de 3,7%, em novembro, diz IBGE

No acumulado do período de janeiro a novembro de 2017, comparado com o mesmo período do ano anterior, a produção industrial baiana registrou queda de 2,7%.

Assim como aconteceu em outubro, também em novembro, as indústrias de roupas e de produtos têxteis apresentaram comportamento oposto ao verificado a igual mês de 2016, quando as empresas passaram a produzir mais.

A produção industrial da zona do euro cresceu 1% em novembro ante outubro, segundo dados publicados hoje pela agência oficial de estatísticas da União Europeia, a Eurostat. Já no acumulado de 2017, o Amazonas conseguiu crescimento de 3,2%.

Com o aumento de 0,2% na produção industrial nacional, oito dos 14 locais pesquisados mostraram taxas positivas na passagem de outubro para novembro de 2017, na série com ajuste sazonal. Os avanços mais acentuados foram no Espírito Santo (5,8%), com a segunda expansão consecutiva e acumulando nesse período ganho de 7,0%; Bahia (3,5%), eliminando parte da perda de 8,0% acumulada em setembro e outubro; Pernambuco (2,6%), que voltou a crescer após dois meses consecutivos de queda, e Minas Gerais (2,4%), que recuperou parte da redução de 3,4% acumulada entre julho e outubro de 2017.

O Rio Grande do Sul, com alta de 1,4%, Pará (1,1%), São Paulo (0,7%) e Região Nordeste (0,2%) completaram o conjunto de locais com índices positivos em novembro, sendo que os três primeiros fecharam com resultados maiores que a média nacional. O resultado foi impulsionado pela extração de minério de ferro ali.

Na contramão, Por outro lado, foi registrada queda no Amazonas (-3,7%), no Rio de Janeiro (-2,9%), no Ceará (-2,3%), no Paraná (-0,9%), Goiás (-0,6%) e Santa Catarina (-0,1%). Outros resultados negativos no indicador foram observados nos segmentos de Metalurgia (-2,7%), Minerais não-metálicos (-10,0%), Celulose, papel e produtos de papel (-0,9%) e Couros, artigos para viagem e calçados (-0,6%).

No acumulado de janeiro a novembro, o Brasil avançou 2,3% na indústria, sendo que o Rio Grande do Sul foi o que menos cresceu, com avanço de 0,5%. Vale citar ainda o avanço vindo do ramo de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (6,4%), explicado, principalmente, pela maior produção de naftas para petroquímica e óleos combustíveis. A Região Nordeste (-0,5%) e Pernambuco (-0,5%) também acusaram taxas negativas.


Popular
  • Chuvas na região: População deve ficar em alerta, sugere Defesa Civil

    Chuvas na região: População deve ficar em alerta, sugere Defesa Civil

    Os municípios da região registraram mais de 30 minutos de chuva forte, o que causou alagamentos em pontos críticos destas cidades. A prefeitura da capital catarinense decretou situação de emergência e orienta os moradores a não saírem de casa.
    Juiz bloqueia a revogação de Donald Trump ao projeto 'DACA'

    Juiz bloqueia a revogação de Donald Trump ao projeto 'DACA'

    No momento da suspensão, Trump pediu ao Congresso que esclareça a situação dos "sonhadores" antes de março deste ano. A proposta é parecida com a do Daca.
    Lisandro López a um passo do Inter de Milão

    Lisandro López a um passo do Inter de Milão

    Esta quinta-feira, o Tuttomercado avança que só falta uma assinatura para Lisandro López deixar o Benfica para rumar a Itália. Central argentino deve ser emprestado ao clube dos portugueses Cancelo e João Mário até final da temporada.
  • Uber chegou a Braga

    Uber chegou a Braga

    Desde que chegou a Lisboa, já foram realizados um milhão de downloads na aplicação. Rui Bento não descartou a hipótese de fazer mais parcerias com mais clubes.
    Benfica empresta substituto de Rúben Ribeiro

    Benfica empresta substituto de Rúben Ribeiro

    A chegada a um dos designados grandes acontece já com uma idade pouco comum, mas nada que inverta a vontade de continuar a aprender, agora com Jorge Jesus.
    Aos 50 anos ainda não é idade para parar — Kazu Miura

    Aos 50 anos ainda não é idade para parar — Kazu Miura

    Agora, Kazu Miura está ao serviço do Yokohama FC, clube ao qual chegou em 2005, já com 38 anos. Ele ainda defendeu a seleção japonesa em 89 jogos e marcou 55 gols.
  • Alfinetada nas redes sociais, Marina Ruy Barbosa rebate seguidor

    Alfinetada nas redes sociais, Marina Ruy Barbosa rebate seguidor

    A sua carreira deu o salto em 2004, quando protagonizou a novela 'Começar de Novo' e 'Belíssima', no ano a seguir. Aconteceu, nesta segunda-feira (8), a pré-estreia de Deus Salve o Rei , no Rio de Janeiro .
    PF quer concluir investigações no STF até o final do ano

    PF quer concluir investigações no STF até o final do ano

    Segovia, no entanto, afirmou que não faz o cálculo sobre eventual influência da aceleração dos inquéritos nas eleições deste ano. A gente espera não só concluir os inquéritos no Supremo da Lava Jato, mas também todas as outras investigações que correm.
    Desembolsos do Bndes recuaram 19% em 2017

    Desembolsos do Bndes recuaram 19% em 2017

    A redução do fluxo de pagamentos para a União entre julho de 2016 e junho de 2018 é estimada em R $ 44,743 bilhões. Em 2016, foram devolvidos cerca de R $ 100 bilhões e, no ano passado, cerca de R $ 50 bilhões.
  • Falha de segurança do Whatsapp expõe conversas em grupo

    Falha de segurança do Whatsapp expõe conversas em grupo

    Um elemento da criptografia usada no WhatsApp tem permitido que conversas, especialmente em grupo, caiam nas mãos erradas. Uma brecha na segurança do WhatsApp permite adicionar contatos em grupos sem a permissão do administrador.
    Pela primeira vez, Playboy alemã terá transgênero na capa

    Pela primeira vez, Playboy alemã terá transgênero na capa

    Boitin diz ainda que a modelo, de 21 anos, é um "exemplo maravilhoso de quão importante é a luta pelo direito à autodeterminação". Em novembro do ano passado, a edição americana da Playboy também deu destaque a uma modelo transgênero.
    Centeno assume hoje liderança do Eurogrupo

    Centeno assume hoje liderança do Eurogrupo

    Agradeço ao Jeroen [Dijsselbloem] pelo trabalho duro e pelos compromissos que conseguimos atingir nos últimos cinco anos. A primeira reunião do Eurogrupo liderada pelo português está prevista para dia 22.

CONNECT