Separatistas querem reeleger Puigdemont presidente da Catalunha

Derrotados apenas pelo Ciudadanos (36 deputados) nas eleições de 21 de dezembro, o Junts per Catalunya de Puigdemont (34 deputados) e a ERC de Rovira (32) ficam a apenas dois deputados da maioria absoluta no Parlamento catalão. Assim, a votação no final de janeiro poderá levar à recondução de Carles Puigdemont na presidência, apesar de se encontrar atualmente exilado na Bélgica.

A formação política Juntos pela Catalunha (JxCAT), ligada ao ex-presidente da autonomia, pretende uma investidura através de Skype (forma telemática, de acordo a terminologia usada pela legislação espanhola), ou em alternativa delegar a um deputado presente a leitura do discurso de Puigdemont.

O representante do Juntos Pela Catalunha, Jordi Xucla, disse na quarta-feira à cadeia de televisão RTVE que o seu partido e a Esquerda Republicana da Catalunha apoiarão o retorno de Puigdemont ao cargo, do qual foi retirado forçadamente em setembro do ano passado. Referindo-se a Puigdemont como "um fugitivo", a líder do C's catalão gozou com a hipótese de um "presidente holograma".

Segundo o jornal espanhol "El País", o juiz Juan Antonio Ramírez Suñer identificou registros contábeis que atestam que a frente separatista desviou o dinheiro de um fundo do governo central.

"Qualquer acordo de independentistas que implique um governo independentista é uma má notícia e se, além disso se faz, como parece que se quer fazer, de forma ilegal. os constitucionalistas teremos que tomar as decisões necessárias para impedir por todos os meios que se volte a cometer uma nova ilegalidade", indicou o coordenador-geral do PP, Fernando Martínez Maillo, aos jornalistas espanhóis.

A incerteza sobre o futuro da Catalunha tem afugentado empresas da região.

O primeiro-ministro Mariano Rajoy marcou para 17 de janeiro a sessão inaugural do Parlamento catalão, depois das eleições antecipadas, que foram realizadas devido à crise independentista na Catalunha.

Na mesma mensagem recorda-se que o presidente, vice-presidente e conselheiros pertencem a um governo que "emergiu democraticamente das urnas no dia 27 de setembro de 2015", eleições regionais catalãs em que os independentistas liderados por Puigdemont assumiram o governo regional da comunidade autónoma.

Em conferência de imprensa realizada em Barcelona, Artur Mas justificou a saída com a "necessidade de novos líderes", numa "nova fase" da luta pela independência da Catalunha. O governo prometeu investimentos de 4.200 milhões de euros na Catalunha até 2020, mas a região reivindicou mais poderes.


Popular
  • Uber chegou a Braga

    Uber chegou a Braga

    Desde que chegou a Lisboa, já foram realizados um milhão de downloads na aplicação. Rui Bento não descartou a hipótese de fazer mais parcerias com mais clubes.

    Nota BB- do Brasil reflete fraqueza econômica e incerteza sobre eleições — S&P

    Além disso, a agência colocou a perspectiva do rating em "estável", o que significa que a nota não deve sofrer novos rebaixamentos nos próximos meses.
    Sea of Thieves terá teste beta fechado no fim de janeiro

    Sea of Thieves terá teste beta fechado no fim de janeiro

    Os jogadores vão montar suas próprias tripulações, assumir o comando de uma embarcação e explorar os mares. Sea of Thieves tem lançamento previsto para o próximo dia 20 de março na Xbox One e PC.
  • Pela primeira vez, Playboy alemã terá transgênero na capa

    Pela primeira vez, Playboy alemã terá transgênero na capa

    Boitin diz ainda que a modelo, de 21 anos, é um "exemplo maravilhoso de quão importante é a luta pelo direito à autodeterminação". Em novembro do ano passado, a edição americana da Playboy também deu destaque a uma modelo transgênero.
    Lisandro López a um passo do Inter de Milão

    Lisandro López a um passo do Inter de Milão

    Esta quinta-feira, o Tuttomercado avança que só falta uma assinatura para Lisandro López deixar o Benfica para rumar a Itália. Central argentino deve ser emprestado ao clube dos portugueses Cancelo e João Mário até final da temporada.
    Equador concede nacionalidade ao fundador do portal WikiLeaks

    Equador concede nacionalidade ao fundador do portal WikiLeaks

    A chefe da diplomacia equatoriana revela que o fundador do WikiLeaks recebeu um passaporte do Equador no dia 12 de Dezembro. Assange mora há mais de cinco anos na embaixada equatoriana em Londres, sem poder sair do edifício.
  • Desembolsos do Bndes recuaram 19% em 2017

    Desembolsos do Bndes recuaram 19% em 2017

    A redução do fluxo de pagamentos para a União entre julho de 2016 e junho de 2018 é estimada em R $ 44,743 bilhões. Em 2016, foram devolvidos cerca de R $ 100 bilhões e, no ano passado, cerca de R $ 50 bilhões.

    Agência S&P rebaixa nota do Brasil

    O rating, ou classificação de risco , é uma nota dada a um país, uma empresa ou a uma operação financeira para avaliar o risco de crédito.
    PRF quadruplicou apreensões de cocaína no Paraná em 2017

    PRF quadruplicou apreensões de cocaína no Paraná em 2017

    Policiais rodoviários federais apreenderam carga milionária de produtos eletrônicos que era levada em ônibus de viagem. Além dos entorpecentes, a PRF viu crescer também o número de armas de fogo e munições localizadas em suas operações.
  • WhatsApp testa recurso para usuário ouvir áudio gravado antes de enviá-lo

    WhatsApp testa recurso para usuário ouvir áudio gravado antes de enviá-lo

    Uma das possíveis razões da integração entre as plataformas é o interesse em estimular o uso do Status do WhatsApp . Logo quando você retornar ao aplicativo será possível escutar o áudio e decidir se envia ou não para outra pessoas.
    Thimbleweed Park vendeu mais unidades no PC e Switch

    Thimbleweed Park vendeu mais unidades no PC e Switch

    Mario Tennis Aces coloca Mario num campo de ténis em partidas contra algumas das personagens mais emblemáticas do seu universo. Ele também irá incluir o DLC Artorias of the Abyss , além de aumentar o suporte multiplayer para até seis jogadores.
    Eventos educativos: Uma jornada educativa para o mundo da criatividade

    Eventos educativos: Uma jornada educativa para o mundo da criatividade

    Esses eventos demonstraram aos pais e professores os efeitos educacionais das tecnologias modernas russas baseadas em atividades. Elas aprendem a agir individualmente, em pequenos grupos, ficando em ambientes diversos - cognitivo, polilíngue, teatral.

CONNECT