Separatistas querem reeleger Puigdemont presidente da Catalunha

Derrotados apenas pelo Ciudadanos (36 deputados) nas eleições de 21 de dezembro, o Junts per Catalunya de Puigdemont (34 deputados) e a ERC de Rovira (32) ficam a apenas dois deputados da maioria absoluta no Parlamento catalão. Assim, a votação no final de janeiro poderá levar à recondução de Carles Puigdemont na presidência, apesar de se encontrar atualmente exilado na Bélgica.

A formação política Juntos pela Catalunha (JxCAT), ligada ao ex-presidente da autonomia, pretende uma investidura através de Skype (forma telemática, de acordo a terminologia usada pela legislação espanhola), ou em alternativa delegar a um deputado presente a leitura do discurso de Puigdemont.

O representante do Juntos Pela Catalunha, Jordi Xucla, disse na quarta-feira à cadeia de televisão RTVE que o seu partido e a Esquerda Republicana da Catalunha apoiarão o retorno de Puigdemont ao cargo, do qual foi retirado forçadamente em setembro do ano passado. Referindo-se a Puigdemont como "um fugitivo", a líder do C's catalão gozou com a hipótese de um "presidente holograma".

Segundo o jornal espanhol "El País", o juiz Juan Antonio Ramírez Suñer identificou registros contábeis que atestam que a frente separatista desviou o dinheiro de um fundo do governo central.

"Qualquer acordo de independentistas que implique um governo independentista é uma má notícia e se, além disso se faz, como parece que se quer fazer, de forma ilegal. os constitucionalistas teremos que tomar as decisões necessárias para impedir por todos os meios que se volte a cometer uma nova ilegalidade", indicou o coordenador-geral do PP, Fernando Martínez Maillo, aos jornalistas espanhóis.

A incerteza sobre o futuro da Catalunha tem afugentado empresas da região.

O primeiro-ministro Mariano Rajoy marcou para 17 de janeiro a sessão inaugural do Parlamento catalão, depois das eleições antecipadas, que foram realizadas devido à crise independentista na Catalunha.

Na mesma mensagem recorda-se que o presidente, vice-presidente e conselheiros pertencem a um governo que "emergiu democraticamente das urnas no dia 27 de setembro de 2015", eleições regionais catalãs em que os independentistas liderados por Puigdemont assumiram o governo regional da comunidade autónoma.

Em conferência de imprensa realizada em Barcelona, Artur Mas justificou a saída com a "necessidade de novos líderes", numa "nova fase" da luta pela independência da Catalunha. O governo prometeu investimentos de 4.200 milhões de euros na Catalunha até 2020, mas a região reivindicou mais poderes.


Popular
  • Canábis: PSD vota contra leis sobre uso terapêutico do BE e PAN

    Canábis: PSD vota contra leis sobre uso terapêutico do BE e PAN

    Como poderá ser o caso da ex-ministra da Justiça Paula Teixeira da Cruz, que já defendeu publicamente a legalização do uso da canábis.

    Filme dos Jovens Titãs em Ação! ganha primeiro trailer

    Mas quando tudo dá errado por causa de um super vilão com um plano louco para dominar a Terra, as coisas realmente desandam. Com algumas ideias loucas e uma canção no coração, os Jovens Titãs vão para Tinsel Town determinados a realizar seu sonho.
    PTB reafirma indicação de Cristiane Brasil para o Ministério do Trabalho

    PTB reafirma indicação de Cristiane Brasil para o Ministério do Trabalho

    Na tarde de terça (9), o TRF2 negou recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) para garantir a posse. Cristiane Brasil, no entanto, não teve tempo de se recuperar das últimas denúncias.
  • Facebook anuncia que irá priorizar no feed postagens de amigos e familiares

    Facebook anuncia que irá priorizar no feed postagens de amigos e familiares

    Outra das possibilidades desta zona da rede social é a emissão de alertas e atualizações de emergência das autoridades locais. Ao longo dos últimos anos, o Facebook tem vindo a alterar com uma certa regularidade a sua timeline principal.
    Fechado! Cruzeiro anuncia compra de Mancuello por R$ 5,8 milhões

    Fechado! Cruzeiro anuncia compra de Mancuello por R$ 5,8 milhões

    Mancuello é cria das categorias de base do Independiente , por onde ficou até 2015, antes de se transferir ao Flamengo . O jogador até fez boas apresentações, mas sem igualar o rendimento que o consagrou no futebol argentino.
    Thimbleweed Park vendeu mais unidades no PC e Switch

    Thimbleweed Park vendeu mais unidades no PC e Switch

    Mario Tennis Aces coloca Mario num campo de ténis em partidas contra algumas das personagens mais emblemáticas do seu universo. Ele também irá incluir o DLC Artorias of the Abyss , além de aumentar o suporte multiplayer para até seis jogadores.
  • Nintendo Direct divulga novo Mario Tennis e remasterização de Dark Souls

    Nintendo Direct divulga novo Mario Tennis e remasterização de Dark Souls

    E edição definitiva de Hyrule Warriors , que inclui extras do game no Wii U e 3DS , chegará ao Switch já nos próximos messes. O game será focado em mecânicas cooperativas, com habilidades que poderão ser combinadas para criar efeitos únicos.
    PSD: Rio e Santana admitem rever Constituição

    PSD: Rio e Santana admitem rever Constituição

    Rui Rio e Pedro Santana Lopes disputam as eleições diretas de 13 de janeiro para escolher o sucessor de Pedro Passos Coelho à frente do PSD.
    Qual time vencerá a Flórida Cup em 2018 — Enquete

    Qual time vencerá a Flórida Cup em 2018 — Enquete

    A última partida da equipe na competição amistosa será no sábado (13), contra o Glasgow Rangers, da Escócia. Foi um ano de aprendizagem, saí muito novo, tive de morar sozinho, criar responsabilidades, amadurecer...
  • Desembolsos do Bndes recuaram 19% em 2017

    A redução do fluxo de pagamentos para a União entre julho de 2016 e junho de 2018 é estimada em R $ 44,743 bilhões. Em 2016, foram devolvidos cerca de R $ 100 bilhões e, no ano passado, cerca de R $ 50 bilhões.
    Coutinho ya se encuentra en Barcelona

    Coutinho ya se encuentra en Barcelona

    La nueva joya del Barcelona ya se instaló en su nueva ciudad junto con sus padres, sus dos hermanos, su mujer Aina y su hija María .
    Eventos educativos: Uma jornada educativa para o mundo da criatividade

    Eventos educativos: Uma jornada educativa para o mundo da criatividade

    Esses eventos demonstraram aos pais e professores os efeitos educacionais das tecnologias modernas russas baseadas em atividades. Elas aprendem a agir individualmente, em pequenos grupos, ficando em ambientes diversos - cognitivo, polilíngue, teatral.

CONNECT