México diz que não pagará pelo muro na fronteira com EUA

Segundo os jornais The New York Times e The Washington Post, John Kelly, numa reunião com os membros do 'Hispanic Caucus' e 'Asian Pacific American Caucus' - dois grupos de congressistas que defendem os interesses dos eleitores hispânicos e dos americanos com ascendência da Ásia - referiu que o presidente norte-americano já tinha sido esclarecido sobre as questões levantadas pela construção do muro e que a sua posição tinha "evoluído" ao ponto de já não ser necessário construir o a barreira.

"Nunca foi nossa intenção construir (o muro) em áreas onde já existe proteções naturais como montanhas, longas faixas de terra inacessíveis, rios ou água", escreveu o presidente americano na rede social.

Em setembro de 2017, Trump cancelou o programa criado por Barack Obama, dando até março deste ano para o Congresso dos EUA achar uma solução legislativa para estas pessoas.

O acordo do financiamento do governo federal americano tem sido seguidamente prorrogado a curto prazo desde o início da administração Trump.

Os republicanos estão dispostos a aceitar as propostas dos democratas, desde que venham acompanhadas de medidas mais apertadas de segurança fronteiriça e outras restrições.

O governo do México ratificou nesta quinta-feira (18) que "sob nenhuma circunstância" pagará por um muro na fronteira com os EUA.

O porta-voz adjunto da Casa Branca, Raj Shah, refutou essa reação, em declarações aos jornalistas no avião que transportou Donald Trump para a Pensilvânia, sustentando que foram tiradas do contexto. Segundo ele Trump estava desinformado quando fez esta promessa durante a campanha eleitoral. O presidente, nos últimos dias, reiterou seu desejo de construir um muro na fronteira com fundos mexicanos, vindos indiretamente do Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta, na sigla em inglês).

O Ministério de Relações Exteriores mexicano admitiu que o país tem um problema com a violência, mas disse que é "abertamente falso" que seja o mais perigoso.


Popular

CONNECT