Resultado do Encceja 2017 é divulgado

As notas das provas objetivas não foram disponibilizadas para estes candidatos, que só puderam conferir o resultado da redação.

A 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) emitirá a partir desta quinta-feira (8) a certificação do Ensino Médio para quem obteve aprovação através do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional).

Lembrando que 2017 foi o primeiro ano em que o Encceja voltou a aplicar a prova para esse nível de ensino, em decorrência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deixar de ser usado para este fim. Já os candidatos que obtiverem a nota mínima somente em algumas áreas podem solicitar a declaração parcial de proficiência.

No caso da prova de linguagens, é preciso ao mesmo tempo ter a pontuação mínima de 100 na prova objetiva e a nota mínima de 5 na redação.


Cerca de 1,5 milhão de participantes fizeram as provas do Encceja em 19 de novembro, dividindo-se em ensinos fundamental e médio. Caso contrário, "não há certificação e será necessário refazer a prova de linguagens e redação", diz o boletim divulgado pelo Inep.

O número de candidatos habilitados em todas as áreas para obterem o certificado de conclusão do ensino médio é mais alto que os registrados no Enem 2016.

O Encceja é realizado todos os anos pelo Inep para estudantes jovens e adultos que não concluíram as etapas da educação básica na idade regular. A divulgação dos resultados do Encceja Nacional para o ensino fundamental e para as edições voltadas a pessoas privadas de liberdade ou realizadas no exterior, por outro lado, ocorre em março.

É responsabilidade de essas instituições definirem os procedimentos complementares e os prazos para a certificação de conclusão do Ensino Fundamental e de Ensino Médio. Quem faz isso são as secretarias estaduais de Educação ou os institutos federais.


Popular

CONNECT