Padilha diz à Justiça desconhecer ações para impedir delação de Funaro

Eliseu Padilha falou como testemunha de defesa em processo onde o ex-ministro Geddel Vieira Lima é acusado de obstrução de Justiça, pela suposta tentativa de atrapalhar a delação de Lúcio Funaro, quando ele ainda estava em tratativas com a Procuradoria Geral da República.

Em interrogatório na Justiça Federal em Brasília, o emedebista disse que o propósito das ligações e mensagens enviadas era prestar "solidariedade" a Raquel Pita, que cuidava de uma filha recém-nascida e teve o marido encarcerado.

Geddel disse que não se lembra ao certo quantas foram e criticou: "memória fantástica só quem tem é elefante e delator". Questionado se a prisão de Funaro teria lhe causado algum incômodo, Padilha negou. "A mim não, absolutamente, e não tenho ciência de ter causado em mais alguém".


Padilha disse que tomou conhecimento da prisão de Lúcio Funaro pela mídia e que reagiu de forma indiferente à notícia. "Eu não pedi e não sei de ninguém que tenha pedido". Na sequência, Geddel entrou para a história mundial da corrupção após protagonizar a maior apreensão de dinheiro sujo da história do Brasil: nada menos que R$ 51 milhões, em seu bunker, em Salvador.

Como testemunha de defesa, o ministro-chefe da Casa Civil Eliseu Padilha participou em videoconferência por cerca de dez minutos e afirmou que quase tudo o que sabe sobre o caso de Funaro foi por conta da imprensa.

Padilha disse ainda que conhece Geddel desde 1995, quando ambos eram deputados e que sempre viu nele uma pessoa correta que cumpria com suas obrigações.


Popular
  • Luiz Fux determina auditoria em urnas eletrônicas 1h antes de votação

    Luiz Fux determina auditoria em urnas eletrônicas 1h antes de votação

    Essa decisão pode ter repercussão na tentativa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de se candidatar ao Palácio do Planalto. Nunes Maia ressaltou, também, os "talentos intelectuais" do novo presidente, além da "precoce vocação" para a Justiça.
    PF prende deputado João Rodrigues, condenado em 2ª instância

    PF prende deputado João Rodrigues, condenado em 2ª instância

    A Secretaria-Geral da Mesa informou que ainda aguarda a notificação da prisão para avaliar quais providências serão tomadas. O Deputado Federal João Rodrigues (PSD) foi preso nesta quinta-feira (8), pela polícia federal no aeroporto de Guarulhos.
    Petrobras muda estratégia de divulgação de reajustes dos combustíveis

    Petrobras muda estratégia de divulgação de reajustes dos combustíveis

    Hoje divulgamos o percentual médio na porta da refinaria. "É mais transparente", defendeu o presidente da estatal. Pela terceira vez, apenas neste início de fevereiro, a gasolina sofre reajuste de preços ao consumidor .
  • Marinha abre concurso com mil vagas

    Marinha abre concurso com mil vagas

    Os candidatos farão uma prova objetiva de Língua Portuguesa e Conhecimentos Específicos da carreira Militar Naval, também com 50 questões.
    Portugal luta pela final no Europeu de futsal

    Portugal luta pela final no Europeu de futsal

    Ao minuto 4, após uma perda de bola de Pedro Carry, Robinho aproveitou para assistir Éder Lima e colocar a Rússia na frente . Portugal ampliou para 3-1, novamente por André Coelho , e os russos ainda reduziram, com Éder Lima a bisar .
    MG tem 61 mortes por febre amarela nos últimos 46 dias

    MG tem 61 mortes por febre amarela nos últimos 46 dias

    Os dados da SES mostra um avanço da doença por Minas Gerais, com grande incidência na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Todas as pessoas acima de nove meses de idade, que ainda não receberem nenhuma dose, devem procurar um centro de saúde.
  • Incríveis 157 novos emojis serão lançados em 2018

    Incríveis 157 novos emojis serão lançados em 2018

    As novas adições incluem emojis ruivos, com cabelos encaracolados, carecas, super-herois, novos animais e mais uma série de alimentos e objetos.
    EUA bombardeiam tropas do governo sírio, matando cerca de 100 pessoas

    EUA bombardeiam tropas do governo sírio, matando cerca de 100 pessoas

    A ONG, que se baseia na sua vasta rede no terreno, referiu-se a 45 mortos entre as fileiras das forças pró-regime. Segundo o Centcom, entre 20 a 30 obuses de tanques e artilharia caíram a cerca de 500 metros do quartel-general.
    Alckmin diz que defende Huck, mas que candidatura 'é outra questão'

    Alckmin diz que defende Huck, mas que candidatura 'é outra questão'

    Sobre o apoio tímido de Fernando Henrique Cardoso ao apresentador Luciano Huck , Latuff fez a charge do dia. "Eu gosto do Huck. "É bom ter gente como Luciano porque precisa arejar, botar em perigo a política tradicional, mesmo que seja do meu partido".
  • Safra agrícola 2018 terá 226 milhões de t

    Safra agrícola 2018 terá 226 milhões de t

    Bahia (-1,7%), Pernambuco (-0,9%) e a região Nordeste (-0,5%) registraram as únicas quedas no acumulado de 2017. Também cresceram acima da média nacional os estados do Rio de Janeiro (7,2%), Pará (6,1%) e Mato Grosso (5,8%).
    PRF deflagra operação Carnaval nas rodovias

    PRF deflagra operação Carnaval nas rodovias

    Segundo o chefe da Comunicação Social da PRF no Ceará, Inspetor Flávio Maia, também será feito o trabalho de educação no trânsito. A operação será intensificada em pontos estratégicos espalhados pelo pais, especialmente onde há a maior incidência de acidentes.
    Ex-presidente do STF, Sepúlveda Pertence deve reforçar defesa de Lula

    Ex-presidente do STF, Sepúlveda Pertence deve reforçar defesa de Lula

    Já houve recurso ao STJ, onde o habeas corpus foi negado em caráter liminar (provisório), mas ainda é possível discutir o caso. O jurista antecipou apenas que não deve adotar a postura de enfrentamento ao Judiciário, até agora exercida por Zanin.

CONNECT