Harvey Weinstein e Weinstein Company processados pelo Estado de NY

A empresa é igualmente acusada de ter criado um contrato à medida de Harvey Weinstein no qual estaria incluída uma alínea a definir que acusações de maus tratos deviam resultar em "penalizações financeiras" ao invés de serem investigadas e proibidas, "monetizando efetivamente" o assédio sexual, refere a procuradoria nova-iorquina. Ao todo, mais de 70 mulheres, como Angelina Jolie e Uma Thurman, já acusaram o produtor norte-americano de comportamento sexual inadequado.

Eric Schneiderman, procurador-geral do estado de Nova York, preencheu ação judicial contra a The Weinstein Company, produtora dos irmãos Harvey e Bob Weinstein.

Desde outubro, centenas de mulheres acusaram importantes empresários, políticos e personalidades da indústria do entretenimento de abuso sexual, se unindo ao movimento virtual "MeToo", que chama atenção para casos de violência sexual nos Estados Unidos.

No mesmo processo, a Weinstein Company é acusada de não investigar queixas das funcionárias e de não garantir a confidencialidade dessas queixas, havendo uma assistente a garantir que o email em que acusava Weinstein de assédio e abusos foi reencaminhado diretamente para ele.


Um "ambiente tóxico para as mulheres", como descreve uma funcionária da empresa no documento, que as empregava também em função do seu aspecto para atrair os homens de negócio com quem o empresário trabalhava, ou que as colocava em funções degradantes como adquirir e aplicar medicação para a disfunção eréctil. Ele nega ter tido relações sexuais não consensuais e estaria em tratamento por vício em sexo.

E, lê-se no comunicado citado pela imprensa anglosaxónica, "se o objectivo da investigação é reformar amplamente a indústria cinematográfica, o sr". Weinstein irá abraçar por completo as investigações. Se, contudo, o objectivo for de tornar o sr. "Mas se o propósito é fazer dele um bode expiatório, ele irá se defender de forma vigorosa", finaliza o advogado no comunicado.

Além de Nova York, Weinstein também responde a processos em Londres e Nova York.

A compra estava aliás quase a acontecer no mesmo domingo em que o processo do procurador-geral deu entrada no sistema, ficando em suspenso os 275 milhões de dólares do valor de compra e a assunção dos 225 milhões da dívida da Weinstein Co., detalha o New York Times. O processo tem afinal em parte o objectivo de garantir que "qualquer venda da Weinstein Company tem de garantir que as vítimas serão compensadas, [que] os empregados [serão] protegidos doravante e que nem os perpetradores nem os facilitadores sejam injustamente enriquecidos". Contudo, diz o mesmo jornal citando o responsável pela comunicação da procuradoria de Nova Iorque, nas condições da venda não estava previsto um fundo de compensação de vítimas. Várias vítimas acionaram a Justiça, mas, até o momento, ele não foi indiciado em nenhum caso.


Popular
  • Zeca Pagodinho fica irritado ao tirar foto junto com Dória

    Zeca Pagodinho fica irritado ao tirar foto junto com Dória

    No entanto, a situação foi forçada pelo staff do ex-apresentador, que propôs uma foto coletiva com a presença do jogador Amaral. Além dele, outros jogadores estavam presentes, como o próprio Amaral e o ex-volante Marcos Assunção.
    Jessica Athayde e Diogo Amaral com namoro secreto em Londres

    Jessica Athayde e Diogo Amaral com namoro secreto em Londres

    Actor não comentou notícias que dão conta de um relacionamento amoroso com Jessica Athayde . "Hoje não queria nada (falar disso)".
    Menina de 11 anos dá à luz

    Menina de 11 anos dá à luz

    A garota diz que seus pais não sabiam da gravidez e que acreditavam que ela estava com grave problema intestinal. Ambos estão de boa saúde, mas os contornos do caso estão agora a ser investigados pelas autoridades.
  • Kim Cattral para Sarah Jessica Parker:

    Kim Cattral para Sarah Jessica Parker: "Tu não és minha amiga"

    As atrizes de " O Sexo e a Cidade " nunca foram amigas , explica a eterna Samantha Jones da série. Sarah Jessica Parker não respondeu e nem se manifestou até então. "Você não é minha amiga".

    "Fazia coisas aos 20 anos que já não consigo fazer" — Cristiano Ronaldo

    No próximo dia 14, recebe o PSG, no primeiro jogo das oitavas de final, no Santiago Bernabéu. "Tenho ambição , muita. Espero transmitir bons valores e garantir a educação que os levará a encontrar o caminho".
    Bruno de Carvalho está

    Bruno de Carvalho está "cada vez mais infeliz"

    A sportinguista Felipa Garnel usou o Facebook para criticar duramente Bruno de Carvalho , que reagiu ao post, entretanto apagado. Desculpem o desabafo mas existem momentos na vida que chega e isso não tem timings desportivos ou políticos.
  • Avião com 71 pessoas a bordo cai nos arredores de Moscou

    Avião com 71 pessoas a bordo cai nos arredores de Moscou

    Segundo o site Flightradar24, o avião tinha sete anos e estava registrado com o número RA-61704 para operar o voo 6W703. O An-148 é um jato bimotor produzido pela Antonov para voos regionais, com capacidade para até 99 passageiros.
    Novidades de Kingdom Hearts 3 reveladas

    Novidades de Kingdom Hearts 3 reveladas

    A Square Enix revelou ainda que Kingdom Hearts III continua em linha para ser lançado este ano, com a data a ser revelada na E3. Foi divulgado também o trailer da música de tema do jogo, que será composta por Utada Hikaru .
    Sérgio Conceição:

    Sérgio Conceição: "O único que pode sair durante a época é o treinador"

    O treinador respondeu assim aos rumores de que André André poderia deixar o Dragão para rumar aos Estados Unidos. Sobre o GD Chaves, Sérgio Conceição assumiu ser uma equipa com personalidade e que aprecia há vários anos.
  • Produtor diz que Michael Jackson

    Produtor diz que Michael Jackson "roubou muitas músicas" durante carreira

    O produtor foi o que mais trabalhou ao lado de Michael Jackson e criou obras primas ao lado do Rei do Pop . De acordo com ele, Paul McCartney era o pior baixista e que Ringo Starr simplesmente não conseguia tocar.
    Barroso intima chefe da PF por declaração sobre investigação de Temer

    Barroso intima chefe da PF por declaração sobre investigação de Temer

    A assessoria de Segovia informou à Globo que o diretor-geral da PF está em viagem ao exterior e ainda não recebeu a intimação. E o inquérito em questão ainda está em andamento, com diligências pedentes, muito longe de uma conclusão - seja ela qual for.
    Dow Jones fecha praticamente estável

    Dow Jones fecha praticamente estável

    O seletivo S&P 500 cedeu de 0,50%, para 2.681,66, enquanto o índice composto da Nasdaq recuou 0,90% e fechou aos 7.051,98 pontos. A menos prejudicada foi a ExxonMobil (-1,17%), a única com perdas menores que 2%.

CONNECT