Tumultos e colchões incendiados no estabelecimento prisional de Lisboa

Em causa, adianta o mesmo responsável, está a impossibilidade de os reclusos terem visitas dos familiares devido à falta de guardas prisionais.

Celso Manata, recorde-se, foi alvo de contestação, insultos e ameaças durante uma vigília de guardas-prisionais, em Lisboa, tendo sido lançados ovos contra o seu carro oficial, um acontecimento do qual se demarcaram os próprios sindicatos do setor, mas a partir daí as escoltas ao diretor-geral dos Serviços Prisionais têm vindo intensificar-se desde essa data, 2 de outubro passado, quando a PSP implementou um forte dispositivo e cortou o trânsito.

Antes disso, contactado pelo Diário de Notícias, o porta-voz do EPL garantiu que não houve distúrbios, dizendo que - na sequência da falta de guardas - o Grupo de Intervenção e Segurança Prisional (GISP) tem estado no estabelecimento nesse horário como medida preventiva. O presidente do Sindicato Independente do Corpo da Guarda Prisional (SINCGP), Júlio Rebelo, disse à Lusa que os presos da ala E estiveram fechados na cela o dia todo, sem sair para comer as refeições.

Segundo o sindicalista, depois da rendição de pessoal às 16h00, os guardas que entraram tiveram que verificar as condições de segurança, o que levou a que as visitas só começassem de facto às 16h30, deixando apenas meia hora aos reclusos e visitantes. A situação ficou tensa e, depois de os reclusos verem a hora da visita encurtada para meia hora, os reclusos da ala E partiram caixotes do lixo, deitaram a comida para o chão, vandalizaram o refeitório à hora de jantar, e foi necessário chamar ao EPL o grupo de intervenção policial dos serviços prisionais. Depois disso, também ao DN, o presidente do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional, Jorge Alves, reiterava que houve "um problema ao final da tarde na Ala E".

"Alguns guardas largaram o serviço contra o que estava estabelecido", disse Celso Manata ao mesmo jornal.

Os guardas que saíram às 16h00 deviam ter saído às 19h00, disse.


Popular
  • Membros da Oxfam contrataram prostitutas no Haiti,diz jornal

    Membros da Oxfam contrataram prostitutas no Haiti,diz jornal

    Depois, tornou-se chefe da missão da ONG francesa Ação Contra a Fome (ACF) em Bangladesh entre 2012 e 2014. Segundo uma fonte, as jovens participaram em orgias em alojamentos e hotéis pagos pela ONG.
    Gustavo Henrique e Vitor Bueno são inscritos pelo Santos

    Gustavo Henrique e Vitor Bueno são inscritos pelo Santos

    O Santos ainda marcaria uma vez, com Renato , mas isso não impediu o time de deixar o estádio do rival derrotado por 2 a 1. Na reestreia de Gabigol no Santos , o clube apenas empatou em 2 a 2 com a Ferroviária , em Araraquara, neste sábado (10).
    Novo Volkswagen Touareg estreia dia 23 de março

    Novo Volkswagen Touareg estreia dia 23 de março

    O SUV topo de linha da marca de Wolfsburg será apresentado oficialmente em Pequim e assim fará sua estreia mundial. Mais detalhes sobre o novo Touareg serão divulgadas perto do lançamento.
  • Estradas apresentam tráfego lento em direção ao Litoral

    Estradas apresentam tráfego lento em direção ao Litoral

    Rodovia dos Imigrantes: congestionamento do km 25 à praça de pedágio, no km 32, e também na Serra, do km 40 ao km 53. Fernão Dias tem tráfego lento do km 42 ao 31 e do km 63 ao 56 (sentido Minas Gerais), devido ao excesso de veículos.
    Mídia: em resposta aos ataques, Síria derruba aviões israelenses

    Mídia: em resposta aos ataques, Síria derruba aviões israelenses

    Israel disse que o F-16 caiu durante uma missão para atacar instalações iranianas de drone na Síria. O acidente aconteceu depois de um drone , proveniente de território sírio, ter sido intercetado.
    Defesa de Lula pede que STF

    Defesa de Lula pede que STF "aplique a constituição"

    Num país civilizado, não teríamos outro julgamento no Supremo sobre a execução de pena para condenados em segunda instância. Há duas ações no STF que questionam a decisão, ambas nas mãos do ministro Marco Aurélio Mello (ADCs 43 e 44).
  • 'BBB 18': Ana Paula, família Lima e Paula estão no paredão

    'BBB 18': Ana Paula, família Lima e Paula estão no paredão

    Neste domingo (11/2), os participantes do Big Brother do Brasil 2018 definiram mais uma formação do paredão. Ana Paula foi indicada pela casa com 7 votos, já Paula foi indicada pelo líder: Diego .
    Gêmeas de Ivete Sangalo nascem no sábado de Carnaval

    Gêmeas de Ivete Sangalo nascem no sábado de Carnaval

    Nasceram na manhã deste sábado de carnaval, 10 de fevereiro, as tão esperadas e aguardadas gêmeas da cantora Ivete Sangalo . A rainha do Carnaval, a cantora Ivete Sangalo , não perdeu a majestade no ano em que ela não reinaria na folia de Salvador.
    A partir de maio, pode levar o seu cão ao restaurante

    A partir de maio, pode levar o seu cão ao restaurante

    De acordo com a nova medida, os animais terão de ser presos com trela e não têm permissão para circular livremente. A proposta resulta de projetos do Partido Ecologista 'Os Verdes' e do Pessoas-Animais-Natureza ( PAN ).
  • Renan critica Previdência e ataca Temer: 'Fala e não faz'

    Imagine a cada ministro que eu nomear, o juiz lá de uma cidade do interior, por mais respeitável que seja, impede a nomeação. E sem entrar em detalhes, o presidente disse que isso deve ocorrer a partir de 1º e 2 de abril.

    "Fazia coisas aos 20 anos que já não consigo fazer" — Cristiano Ronaldo

    No próximo dia 14, recebe o PSG, no primeiro jogo das oitavas de final, no Santiago Bernabéu. "Tenho ambição , muita. Espero transmitir bons valores e garantir a educação que os levará a encontrar o caminho".
    Sem imigração, Congresso dos EUA chega a acordo sobre orçamento

    Sem imigração, Congresso dos EUA chega a acordo sobre orçamento

    O acordo dá a Trump a oportunidade de cumprir uma de suas promessas de campanha: o aumento do orçamento militar. Pouco depois da meia-noite, o projeto havia recebido 71 votos a favor e 28 contra no Senado.

CONNECT