Tumultos e colchões incendiados no estabelecimento prisional de Lisboa

Em causa, adianta o mesmo responsável, está a impossibilidade de os reclusos terem visitas dos familiares devido à falta de guardas prisionais.

Celso Manata, recorde-se, foi alvo de contestação, insultos e ameaças durante uma vigília de guardas-prisionais, em Lisboa, tendo sido lançados ovos contra o seu carro oficial, um acontecimento do qual se demarcaram os próprios sindicatos do setor, mas a partir daí as escoltas ao diretor-geral dos Serviços Prisionais têm vindo intensificar-se desde essa data, 2 de outubro passado, quando a PSP implementou um forte dispositivo e cortou o trânsito.

Antes disso, contactado pelo Diário de Notícias, o porta-voz do EPL garantiu que não houve distúrbios, dizendo que - na sequência da falta de guardas - o Grupo de Intervenção e Segurança Prisional (GISP) tem estado no estabelecimento nesse horário como medida preventiva. O presidente do Sindicato Independente do Corpo da Guarda Prisional (SINCGP), Júlio Rebelo, disse à Lusa que os presos da ala E estiveram fechados na cela o dia todo, sem sair para comer as refeições.


Segundo o sindicalista, depois da rendição de pessoal às 16h00, os guardas que entraram tiveram que verificar as condições de segurança, o que levou a que as visitas só começassem de facto às 16h30, deixando apenas meia hora aos reclusos e visitantes. A situação ficou tensa e, depois de os reclusos verem a hora da visita encurtada para meia hora, os reclusos da ala E partiram caixotes do lixo, deitaram a comida para o chão, vandalizaram o refeitório à hora de jantar, e foi necessário chamar ao EPL o grupo de intervenção policial dos serviços prisionais. Depois disso, também ao DN, o presidente do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional, Jorge Alves, reiterava que houve "um problema ao final da tarde na Ala E".

"Alguns guardas largaram o serviço contra o que estava estabelecido", disse Celso Manata ao mesmo jornal.

Os guardas que saíram às 16h00 deviam ter saído às 19h00, disse.


Popular
  • Benfica vence em Portimão e 'dorme' na liderança

    Benfica vence em Portimão e 'dorme' na liderança

    No entanto, a história do jogo estava destinada a ter Cervi como personagem principal. O golo que selou o triunfo chegou já perto do apito final, apontado por Zivkovic .
    Mídia: em resposta aos ataques, Síria derruba aviões israelenses

    Mídia: em resposta aos ataques, Síria derruba aviões israelenses

    Israel disse que o F-16 caiu durante uma missão para atacar instalações iranianas de drone na Síria. O acidente aconteceu depois de um drone , proveniente de território sírio, ter sido intercetado.
    Vendas no varejo crescem 2% em 2017, aponta o IBGE

    Vendas no varejo crescem 2% em 2017, aponta o IBGE

    O aumento das vendas em 2017 aproximou-se do registado em 2014 (2,2%), quando o país começou a sentir os efeitos da crise. Na comparação com dezembro de 2016, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram alta de 6,4% em dezembro de 2017.
  • Membros da Oxfam contrataram prostitutas no Haiti,diz jornal

    Membros da Oxfam contrataram prostitutas no Haiti,diz jornal

    Depois, tornou-se chefe da missão da ONG francesa Ação Contra a Fome (ACF) em Bangladesh entre 2012 e 2014. Segundo uma fonte, as jovens participaram em orgias em alojamentos e hotéis pagos pela ONG.
    Gêmeas de Ivete Sangalo nascem no sábado de Carnaval

    Gêmeas de Ivete Sangalo nascem no sábado de Carnaval

    Nasceram na manhã deste sábado de carnaval, 10 de fevereiro, as tão esperadas e aguardadas gêmeas da cantora Ivete Sangalo . A rainha do Carnaval, a cantora Ivete Sangalo , não perdeu a majestade no ano em que ela não reinaria na folia de Salvador.
    Menina de 11 anos dá à luz

    Menina de 11 anos dá à luz

    A garota diz que seus pais não sabiam da gravidez e que acreditavam que ela estava com grave problema intestinal. Ambos estão de boa saúde, mas os contornos do caso estão agora a ser investigados pelas autoridades.
  • Fascista queima casa com 31 venezuelanos em Boa Vista

    Fascista queima casa com 31 venezuelanos em Boa Vista

    O guianense foi encaminhado para audiência de custódia e depois será encaminhado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo. No último dia 5 (segunda-feira) um homem jogou um objeto com fogo em uma casa na cidade de Boa Vista , no estado de Roraima.
    Barroso intima chefe da PF por declaração sobre investigação de Temer

    Barroso intima chefe da PF por declaração sobre investigação de Temer

    A assessoria de Segovia informou à Globo que o diretor-geral da PF está em viagem ao exterior e ainda não recebeu a intimação. E o inquérito em questão ainda está em andamento, com diligências pedentes, muito longe de uma conclusão - seja ela qual for.
    Papa Bento XVI em

    Papa Bento XVI em "lento declínio das forças físicas"

    O Papa Emérito Bento XVI , que completa 91 anos em abril, escreveu em uma carta que se prepara para sua "última viagem". Perante as preocupações manifestadas quanto ao seu estado de saúde, o Papa alemão mostrou-se "comovido" com o carinho.
  • Portugal é campeão da Europa com

    Portugal é campeão da Europa com "ajuda" viseense — Futsal

    Já Bruno Coelho , autor de dois dos três golos lusos, agradeceu o apoio de todos e referiu que agora é "tempo de desfrutar". A seleção portuguesa chega este domingo a Lisboa, onde a festa será grande na receção aos novos campeões da Europa .
    Bruno de Carvalho está

    Bruno de Carvalho está "cada vez mais infeliz"

    A sportinguista Felipa Garnel usou o Facebook para criticar duramente Bruno de Carvalho , que reagiu ao post, entretanto apagado. Desculpem o desabafo mas existem momentos na vida que chega e isso não tem timings desportivos ou políticos.
    Saiba onde assistir: Santo André x Corinthians ao vivo

    Saiba onde assistir: Santo André x Corinthians ao vivo

    Na próxima quarta-feira (14), a equipe recebe o São Bento , às 21h45 (de Brasília), em Itaquera. Quando perde, perde todo mundo e quando ganha, ganha todo mundo.

CONNECT