Cármen cassa autorização de posse de Cristiane Brasil e avoca ação

Na decisão de hoje, o STF analisou o recurso da defesa de Cristiane que alegava ser competência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) a decisão de manter ou não a indicação da deputado para o cargo. "Eventual referência de matéria infraconstitucional na causa posta na ação popular não afeta, portanto, a atuação deste Supremo Tribunal na presente reclamação, pela inequívoca natureza constitucional do fundamento utilizado na decisão liminar tida como lesiva ao Poder Público e exposta, com clareza, no requerimento de suspensão de seus efeitos", decidiu a ministra.

Em decisão divulgada nesta quarta-feira, 14, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, manteve a suspensão da posse e decretou que é competência do STF decidir sobre o imbróglio jurídico em torno da nomeação da parlamentar, por envolver questões constitucionais.

A nomeação de Cristiane Brasil foi anunciada pelo presidente Michel Temer no dia 3 de janeiro, mas a deputada foi impedida de tomar posse por força de uma decisão liminar do juiz Leonardo da Costa Couceiro, da 4ª Vara Federal de Niterói, proferida em 8 de janeiro.

O ministro Humberto Martins suspendeu a decisão da corte federal num pedido de suspensão de liminar ajuizado pela Advocacia-Geral da União. A presidente já havia suspendido temporariamente a decisão do STJ no dia 22 de janeiro, atendendo provisoriamente a reclamação de que o STJ não tem competência para atuar na questão.

Com exclusividade o Fantástico desde domingo (04) traz uma nova denúncia contra a deputada Cristiane Brasil, a denúncia é em relação à época que Cristiane Brasil era vereadora e secretária municipal no Rio de Janeiro.


Na decisão, Cármen Lúcia defendeu a competência do STF para analisar o caso.

Com a decisão de Cármen Lúcia, ela continua não-ministra. "Não estamos aqui para fazer o que é fácil, estamos aqui para fazer o necessário e neste momento é necessário que se estabeleça claramente o respeito ao que está na Constituição, de que a escolha de ministros é uma prerrogativa privativa do presidente da República", afirmou.

Segundo Andréia Sadi, a presidente do STF mandou remeter os autos do processo do STJ para o Supremo.

Com isso, quem deverá julgar definitivamente o impasse da posse agora é o Supremo. O governo tentou reverter a situação em três recursos à Justiça Federal, mas foi derrotado.


Popular
  • Polícia recomenda que líder de Israel seja acusado por corrupção

    Polícia recomenda que líder de Israel seja acusado por corrupção

    Já na segunda, "Caso 2000", estão em causa alegados negócios entre Netanyahu e o dono do jornal israelita Yedioth Ahronoth . Além disso, Netanyahu afirmou que planeja concorrer às eleições, que devem acontecer no final de 2019.
    Paraíso do Tuiuti levanta arquibancadas com enredo contra o golpe

    Paraíso do Tuiuti levanta arquibancadas com enredo contra o golpe

    A partir do enredo 'Meu Deus, meu Deus, está extinta a escravidão?', a escola fez referência aos 130 anos da Lei Áurea . Um 'vampiro do neoliberalismo', trajando uma faixa presidencial esteve presente no carro da escola.
    Após polêmica em comemoração, Neymar defende Vinícius Jr: 'Futebol está chato'

    Após polêmica em comemoração, Neymar defende Vinícius Jr: 'Futebol está chato'

    Isso porque segundo a imprensa espanhola a diretoria do Real passou a se preocupar com as condições físicas de Vinícius Júnior . Mesmo na reserva do Flamengo , o jovem atacante de 17 anos está sendo decisivo para o Rubro-Negro.
  • Facebook vai perder dois milhões de jovens nos EUA

    Facebook vai perder dois milhões de jovens nos EUA

    Os dados são de estudo da consultoria eMarketer divulgado nesta semana, e levam em conta o público dos Estados Unidos . Teoricamente, é preciso ter pelo menos 13 anos para ter uma conta na rede social .
    Tiroteio perto da sede da NSA faz um ferido

    Tiroteio perto da sede da NSA faz um ferido

    A imprensa local dá conta de três feridos, que não correm perigo devida, enquanto a Associated Press dá conta de um ferido. A Casa Branca informou que o presidente Donald Trump já está sabendo do incidente e acompanha a situação.
    Trump enviará ao Congresso plano de infraestrutura de US$ 1,5 trilhão

    Trump enviará ao Congresso plano de infraestrutura de US$ 1,5 trilhão

    Se seguir em frente, muitos americanos poderão ter de enfrentar um aumento dos impostos locais, taxas e portagens. A NASA gasta anualmente mais de três mil milhões de dólares com esta infraestrutura.
  • Criticado na Sapucaí, Crivella viaja à Alemanha

    Criticado na Sapucaí, Crivella viaja à Alemanha

    No ano passado, o carnaval carioca coroou duas escolas, que terminaram empatadas: Portela e Mocidade Independente de Padre Miguel. Sobre um de seus carros aparecia um boneco de Crivella como o Judas que é malhado no Sábado de Aleluia.
    Atriz Juliana Paes é assaltada a caminho da Sapucaí

    Atriz Juliana Paes é assaltada a caminho da Sapucaí

    Três bandidos levaram a carteira, o celular e até uma fantasia, que o sambista usaria na Mangueira, onde também desfilaria. Neste último domingo (11), Juliana desfilou pela Grande Rio , após passar 10 anos afastada da Sapucaí .

    Harvey Weinstein e Weinstein Company processados pelo Estado de NY

    Várias vítimas acionaram a Justiça, mas, até o momento, ele não foi indiciado em nenhum caso. Ele nega ter tido relações sexuais não consensuais e estaria em tratamento por vício em sexo.
  • Candidatos poderão usar recursos próprios em suas campanhas eleitorais

    Candidatos poderão usar recursos próprios em suas campanhas eleitorais

    Pelo calendário eleitoral de 2018, o TSE tem até o dia 5 de março para confirmar todas as normas para o pleito deste ano. Mas a derrubada do veto ocorreu a menos de um ano da eleição , o que poderia causar insegurança jurídica.
    Toffoli pede à PGR parecer sobre habeas corpus para Maluf

    Toffoli pede à PGR parecer sobre habeas corpus para Maluf

    Rodrigues chegou a ser prefeito de Pinhalzinho, em Santa Catarina, e foi durante seu mandato que o crime aconteceu. O Supremo assumiu o caso após a eleição de Maluf como deputado federal.
    Eventos educativos: Uma jornada educativa para o mundo da criatividade

    Eventos educativos: Uma jornada educativa para o mundo da criatividade

    Esses eventos demonstraram aos pais e professores os efeitos educacionais das tecnologias modernas russas baseadas em atividades. Elas aprendem a agir individualmente, em pequenos grupos, ficando em ambientes diversos - cognitivo, polilíngue, teatral.

CONNECT