Horário de Verão chega ao fim no próximo domingo

Moradores de dez estados e do Distrito Federal deverão atrasar o relógio em uma hora à meia-noite de domingo (18), quando termina o horário de verão.

Atualmente, horário de verão é adotado em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Com isso, o horário no Leste do Amazonas e nos estados de Roraima e Rondônia ficará apenas uma horas atrasado em relação ao de Brasília, enquanto Oeste do Amazonas e Acre ficam duas horas na mesma condição.

Criado para economizar energia e aproveitar energia solar, o horário já esteve perto de ser extinto.


Quando o horário de verão começou a ser aplicado, o pico de consumo estava relacionado ao horário, se estendendo até as 20h, por isso o adiantamento dos relógios ajudava no maior aproveitamento da luz natural.

De acordo com decreto n° 6.558, de setembro de 1988, o horário de verão deve ser encerrado non terceiro domingo de fevereiro, exceto se for o domingo que antecede o carnaval que então deverá ser encerrado no domingo seguinte, como é o caso deste ano.

A redução atende a pedido do ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, que solicitou a mudança por causa das eleições. Assim, em 2018, a medida começará a valer no primeiro domingo de novembro, e não mais no terceiro domingo de outubro.


Popular

CONNECT