Bastonário quer que médicos deixem de ser chamados doutores

O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, assumiu que o atraso na abertura do concurso para médicos especialistas é da responsabilidade do ministério das Finanças.

Segundo a Agência Lusa, elementos da Ordem dos Médicos estarão hoje a acompanhar um grupo de recém-especialistas da área hospitalar ao parlamento para entregar uma carta a contestar o facto de mais de 700 profissionais estarem há largos meses à espera da abertura de concurso.

O bastonário da Ordem dos médicos, Miguel Guimarães, quer que os médicos deixem de ser chamados de "doutores" e prepara-se para avançar com a proposta no Conselho Nacional Executivo da Ordem dos Médicos. Gostava de uma designação nova. Estas nomenclaturas já estarão ultrapassadas.

Contudo, Miguel Guimarães admite que ainda não pensou numa outra designação para substituir a expressão "doutor".


Sobre a justificação do ministro da Saúde, que quarta-feira disse que está no Ministério das Finanças o processo para abrir o concurso para estes médicos, Miguel Guimarães disse que a mesma não pode ser aceite. A ideia surge depois de ter sido aprovada uma licenciatura em medicina tradicional chinesa, "a cereja no topo do bolo da nossa indignação", refere o bastonário da Ordem dos Médicos.

Sobre a relação institucional entre a Ordem dos Médicos e o ministro da Saúde, o bastonário afirma que irá ser "difícil, muito difícil", já que "neste momento, não tenho razões para acreditar no ministro da Saúde".

Sobre a falta de abertura de concurso dez meses depois de concluída a especialidade por 710 médicos hospitalares, o ministro admitiu que o atraso é maior do que é normal. "Já lá vai quase um ano", comentou o bastonário.

Além da questão dos concursos, o representante dos médicos aludiu à publicação da portaria que valida a criação de ciclos de estudo que conferem o grau de licenciado em medicina tradicional chinesa. Mas ainda não há luz verde das Finanças para os hospitais contratarem os cerca de 700 médicos que concluíram especialidades hospitalares em 2017, quer na primeira fase em abril quer na segunda fase de outubro.


Popular
  • RECOPA: Grohe brilha nos pênaltis, Grêmio bate Independiente e é campeão

    RECOPA: Grohe brilha nos pênaltis, Grêmio bate Independiente e é campeão

    Aos três, Jael cobrou falta frontal, a bola desviou na barreira e o goleiro Campaña saltou no canto esquerdo para salvar. A oportunidade apareceu aos 8', finalização de Everton, defesa com o pé do arqueiro Campaña. "O jogo foi muito difícil".

    "Temer faz pirotecnia no Rio visando reeleição" — Lula afirma

    O MDB não é o mesmo partido em todo o país, o MDB não é um partido nacional, é uma federal de grupos regionais. E decidiram pela intervenção, tentando dizer a sociedade: 'agora nós vamos acabar com todos os problemas'.

    Mega Man Legacy Collection 1

    A versão física também vai incluir um lenço de aniversário dos 30 anos da saga, com um preço de € 39.99. A Capcom anunciou oficialmente Mega Man Legacy Collection 1 + 2 para a Nintendo Switch .
  • Mato-grossenses receberão informações sobre desastres naturais por SMS

    Mato-grossenses receberão informações sobre desastres naturais por SMS

    Em Mato Grosso, o serviço será coordenado em pela secretaria adjunta de Proteção e Defesa Civil, da Casa Civil do Estado. No cronograma inicial, 15 países só receberiam o benefício em 19 de março, mas houve uma antecipação no prazo.
    STF concede domiciliar a grávidas e mães de crianças em preventiva

    STF concede domiciliar a grávidas e mães de crianças em preventiva

    O assunto ganhou força recentemente, quando Jéssica Monteiro, de 24 anos , foi flagrada com 90 gramas de maconha e foi presa . Não havia dados de mães de filhos fora da prisão, nem a quantidade de adolescentes apreendidas nessas mesmas condições.
    Prévias do PSDB-SP serão em março

    Prévias do PSDB-SP serão em março

    Aníbal afirmou que, "se não tiver como mudar, vamos em março, vamos para cima, mas não tem recuo mais". Se conseguissem efetivar o plano, obrigariam Doria a deixar a prefeitura sem garantia de candidatura.
  • WhatsApp lança atualização com melhoria para grupos

    WhatsApp lança atualização com melhoria para grupos

    Essa moderação vai ajudar na administração de grupos públicos ou com um grande número de inscritos. A equipe do WhatsApp está sempre em busca de ferramentas que ajudem na interação dos usuários.
    Comissão técnica do Vasco traça estratégia para superar altitude

    Comissão técnica do Vasco traça estratégia para superar altitude

    O técnico Zé Ricardo ainda não confirmou a escalação que pretende utilizar no duelo desta quarta-feira. Temos que saber o momento certo de subir, pois a volta vai ser complicada para nós.
    Não faça o teste do sexo oposto do Facebook; entenda — Alerta

    Não faça o teste do sexo oposto do Facebook; entenda — Alerta

    Selecione a opção “Editar informações” para alterar as permissões ou “Remover” para que ele não utilize nenhum dado seu. Transformar esse monte de informações em dinheiro, já que outras empresa podem gerar anúncios personalizados.
  • Brasileira passa à final da patinação artística na Coreia do Sul

    Brasileira passa à final da patinação artística na Coreia do Sul

    Isadora Williams é uma das 30 inscritas na disputa do Programa Curto, nome dado à primeira apresentação da patinação artística. Para isso, Isadora mudou-se para Little Falls, no estado norte-americano de Nova Jersey, onde treina e faz faculdade.
    Marina Ruy Barbosa faz pedido, mas Globo proíbe sua ida ao SBT

    Marina Ruy Barbosa faz pedido, mas Globo proíbe sua ida ao SBT

    E mais: Larissa Manoela, uma das principais estrelas do SBT na atualidade, foi ao Conversa com Bial e ao Altas horas. Ou seja, Marina precisaria se ausentar das filmagens da novela por um dia.
    Temer sugere criar imposto para segurança pública

    Temer sugere criar imposto para segurança pública

    E não dá porque o governo quer tirar a previdência da frente criar uma outra pauta. Sonora: "Pauta do congresso quem faz somos nós do Congresso".

CONNECT