China prepara terreno para Xi permanecer indefinidamente na presidência

O atual presidente chinês quer aproveitar a popularidade que construiu no país.

Mas esta não é a única medida aplicada por Xi Jinping.

O Partido Comunista da China propôs alterar a Constituição do país para permitir ao presidente Xi Jinping governar durante um terceiro mandato. Pois nada mais simbólico que justamente nesta data comece um plenário de três dias do Partido Comunista chinês para discutir alterações na constituição.

Isto significa que os titulares da presidência chinesa só poderão ser afastados por morte, doença de força maior, por resignação do próprio ou por algum outro motivo que seja considerado suficientemente justificativo para o seu afastamento do cargo pelo Comité Central do Partido Comunista Chinês.

Num outro despacho, a Xinhua informa que o PCC propôs ainda incluir o Pensamento de Xi Jinping na Constituição chinesa. Xi Jinping está quase do final de seu primeiro mandato e serviria até 2022, mas a revisão da regra poderia mudar isso.


De acordo com a CNN, a proposta anunciada neste domingo ainda precisa ser aprovada pelo Parlamento da China, o Congresso Nacional do Povo, em março.

"Xi Jinping finalmente atingiu seu objetivo desde que ele entrou na política chinesa, ser o Mao Tsé-tung do século 21", disse à agência de notícias Associated Press o analista político Willy Lam, da Universidade Chinesa de Hong Kong.

O novo status de Xi, 64 anos, levou observadores internacionais a afirmarem que a China deu mais um passo para se confirmar como a ditadura de um homem só.

Dentre os sete membros do Comitê Permanente (do qual Xi Jinping faz parte), Wang Huning e Han Zheng têm conexões anteriores com o ex-líder chinês Jiang Zemin, enquanto Li Keqiang e Wang Yang são considerados membros da facção "tuanpai" (aqueles afiliados à Liga da Juventude Comunista). Aos 69 anos, Qishan alcançou a idade em que os altos funcionários tendem a se retirar, apesar deste ano ter sido eleito delegado do Parlamento, e da possibilidade de que se torne vice-presidente, segundo várias fontes.


Popular

CONNECT