Nokia e Vodafone têm planos para colocar 4G na Lua

Pois bem, ao que tudo indica, o acesso não ficará restrito somente a Terra, mas sim, irá se estender para a Lua.

Parte do primeiro projeto privado de viagem à Lua, o satélite natural da Terra ganhará a sua primeira rede de telefonia móvel em 2019, informou nesta terça-feira (27) a Reuters. O lançamento do equipamento que levará a primeira rede de internet móvel para a Lua acontece em 2019 e será feito com um foguete Falcon 9, da SpaceX.

A Vodafone afirma ter ecscolhido a Nokia como parceira para desenvolver uma rede espacial que seria um pequeno pedaço de hardware, do tamanho de um sachê de açúcar.

Segundo um executivo envolvido no projeto, a decisão de construir uma rede 4G em vez de uma rede 5G foi tomada porque as redes da próxima geração permanecem em estágio de teste e, segundo ele, ainda não são estáveis o suficiente para garantir que elas funcionariam na superfície lunar. A missão está sendo organizada pela empresa de exploração espacial PTScientists.


Como as redes LTE consomem menos energia do que as atuais analógicas de rádio usadas para transmissão de dados da Lua para a Terra, o projeto também pode ajudar futuras missões a economizarem energia e gastarem recursos em outras áreas.

A rede irá ainda ser baseada na tecnologia 4G, sendo que um representante da operadora refere ter sido escolhida invés do mais atual 5G devido à estabilidade, além de que a mais recente geração ainda se encontra em fase de testes.

✔ Hey, sabia que o Oficina da Net está no Instagram?


Popular

CONNECT