PGR rescinde acordo de colaboração de Wesley Batista

Em setembro do ano passado, a Procuradoria-Geral da República rescindiu o acordo de colaboração de Joesley Batista e Ricardo Saud. Ele teria se antecipado aos impactos que a delação teria quando se tornasse pública. A medida, no entanto, não anula as provas obtidas a partir dos acordos em processo, mas os colaboradores perdem os benefícios acordados com o Ministério Público Federal. As investigações revelaram que, no momento do fechamento das colaborações, eles deixaram de informar ao MPF fatos ilícitos, como a prestação de serviços ao grupo empresarial pelo então procurador da República Marcelo Miller.

Segundo o documento, o ato configura corrupção ativa pela cooptação de funcionário público, mediante vantagem indevida, para a prática de atos em seu favor.

E Francisco responde: "Ele tem expediente no atual emprego dele e ele não pode". Tal mensagem para a PGR indica que o ex-procurador assessorava os integrantes da J&F sobre as estratégias que deveriam ser utilizadas durante a negociação dos acordos.

No dia 4 de abril, último dia de Miller como procurador, Joesley Batista pergunta para ele: "Amanhã você trabalha, ou hoje foi seu último dia?". A PGR acredita que a assessoria de Miller teria custado aos executivos R$ 700 mil. "É interessante notar que esta cobrança de honorários advocatícios por Marcelo Miller incluía serviços prestados por ele à J&F, por intermédio do escritório TRW, em março de 2017, período em que o procurador da República estava impedido pela Constituição de exercer a advocacia", pontua Raquel Dodge, no Procedimento Administrativo.

No caso de Wesley Batista, o pedido de rescisão também se baseia na prática de crime após a celebração da delação premiada, conduta tida pela PGR como totalmente incompatível com a de colaborador da Justiça.


O empresário foi denunciado pelo Ministério Público de São Paulo por "insider trading", que consiste em lucrar no mercado financeiro utilizando informações privilegiadas, e manipulação de mercado.

“Os elementos, vistos em conjunto, deixam claro que Marcello Miller, ao mesmo tempo que era membro do MPF, prestou relevante auxílio ao grupo J&F para auxiliá-lo a celebrar acordo de leniência, que firmou com o MPF; e aos colaboradores Joesley Batista, Ricardo Saud, Wesley Batista e Francisco de Assis e Silva para auxiliá-los a celebrar o acordo de colaboração premiada que viria a ser firmado com a PGR”, escreveu Dodge. Segundo a PGR, Wesley lucrou R$ 100 milhões com a operação. O empresário tinha ciência de que a divulgação do acordo poderia interferir nos negócios do grupo J&F.

Se as rescisões forem homologadas por Fachin, Wesley Batista e Francisco de Assis ficam sujeitos a responder a ações penais, sem direito ao prêmio previsto no acordo firmado em maio de 2017.

Na semana passada, o STJ revogou a prisão preventiva decretada contra Wesley e Joesley por causa desse episódio, em que os irmãos são réus.


Popular
  • Diretora de Comunicações de Trump, Hope Hicks, pede demissão

    Diretora de Comunicações de Trump, Hope Hicks, pede demissão

    Ela é a terceira pessoa a ocupar o posto no governo Trump; além de Scaramucci, Michael Dubke foi titular do cargo por três meses. Sobre a diretora de comunicação, o Presidente dos EUA emitiu um comunicado no qual afirma que Hicks é " inteligente e cuidadosa .
    Papa lança apelo a cessar-fogo e denuncia conflito

    Papa lança apelo a cessar-fogo e denuncia conflito "desumano" — Síria

    O Conselho votou de maneira unânime para exigir que a trégua permita acesso de ajuda e retiradas médicas. O cerco a Guta Oriental teve início em 2013, dois anos depois de explodir a guerra na Síria .
    Ocupações em favelas serão pontuais, afirma interventor

    Ocupações em favelas serão pontuais, afirma interventor

    Durante a entrevista, os militares observaram que a segurança pública não deixou de existir, apenas passa por dificuldades. Segundo Cinelli, Braga Netto vai se reunir ainda hoje com secretários de segurança dos Estados vizinhos ao Rio .
  • Dodge pede que Segovia seja afastado se falar sobre Temer

    Dodge pede que Segovia seja afastado se falar sobre Temer

    Embora ele não conste do rol de investigados, seu nome é citado diversas vezes em relatórios da Polícia Federal no inquérito. A PGR confirma a decisão, mas não informa quais foram os alvos das quebras de sigilo.
    Ex-deputado é condenado a 9 anos por duplo homicídio no PR

    Ex-deputado é condenado a 9 anos por duplo homicídio no PR

    Em quase nove anos de processo, a defesa de Carli Filho apresentou 34 recursos aos tribunais para evitar a realização do júri. Desde o acidente , houve apenas mais uma manifestação do ex-deputado a respeito do assunto, em 2010, quando depôs à Justiça.
    CDU aprova acordo de coligação na Alemanha

    CDU aprova acordo de coligação na Alemanha

    Os resultados de uma consulta entre os filiados do partido, que ocorre atualmente, será anunciado no próximo domingo. Nele se inclui Jens Spahn, 37 anos, figura de ponta da ala mais à direita da CDU.
  • Relatório ONU: Coreia do Norte forneceu à Síria materiais para armas químicas

    Relatório ONU: Coreia do Norte forneceu à Síria materiais para armas químicas

    O Ministério dos Negócios Estrangeiros prometeu ainda "subjugar" os Estados Unidos , caso sejam alvo de "provocações". Baixe o nosso aplicativo gratuito.
    Nostalgia! Nokia 8110 ganha uma versão remodelada e traz 'tijolão' de volta

    Nostalgia! Nokia 8110 ganha uma versão remodelada e traz 'tijolão' de volta

    Ele roda Android Go , versão do sistema operacional otimizada para dispositivos baratos com pouca RAM e pouco espaço. Este dispositivo Android é perfeito para quem está iniciando no mundo Android e que usa apenas tarefas mais simples.

    Jungmann decide trocar comando da PF e demite Fernando Segovia

    Galloro foi o nome defendido por Torquato na substituição de Leandro Daiello, mas o presidente acabou optando por Segovia. Galloro é ex-aluno da Universidade de Harvard no Programa Segurança Nacional e Internacional da Harvard Kennedy School.
  • Prefeitura de Cáceres - MT abre seletivo

    Os candidatos serão submetidos à prova objetiva de caráter eliminatório que será realizada pela Equipe Técnica da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL.
    Nokia e Vodafone têm planos para colocar 4G na Lua

    Nokia e Vodafone têm planos para colocar 4G na Lua

    Pois bem, ao que tudo indica, o acesso não ficará restrito somente a Terra, mas sim, irá se estender para a Lua. A missão está sendo organizada pela empresa de exploração espacial PTScientists .
    The Walking Dead | Showrunner explica decisão controversa de matar personagem importante

    The Walking Dead | Showrunner explica decisão controversa de matar personagem importante

    A primeira metade da temporada terminou com o "começo do fim" de Carl Grimes ao receber a mordida de um dos "caminhantes". Após muitos episódios onde se via a audiência caindo, The Walking Dead finalmente voltou a ter números sólidos.

CONNECT