Netshoes confirma vazamento de dados e chantagem de hackers

SÃO PAULO - (Atualizada às 22h33) A Netshoes informou na noite desta terça-feira que estão sendo investigadas inúmeras hipóteses sobre a origem do vazamento de dados de seus clientes e que não foram identificados quaisquer indícios de ataque de hackers à estrutura tecnológica da companhia.

No texto à SEC, a Netshoes afirmou que os hackers tentaram extorquir a empresa com a liberação dos dados e a companhia "comunicou este fato a autoridades no Brasil".

O documento informa ainda que, após recomendação do MP-DF em janeiro, a empresa concordou em avisar por telefone ou carta os clientes afetados.

Por meio da assessoria de imprensa, nesta tarde, foram mencionadas duas dessas hipóteses: o vazamento ter sido provocado por um funcionário ou um parceiro. A empresa tem o prazo de 30 dias úteis após a data estabelecida para o início das ligações para concluir o aviso aos quase 2 milhões de clientes. As causas ainda estão sob investigação. De acordo com a empresa, uma auditoria contratada em dezembro verificou que "não há qualquer indício de invasão à sua estrutura tecnológica".

"Em decorrência das notícias publicadas na data de hoje (terça-feira, 27 de fevereiro de 2018) - como réplicas de nota originalmente publicada por grande agência internacional -, a Netshoes esclarece que não há nenhum fato novo relacionado ao episódio de divulgação de dados de consumidores da companhia".

No último mês, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recomendou que a Netshoes entrasse em contato com todos os clientes afetados.

"O comunicado enviado à SEC (Securities and Exchange Commission) é meramente protocolar, em função de a Netshoes comercializar ações na Bolsa de Nova York desde abril de 2017", disse a empresa. Na ocasião, foi acordado que a empresa fará a comunicação pessoal, por meio de contato telefônico, a todos os clientes que tiveram seus dados disponibilizados por terceiros na internet.

Aos poucos, os clientes estão sendo notificados sobre o incidente, que já está sendo investigado pela polícia.


Popular

CONNECT