Mau tempo: Proteção Civil regista 193 ocorrências

A Proteção Civil registou 490 ocorrências entre as 18:00 de terça-feira e as 15:00 de hoje, sobretudo quedas de árvores e limpeza de vias devido à neve, tendo o distrito de Viseu sido o mais afetado.

Paulo Santos, o comandante operacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), precisou que foram registadas 193 ocorrências entre as 18h00 de ontem e as 7h00 de hoje. De acordo com a ANPC, estão encerradas oito estradas nos distritos de Castelo Branco, Guarda, Vila Real e Lisboa. "São ocorrências essencialmente relacionadas com quedas de árvore e com limpezas de via", disse.

Além disso, a mesma fonte referiu ainda que relativamente a informações sobre itinerários interrompidos apenas há registo do Alto de Espinho, no IP4, que se encontrado encerrado o trânsito desde ontem, terça-feira, devido à queda de neve.

"Sabemos que existem várias estradas municipais interrompidas devido à neve".

No comunicado, a proteção civil pede ainda à população que colabore na limpeza e desobstrução dos acessos às habitações e comércios devido à neve.


Devido ao prolongamento do 'Alerta Laranja' pelo Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) para as próximas horas, o serviço municipal de Proteção Civil de Alijó informou que decidiu manter suspensas as atividades letivas durante o dia de quarta-feira, uma medida que afeta cerca de mil alunos.

Hoje, estes distritos estão sob aviso amarelo por causa da chuva, que pode ser forte e persistente, e do vento.

O IPMA prevê para esta quarta-feira no continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e de granizo e queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, sendo acima de 600/800 metros na região Norte até ao início da manhã.

A ANPC adianta que o vento vai ser mais intenso a partir da tarde de hoje, prevendo-se um agravamento, com rajadas a poderem atingir os 100 quilómetros por hora nas terras altas, entre quarta-feira e sexta-feira, além das previsões não excluírem a possibilidade de ocorrerem fenómenos localizados extremos.


Popular

CONNECT