COMÉRCIO MUNDIAL: OMC manifesta preocupação sobre guerra comercial

O brasileiro Roberto Azevedo, diretor-geral da OMC, alertou nesta segunda-feira que retaliações contra as medidas protecionistas dos EUA e a decisão de Donald Trump de aplicar novas tarifas contra o setor siderúrgico podem acabar causando danos a todos.

O secretário de comércio avaliou as ameaças da União Europeia de implementar tarifas de retaliação sobre produtos americanos emblemáticos, incluindo motos Harley Davidson, bourbon e o jeans Levi's, como triviais e um "erro de arredondamento".

Funcionário do Ministério do Comércio da China afirmou que o plano de Trump de criar uma tarifa de 25% sobre o aço importado e de 10% sobre o alumínio "prejudicaria seriamente os mecanismos de comércio multilateral representados pela Organização Mundial do Comércio e teriam um impacto enorme na ordenamento do comércio internacional". A potencial de escalada é real, como vimos a partir das respostas iniciais de outros" e afirma ainda "Uma guerra comercial não é de interesse de ninguém.

O anúncio de Trump suscitou várias reações e críticas. O presidente americano tuítou na sexta-feira (02/03), dizendo que "guerras comerciais são boas e fáceis de vencer". "Por exemplo, quando estamos abaixo de US$ 100 bilhões com um certo país e eles ficam fofos, não negocie mais - nós ganhamos muito".

Se a estratégia não der resultado, o Brasil vai sozinho à OMC (Organização Mundial do Comércio). Em agosto, Trump ordenou uma investigação para apurar se Pequim pressiona empresas a compartilhar sua tecnologia e em janeiro os impostos que incidem nos módulos solares chineses e máquinas de lavar foram aumentados.

Na manhã desta quinta, Trump já tinha afirmado no Twitter que as importações dos dois metais estavam destruindo a indústria nacional.

Pequim avisou já que adotará as "medidas necessárias" para defender os interesses dos seus exportadores. O Canadá é o maior exportador de aço para os EUA. Além do que, de acordo com um diplomata, "Trump não está fazendo nada que não tenha anunciado na campanha".

Pequim já iniciou uma avaliação sobre as importações de sorgo dos EUA e estuda a possibilidade de restringir as remessas de soja dos EUA - alvos que podem prejudicar o apoio a Trump em alguns estados agrícolas. Só perde para o Canadá, que exportou 5,8 milhões de toneladas ano passado.

O primeiro argumento do Itamaraty é o de que o aço brasileiro exportado para os Estados Unidos é semi-acabado, ou seja, usado como insumo em setores da indústria americana, como o automobilístico.

Em 2017 a Coreia do Sul foi o sexto maior parceiro comercial dos Estados Unidos, atrás da Alemanha e à frente de Grã-Bretanha e França.


Popular
  • "O jardim" é a música vencedora do festival da canção

    Na final do festival da canção , no pavilhão multiusos de Guimarães, estiveram 14 finalistas, escolhidas após duas meias-finais. O vencedor do Festival da Canção irá participar em maio no Festival da Eurovisão da Canção, que este ano se realiza em Lisboa .
    Neymar chega de cadeira de rodas; prazo para volta pode ser maior

    Neymar chega de cadeira de rodas; prazo para volta pode ser maior

    Estamos esperando o (médico da Seleção) Rodrigo Lasmar chegar e ele vai ter uma reunião com o clube. O técnico Tite adiou a convocação, que aconteceria nesta sexta-feira, para o dia 12.
    Adolescente é apreendido dirigindo carro com 661 quilos de maconha

    Adolescente é apreendido dirigindo carro com 661 quilos de maconha

    O veículo original certamente possuirá uma ilegalidade administrativa ou criminal que justifique a clonagem, de acordo com a PRF. O motorista, de 26 anos, declarou que é apenas empregado da empresa e desconhecia a adulteração veicular.
  • Coreia do Sul envia equipe para diálogo com Coreia do Norte

    Coreia do Sul envia equipe para diálogo com Coreia do Norte

    A Coréia do Sul enviará um emissário especial para a Coreia do Norte em resposta a convite do líder norte-coreano Kim Jong-Un. Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters.
    Samonella e fraudes motivaram nova fase da Carne Fraca

    Samonella e fraudes motivaram nova fase da Carne Fraca

    A operação cria mais problemas para a BRF , que passa por um processo de mudança no seu comando. A empresa nasceu em 2009, a partir da fusão da Sadia com a Perdigão .
    Fifa usa árbitro de vídeo para atrair patrocínio

    Fifa usa árbitro de vídeo para atrair patrocínio

    O número é muito menor se comparado ao tempo desperdiçado com faltas, cobranças de escanteio e tiros de meta. No ano passado, a Copa das Confederações foi o grande teste para a tecnologia, no país da Copa .
  • Justiça decreta prisão de casal acusado de matar filha de 5 anos

    Justiça decreta prisão de casal acusado de matar filha de 5 anos

    Entretanto, a equipe de resgate suspeitou que os hematomas na menina poderiam ser ocasionados por maus tratos e acionou a polícia. Interrogatórios nesse meio tempo também são feitos e normalmente a reconstituição do crime acontece e é apresentada ao júri.

    Brasil será um dos mais prejudicados por tarifas de Trump

    Navarro não deu detalhes sobre o procedimento de isenção e a Casa Branca não retornou imediatamente a um pedido por comentários. No sábado (3), Trump ameaçou as montadoras europeias com um imposto sobre as importações .
    A forma da água' é grande vencedor do Oscar 2018

    A forma da água' é grande vencedor do Oscar 2018

    Esperava-se uma noite marcada pelos temas da atualidade em Hollywood, mas o tom geral acabou por ser contido. O locutor então apresentou o anfitrião Jimmy Kimmel , que subiu ao palco já disparando piadas.
  • Macarrão é impedido de deixar presídio para regime aberto

    Macarrão é impedido de deixar presídio para regime aberto

    Com a mudança de regime, Luiz Henrique passa a cumprir sua pena em casa. "Quero continuar aqui em Pará de Minas", afirmou. A defesa de Macarrão conseguiu o benefício por causa de bom comportamento e pelos dias trabalhados na prisão.
    Neymar vai estar ausente entre dois meses e meio e três meses

    Neymar vai estar ausente entre dois meses e meio e três meses

    A operação no metatarso do pé direito que Neymar fará neste sábado (3) está criando um ruído na França. Mas a expectativa é de que o atleta fique fora dos gramados entre dois e três meses.
    Depois de atrasos, estação da Linha 5-Lilás tem obras finalizadas

    Depois de atrasos, estação da Linha 5-Lilás tem obras finalizadas

    Os dois acessos, nos dois lados da Avenida Ibirapuera, já estão funcionando. Segundo o Metrô, a nova estação irá atender 20 mil passageiros por dia.

CONNECT