Agência de Energia diz que produção de petróleo na Guiné Equatorial vai cair 15,8% até 2023

A Agência Internacional de Energia (AIE) anunciou esta segunda-feira que prevê um aumento da produção de petróleo do Brasil, Canadá, Noruega e sobretudo dos Estados Unidos, que bastará para satisfazer a procura mundial nos próximos dois anos. "Os Estados Unidos estão prontos para deixar a sua marca nos mercados de petróleo mundiais durante os próximos cinco anos", disse, na abertura do relatório para o quinquênio, o diretor executivo da AIE, o turco Fatih Birol, que se mostrou preocupado com o "fraco investimento global".

"Nos próximos três anos, só os aumentos (de produção) dos Estados Unidos cobrirão 80% do crescimento da demanda mundial, enquanto o Brasil, Canadá e a Noruega serão capazes de cobrir o restante", de acordo com o relatório anual da AIE. "A indústria do petróleo ainda não se recuperou dos dois anos de queda sem precedentes do investimento, registrada em 2015 e 2016", acrescenta o relatório.

"A produção de petróleo na Guiné Equatorial, o mais recente membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo desde 2017, está numa trajetória descendente desde o pico de 2004, quando produzia mais de 300 mil barris por dia", lê-se no 'Oil Market Report'.

No terreno da procura, a força da economia mundial deve apoiar "sólidos acréscimos", assegura o texto, que cita a projeção de crescimento global de 3,9% do Fundo Monetário Internacional (FMI) para os próximos anos, com um bom desempenho em praticamente todas as regiões.


Os analistas dizem, no entanto, que esperam "investimentos adicionais na exploração" petrolífera, exemplificando com a ExxonMobil, que opera o maior poço do país, o Zafiro, que fez recentemente uma descoberta significativa, cujo valor comercial ainda está por provar.

A AIE estima que a produção de petróleo dos Estados Unidos deve aumentar para os 12,1 milhões de barris por dia em 2023.

De acordo com as previsões desta agência, Angola vai bombear 1,65 milhões de barris de petróleo por dia este ano (o mesmo que no ano passado), e depois começará a cair para 1,60 milhões em 2019, descendo ainda mais para 1,56 no primeiro ano da próxima década.

Apesar disso, a AIE prevê que, como vem ocorrendo nos últimos anos, a China e a Índia somarão quase a metade da demanda mundial de petróleo, e se o aumento da demanda chinesa desacelerar, a indiana "aumentará ligeiramente".


Popular
  • Fluminense vence o Volta Redonda e é líder do Grupo C

    Fluminense vence o Volta Redonda e é líder do Grupo C

    Logo nos primeiros minutos, Ayrton Lucas e Gum foram traídos pelo gramado e deram sustos no torcedor tricolor presente no estádio. Ele (Robinho) pediu pra bater, eu até insisti, mas o que vale é o gol do Fluminense e os três pontos - afirmou Pedro.
    Juiz Carlos Alexandre não vai ser afastado da Operação Marquês

    Juiz Carlos Alexandre não vai ser afastado da Operação Marquês

    A defesa de José Sócrates contesta que Carlos Alexandre possa ser escolhido como juiz de instrução, explica o jornal. A Operação Marquês tem 28 arguidos acusados e está relacionada com a prática de crimes económicos e financeiros.
    'Black Mirror' vai ganhar 5ª temporada na Netflix

    'Black Mirror' vai ganhar 5ª temporada na Netflix

    O Netflix , no entanto, ainda não confirmou quantos episódios serão produzidos e qual é a data prevista para estreia. A série é criada e escrita por Charlie Brooker e tem como produtora-executiva Annabel Jones.
  • 'A Forma da Água' leva Oscar de Melhor Filme

    'A Forma da Água' leva Oscar de Melhor Filme

    Não é segredo para ninguém que esse é o principal evento de cinema, o qual nomeia e premia o que há de melhor nessa industria . Pela interpretação em The Post recebe a sua 21ª nomeação, um recorde absoluto entre atores e atrizes .
    Samonella e fraudes motivaram nova fase da Carne Fraca

    Samonella e fraudes motivaram nova fase da Carne Fraca

    A operação cria mais problemas para a BRF , que passa por um processo de mudança no seu comando. A empresa nasceu em 2009, a partir da fusão da Sadia com a Perdigão .
    Globo descobre funcionário que tirou fotos de Paolla Oliveira nua

    Globo descobre funcionário que tirou fotos de Paolla Oliveira nua

    O caso aconteceu durante a gravação da série " Assédio ", que é uma parceria da Rede Globo com a O2 Filmes. O que para mim é trabalho se transformou em oportunidade para alguém tentar tirar vantagens?, disse.
  • Kim Jong-un recebe delegação da Coreia do Sul

    Kim Jong-un recebe delegação da Coreia do Sul

    A delegação sul-coreana, formada por dez pessoas, foi liderada pelo diretor do Escritório de Segurança Nacional, Chung Eui-yong. Seul assegurou que, durante a visita, buscará ampliar a aproximação conquistada durante os Jogos de Inverno no mês passado.
    Vasco x Boavista ao vivo - Saiba onde assistir

    Vasco x Boavista ao vivo - Saiba onde assistir

    O placar final de 4x3 diz muito sobre a emoção que envolveu o confronto, que deixou a desejar em qualidade técnica. O time da casa começou a partida amassando o Boavista - foram cinco finalizações nos primeiros 15 minutos.
    Tiros disparados perto da Casa Branca

    Tiros disparados perto da Casa Branca

    De acordo com a Associated Press, o presidente norte-americano, Donald Trump, está atualmente na Florida. Não houve outros feridos ou troca de tiros com autoridades americanas.
  • Intoxicação mata mãe e deixa duas crianças em estado grave

    Intoxicação mata mãe e deixa duas crianças em estado grave

    Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas na manhã deste domingo em Borba, na sequência de uma intoxicação por monóxido de carbono. A mulher encontrava-se em paragem cardio-respiratória quando foi encontrada pelos bombeiros e acabou por morrer no local.
    Preço médio da gasolina caiu 0,38% na última semana — ANP

    Preço médio da gasolina caiu 0,38% na última semana — ANP

    A brasileira Ouro Petro teve a inscrição reprovada por falta de documentos e por não ter pagado taxa de participação. Além delas, foram habilitadas BP, Chevron, Exxomobil, Murphy, Petronas, Premier Oil, QPI, Repsol, Shell e Total.
    Asus Zenfone Max (M1) oficializado com uma bateria de 4.000 mAh

    Asus Zenfone Max (M1) oficializado com uma bateria de 4.000 mAh

    Isso permite uma captura de fotos mais dinâmica, dando ao usuário o poder de escolha para fazer suas composições visuais. Sem esquecer que esta performance topo de gama para o ASUS ZenFone 5Z é auxiliada pelos 8GB de RAM incluídos.

CONNECT