Estados do Nordeste assinam acordo de cooperação em segurança pública

"Serão desenvolvidas ações conjuntas com as forças de segurança dos Estados e a Força Nacional". A ação seria um trabalho em conjunto no combate ao tráfico de drogas e armas.

Os governadores assinaram documentos de compromisso para levar ao Governo Federal propostas de curto, médio e longo prazos. Precisamos reconhecer esse avanço que o governo federal assume”, explicou. "Vamos atuar, junto ao Ministério, para que haja uma integração com as Forças Armadas e as polícias Federal e Rodoviária Federal", acrescentou o governador do Piauí, Wellington Dias.

Em 2016, o Brasil registrou cerca de 61 mil mortes violentas letais intencionais, alcançando uma taxa de 29,7 assassinatos/100.000 habitantes, quase três vezes maior que a estabelecida pela ONU. A maioria destes assassinatos teve como instrumento empregado a arma de fogo.

Renan Filho propôs o redirecionamento da Força Nacional, composta por policiais nordestinos, para atuação na própria região de origem. "Não podemos aceitar o desmonte do nosso sistema de assistência social, pois são as políticas de prevenção que vão assegurar os resultados no enfrentamento da violência e da criminalidade", disse o governador.

Pedem a criação do Sistema Nacional de Classificação, Gestão e Monitoramento de Risco em relação ao crime e o criminoso (alto, médio e baixo risco).


A expansão desenfreada de Organizações Criminosas Transnacionais - ORCRIM multiplica os índices de criminalidade no país. O sistema usa dados policiais e georreferencimento.

Na Carta de Teresina, documento assinado ao final do encontro, os governadores defenderam a criação de um fundo e de um sistema nacionais de segurança pública e a instalação de um centro regional de inteligência da Polícia Federal no Ceará. As empresas do sistema financeiro e de transporte de valores devem ser chamados a contribuir com esse fundo nacional, diante do risco criado por suas atividades, o que implica maior responsabilidade. Com ele poderíamos ter as informações de criminosos disponíveis para todos os estados do nordeste”, relatou Abreu.

Mutirão para julgamento dos presos provisórios.

Reivindicam a liberação imediata de recursos para operações emergenciais.


Popular
  • Resultado do Fies deve ser divulgado nesta segunda

    Resultado do Fies deve ser divulgado nesta segunda

    Nessa modalidade, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito (banco). Resultado da pré-seleção na modalidade do P-Fies, para renda familiar de até cinco salários mínimos.
    Julgamento de Lula será transmitido ao vivo

    Julgamento de Lula será transmitido ao vivo

    Lula tenta evitar a prisão após o trânsito em julgado do processo no Tribunal Regional Federal da 4.ª Região, que o condenou a 12 anos e 1 mês de reclusão.
    Raio causa pana no Inmet e afeta previsão do tempo

    Raio causa pana no Inmet e afeta previsão do tempo

    O incidente aconteceu às 16h de ontem, mas telefones, computadores e até televisores do Inmet permanecem fora do ar. A empresa responsável pela manutenção do instituto já foi acionada e deve avaliar a situação ainda nesta segunda.
  • Avião russo cai na Síria e deixa mortos

    A Rússia é considerada a principal aliada do presidente sírio, Bashar Al-Assad, na guerra que já dura quase sete anos. O ministério informou que a bordo do avião Na-26 estavam 26 passageiros e seis membros da tripulação.
    Assessor jurídico foi detido — Benfica

    Assessor jurídico foi detido — Benfica

    Os tribunais de Fafe e Guimarães, bem como a SAD do Benfica, estão a ser alvos de buscas por parte da Polícia Judiciária. O assessor jurídico da SAD do Benfica, Paulo Gonçalves, foi detido esta manhã por suspeitas de corrupção ativa.
    Urgente: Barroso quebra o sigilo de Temer

    Urgente: Barroso quebra o sigilo de Temer

    Nesta segunda-feira (5), Temer informou que pediu ao Banco Central acesso aos extratos das suas contas bancárias que tiveram o sigilo quebrado por Barroso.
  • Intervenção no Rio é aprovada por 69% da população, aponta pesquisa CNT/MDA

    Intervenção no Rio é aprovada por 69% da população, aponta pesquisa CNT/MDA

    Outros nomes foram resposta de 3,1%; 20,4% afirmaram que vão votar em branco ou anular o voto; e 39,7% estão indecisos. Já contra o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o parlamentar teria mais chances ainda: 32,2% contra 9,4%.
    BRF diz ter recebido proposta com nova composição do conselho de administração

    BRF diz ter recebido proposta com nova composição do conselho de administração

    E a delação da JBS revelou que dois ex-conselheiros da empresa agiam como infiltrados da rival, visando facilitar a venda da BRF. O movimento se deu após insatisfação com os resultados da companhia, que amargou ano passado um prejuízo de R$ 1,1 bilhão.
    'A Forma da Água' leva Oscar de Melhor Filme

    'A Forma da Água' leva Oscar de Melhor Filme

    Não é segredo para ninguém que esse é o principal evento de cinema, o qual nomeia e premia o que há de melhor nessa industria . Pela interpretação em The Post recebe a sua 21ª nomeação, um recorde absoluto entre atores e atrizes .
  • Queda de avião militar russo na Síria provoca morte de 32 ocupantes

    Queda de avião militar russo na Síria provoca morte de 32 ocupantes

    Em sua primeira declaração, o Ministério da Defesa da Rússia disse que havia 26 passageiros e 6 tripulantes a bordo. No dia 14 de Fevereiro, um outro avião Antonov caiu na zona de Moscovo, matando 71 pessoas.
    Atlético-MG renova com Otero, Cazares e quatro atletas da base

    Atlético-MG renova com Otero, Cazares e quatro atletas da base

    Também renovaram o goleiro Fernando, até dezembro de 2019, e o meia Bruninho, de 17 anos, até dezembro de 2022. Aos 19 anos, o armador Marco Túlio renovou até dezembro de 2021.
    Governador anuncia mil vagas e edital em março — Concurso PM-PB

    Governador anuncia mil vagas e edital em março — Concurso PM-PB

    O edital do concurso , trazendo todos os detalhes, deve ser publicado no próximo dia 23 de março, no Diário Oficial do Estado. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (5), no programa oficial "Fala Governador", na rádio estatal Tabajara.

CONNECT