Novo golpe do WhatsApp promete kit de maquiagem no Dia da Mulher

O Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quinta-feira 8, está sendo utilizado como pretexto para mais um golpe em circulação no WhatsApp.

No entanto, ao seguir as orientações dos criminosos, a pessoa acaba sendo direcionada para páginas falsas com muitas propagandas que são estratégias montadas pelos criminosos para ganharem dinheiro, de acordo com a Kaspersky Lab, empresa de segurança. Depois, deve-se acessar o item "Configurações de site" e em seguida "Notificações".


Com o objetivo de atingir o maior número de vítimas, a mensagem criada pelos farsantes estimula o compartilhamento da notícia com os contatos do app. Os criminosos usam, ainda, o método de distribuição do conteúdo via sites e notificações nos navegadores, como mostra a imagem abaixo. A empresa alerta, no entanto, que algumas pessoas são redirecionados para que instalem um aplicativo de caráter malicioso a partir de instruções contidas na página falsa. "Criminosos brasileiros continuam usando o WhatsApp como vetor de ataques por causa de sua popularidade. O uso de um tema como o Dia Internacional das Mulheres demonstra que eles estão sempre adaptando os golpes para temas relevantes e que chamam a atenção das vítimas", afirma o analista sênior de segurança da Kaspersky Lab, Fabio Assolini em entrevista ao G1. Em janeiro, também através do WhatsApp, um phishing prometia desconto de R$ 50 como recompensa por uma suposta pesquisa de satisfação do Burger King. Já em fevereiro, foi a vez da empresa O Boticário ser utilizada, com a promessa de amostra grátis da linha Nativa SPA para quem acessasse o site indicado na mensagem.

Página falsa diz que vítima deve repassar mensagens a amigos antes de receber o kit. Caso seja uma promoção, entre em contato com a empresa para se certificar se a mesma é verdadeira.


Popular

CONNECT