Jungmann diz que modelo previsto na Constituição para segurança está falido

O encontro no Palácio do Planalto contou com a participação dos ministros da Justiça, Torquato Jardim; da Segurança Pública, Raul Jungmann; da Secretaria de Governo, Carlos Marun; do Gabinete de Segurança Institucional, general Sérgio Etchegoyen, do interino do Planejamento, Esteves Colnago, além de prefeitos e representantes de 23 capitais do país. "A maior parte será aplicada em programas de combate à violência contra a mulher e o feminicídio, que é um problema que nós temos que combater".

Jungmann disse ainda que o governo vai convidar os principais empresários do País - "o PIB brasileiro", como ele disse - para colaborar com o programa para a segurança pública. O montante já havia sido anunciado na semana passada, quando o governo liberou R$ 42 bilhões para reforço do policiamento e do investimento em tecnologia de segurança nos estados e municípios.

"Nesta semana ou, no máximo, na próxima, vou me reunir com Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil para ajudar a financiar projetos na área de segurança pública", disse.

Segundo o ministro, pelo cronograma do BNDES, os "empréstimos poderão estar disponíveis entre maio e junho".


O ministro destacou que mais de 80% da população brasileira vivem em cidades e que é preciso investir na segurança da população.

Jungmann visitará o Rio de Janeiro para acompanhar a intervenção militar na sexta-feira (9). São Paulo está fazendo um esforço muito grande em monitoramento eletrônico, nós já temos 10 mil câmeras doadas que estão sendo instaladas gradualmente, porque o custo não é apenas da câmera, mas também da instalação e do seu funcionamento e, para isso, a fonte de financiamento do BNDES será muito útil. Nesta quarta, o assunto deve ser o mesmo, além de propor ideias de como implantar o dinheiro.

Na queixa entregue no organismo regional, as entidades citam o artigo 41 da Convenção Americana, que diz que a comissão deve "promover a observância e a defesa dos direitos humanos".


Popular

CONNECT