Em Brasília, prefeitos alagoanos assinam convênios do Internet para Todos

Para isso, prefeitos de mais e dois mil municípios, dentre os quais dr Hildon, assinam hoje à tarde, em Brasília, o termo de adesão ao programa Internet para Todos, do governo federal.

O programa garante parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e as cidades para o fornecimento de conexão à internet em banda larga nas localidades onde inexista oferta adequada.

A conexão de Internet será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), de propriedade do governo brasileiro, que recebeu R$ 3 bilhões em investimentos.

O termo de adesão será firmado com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, no Centro Internacional de Convenções de Brasília e deverá contar com a presença do presidente Michel Temer. Cerca de 40 mil localidades devem ser beneficiadas pelo programa em todo o país.


Segundo a Telebras, o termo de adesão que assinado pelos prefeitos define a infraestrutura básica e as condições para a participação dos municípios no programa. Os locais começarão a receber as antenas em maio, de acordo com o MCTIC. Os recursos serão utilizados nas áreas da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento Social e serão transferidos conforme critérios de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). "Sendo assim, os prefeitos terão a possibilidade de utilizar este crédito extraordinário em um cenário de dificuldades financeiras", destaca. Itupeva foi um dos primeiros municípios do Brasil a integrar o programa. O número de municípios habilitados pode ser acrescido em mais de 330 já que 2.593 municípios manifestaram interesse em participar do programa.

Municípios beneficiados na primeira etapa: Anadia, Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Batalha, Belém, Cacimbinhas, Campo Alegre, Campo Grande, Carneiros, Coité do Nóia, Colônia Leopoldina, Coruripe, Craíbas, Dois Riachos, Flexeiras, Ibateguara, Igreja Nova, Inhapi, Jacaré dos Homens, Japaratiga, Jequiá da Praia, Joaquim Gomes, Jundiá, Junqueiro, Major Isidoro, Maragogi, Maravilha, Marechal Deodoro, Mata Grande, Matriz de Camaragibe, Minador do Negrão, Novo Lino, Olho d'Água das Flores, Olho d'Água Grande, Oliveira, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Piaçabuçu, Pilar, Poço das Trincheiras, Porto de Pedras, Porto Real do Colégio, Quebrangulo, Rio Largo, Santana do Ipanema, Santana do Mundaú, São Brás, São José da Laje, São José da Tapera, São Miguel dos Campos, São Sebastião, Senador Rui Palmeira, Tanque d'Arca, Taquarana, Teotônio Vilela e Viçosa.

O município deverá selecionar um espaço na localidade indicada para a instalação de uma antena pela empresa de internet credenciada para prestar serviço.

Além de garantir a segurança da área, o município vai custear as despesas de energia elétrica que esses equipamentos consumirem.


Popular

CONNECT