Rex Tillerson cancela actividades no Quénia

Teve um papel direto no "programa de rendição extraordinária" da agência, em que pessoas acusadas de terrorismo sequestradas pelos serviços secretos dos Estados Unidos ficaram sob a custódia de governos estrangeiros e foram mantidos em instalações secretas fora do país, onde eram submetidos a tortura.

Steve Goldstein, um dos principais diplomatas dos Estados Unidos, foi demitido nesta terça-feira (13) depois de fazer comentários sobre a destituição do secretário de Estado Rex Tillerson.

Em janeiro de 2017, mês em que tomou posse, Trump disse que "a tortura funciona", e sugeriu que os seus conselheiros de segurança estavam defendendo a volta de duros métodos de interrogatório.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demitiu seu secretário de Estado, Rex Tillerson, e colocou em seu lugar o diretor da CIA (agência de inteligência americana), Mike Pompeo. Obrigado, Rex Tillerson, por seu serviço!

Tillerson "será muito mais feliz agora", comentou o presidente, antes de embarcar para uma viagem a San Diego, onde inspecionará um protótipo do muro que ele pretende construir na fronteira com o México.

Aos 61 anos, Gina Haspel atingiu o topo da carreira e tornou-se a primeira mulher a liderar a Agência Central de Informações (CIA) dos EUA.

Quando ela foi indicada como vice-diretora no ano passado, agentes de inteligência que serviram com Gina e autoridades do Congresso disseram que em 2002, durante o governo do presidente republicano George W. Bush, ela administrou uma prisão secreta da CIA na Tailândia apelidada de "Olho de Gato".

Em outro, Tillerson trabalhou por uma solução diplomática para a tensão entre EUA e Coreia do Norte, mas Trump prometeu agir com "fogo e fúria". Em meio a dúvidas sobre o contexto da demissão, o presidente Donald Trump disse em declarações à imprensa que foi ele quem tomou a decisão de alterar a equipe.

"O secretário não conversou com o presidente e não está ciente do motivo [da exoneração], mas é grato pela oportunidade que teve de servir e ainda acredita fortemente que o serviço público é um chamado nobre".

Nesta terça-feira algumas autoridades de inteligência dos EUA disseram que relatos sobre seu suposto envolvimento em interrogatórios que incluíram tortura são falsos - mas não deram detalhes de imediato nem negaram sua implicação na destruição de vídeos de técnicas de interrogatório violentas.

A saída de Tillerson veio um dia depois de ele retornar aos EUA de uma viagem abreviada à África.

"Desejamos o melhor para o secretário designado Pompeo", completou. Até o fim do mês, ele afirmou que irá delegar funções para o seu vice no Departamento de Estado com o objetivo de assegurar uma transição suave na liderança da diplomacia americana. O perfil mais 'institucional' do então secretário de Estado contrastava com o estilo de Trump, e várias vezes os dois trocaram acusações.


Popular

CONNECT