Aposentados que perderam prova de vida devem ir à agência do INSS

O mais importante a destacar é que toda pessoa que recebe benefício do INSS precisa fazer a Comprovação de Vida anualmente e, por isso, foram convocados todos aqueles que a não fizeram há mais de um ano desde que começaram a receber o benefício ou que fizeram a última comprovação.

O balanço atualizado de quantos beneficiários ainda não fizeram a prova de vida depende da finalização da folha de pagamento e, tão logo seja possível, o INSS divulgará aqui no Portal do INSS.

Quem não comparecer terá a aposentadoria ou a pensão suspensa. Ribeiro lembrou que não é necessário ir a agências da Previdência Social - o procedimento é feito diretamente no banco em que o beneficiário recebe o dinheiro, mediante apresentação de documento de identificação com foto. Isso porque não procuraram uma agência bancária ou do próprio Instituto para fazer a comprovação de vida.

Segundo o INSS, o pagamento do benefício poderá ser interrompido até que o segurado faça a comprovação de vida no banco.

A prova de vida pode ser feita por procuração?


4 - E quem não pode ir à agência?

Segundo o INSS, é preciso ir até uma agência da instituição para regularizar a situação. Alguns bancos utilizam a tecnologia de biometria (impressão digital) para realizar a prova de vida nos terminais de autoatendimento.

Basta um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e entre outros). Nesse caso, o procedimento poderá ser realizado no banco por um procurador cadastrado no INSS.

1 - Onde fazer a prova de vida?

Aqueles que não puderem comparecer por motivos de doença ou dificuldades de locomoção, devem enviar, em seu lugar, um procurador, que precisa estar devidamente cadastrado no INSS.

Como se faz para cadastrar um procurador no INSS?


Popular

CONNECT