Ex-presidente francês Sarkozy será julgado por corrupção e tráfico de influência

Trata-se de um dos vários casos que envolvem Sarkozy e o segundo até agora em que ele foi mandado para julgamento.

O escritório judiciário da França informou nesta quinta-feira que o ex-presidente Nicolas Sarkozy deverá enfrentar julgamento por acusações de corrupção e tráfico de influência. As informações estão a ser avançadas pela imprensa francesa.

Nessas escutas foram descobertas conversas entre o ex-presidente e seu advogado, das quais se deduziu que Sarkozy tentava obter, através do juiz Azibert, informação secreta de outro processo que investigava se Liliane Bettencourt, herdeira do império de cosméticos L'Oréal, financiou ilegalmente sua campanha de 2012.

O processo remete para 2014 e tem como base escutas telefónicas que foram obtidas durante as investigações do alegado financiamento da campanha de 2007 com dinheiro do regime líbio de Muhamar Kadafi.

O juiz Gilbert Azibert, e o advogado de Sarkozy também deverão ser julgados no mesmo caso.

O ex-presidente francês foi detido e liberado no último dia 20 para ser interrogado sobre a suspeita de ter recebido secretamente 50 milhões de euros da Líbia, na época governada pelo ditador Muammar Khadafi, para financiar a campanha que o levou à presidência da França. Este caso será julgado em separado do processo das chamadas telefónicas.


Popular

CONNECT