Advogados de Lula levam ao STF parecer contra prisão após 2ª instância

Nesta semana, Brasília receberá uma série de manifestações: contra e a favor do petista.

Ao condenar Lula em 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, o TRF-4 determinou que ele seja preso após se esgotarem os recursos de segunda instância.

As cinco horas da sessão plenária daquele primeiro dia de julgamento foram dedicadas somente à discussão sobre o cabimento ou não do habeas corpus de Lula, que acabou sendo aceito por sete votos a quatro. Após a análise desse último recurso, a prisão dele poderia ser determinada com base na decisão do STF que autorizou, em 2016, a prisão de condenados pela segunda instância da Justiça, mas a liminar da Corte impediu a efetivação da decisão.

Rosa Weber está com os golpistas ou com aqueles que resistem ao golpe? São eles Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli, Marco Aurélio Mello, Gilmar Mendes e o decano, Celso de Mello. A presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, no entanto, tem indicado que não vai colocar o tema em votação novamente.

Rosa é contra a nova jurisprudência adotada pelo tribunal, mas seu voto no caso de Lula é considerado uma incógnita porque, nos julgamentos de habeas corpus, ela tem contrariado suas convicções pessoais e votado de acordo com a orientação definida pela maioria dos colegas. O ministro votou favoravelmente ao ex-presidente na aceitação do habeas corpus, no dia 22, mas por uma questão de agenda pode não estar presente na apreciação do mérito do pedido de liberdade.

O juiz da Lava Jato [VIDEO] afirmou, em uma entrevista ao Roda Viva, que uma alteração no entendimento sobre a prisão após condenação em segunda instância não livraria apenas corruptos da cadeia, mas vários outros criminosos, como estupradores, pedófilos, desviadores de recursos da Saúde e Educação e etc. Se obtiver sucesso, o ex-presidente poderá seguir recorrendo da condenação, o que levará a conclusão do processo para as últimas instâncias do Judiciário.


Popular
  • Papa Francisco lava pés de presos

    Papa Francisco lava pés de presos

    Em mais um discurso marcante, o Papa Francisco voltou a apelar à paz e respeito pela dignidade humana por todo o mundo. Além de ser considerado referência no jornalismo italiano, Scalfari se declara ateu publicamente.
    São Paulo anuncia a contratação do atacante Gonzalo Carneiro

    São Paulo anuncia a contratação do atacante Gonzalo Carneiro

    O São Paulo trouxe como reforços os seguintes jogadores: Anderson Martins, Diego Souza, Jean, Nenê, Régis, Tréllez e Valdívia. O Tricolor volta a treinar na manhã deste sábado, no Centro de Treinamentos da Barra Funda, e também treina cedo no domingo.
    Confira a programação para a Páscoa no Amazonas, a partir desta quinta

    Confira a programação para a Páscoa no Amazonas, a partir desta quinta

    O Domingo de Ramos marca o início da Semana, que simboliza a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Neste dia, as igrejas reservam boa parte da cerimônia religiosa para o momento de adoração a cruz.
  • Atlético vence o Cruzeiro por 3×1

    Atlético vence o Cruzeiro por 3×1

    Na primeira briga pelo título, o artilheiro balançou as redes duas vezes, com um impressionante gol de joelho e um cabeceio. Em evolução, Adilson acredita que os próximos confrontos diante do Cruzeiro serão importantes para o crescimento da equipe.
    Reino Unido classifica de

    Reino Unido classifica de "lamentável" a resposta da Rússia por caso Skripal

    O Reino Unido expulsou 23 diplomatas russos, e mais de 25 países anunciaram medidas semelhantes. Nos anos 90, foi recrutado como agente duplo pelo serviço secreto britânico.
    Dois joseenses morrem atropelados por lancha em Angra dos Reis

    Dois joseenses morrem atropelados por lancha em Angra dos Reis

    Segundo o delegado do caso, a habilitação dele está em dia e o teste para verificar se houve ingestão de álcool deu negativo. Já Walquíria de Almeida Barros chegou a ser levada para o Hospital Geral de Japuíba, mas não resistiu aos ferimentos.
  • Joaquim Barbosa no PSB

    Joaquim Barbosa no PSB

    O PSB conseguiu reverter todas as resistências internas à filiação de Barbosa e ao lançamento de sua candidatura à Presidência.
    Adam Sandler e Jennifer Aniston juntos em Murder Mistery, para o Netflix

    Adam Sandler e Jennifer Aniston juntos em Murder Mistery, para o Netflix

    Sete anos depois de " Esposa de Mentirinha ", a dupla vai estrelar uma nova comédia da Netflix , chamada " Murder Mystery ". Em " Esposa de Mentirinha ", a parceria dela com Adam Sandler arrecadou US$ 318 milhões nos cinemas mundiais e EUA.
    Vários palestinianos mortos durante protesto na Faixa de Gaza

    Vários palestinianos mortos durante protesto na Faixa de Gaza

    Os conflitos alargaram-se, e pelo menos mais sete palestinianos foram mortos nos confrontos que se seguiram à morte de Samour. O exército israelita tentou dispersar os manifestantes com gás lacrimogéneo e outros meios de dissuasão.
  • China aplica taxas a produtos dos EUA como retaliação

    China aplica taxas a produtos dos EUA como retaliação

    A China reagiu em relação às tarifas aprovadas pelo governo do presidente Donald Trump sobre as importações de aço e alumínio. O comunicado diz ainda que isso causou sérios danos aos interesses chineses.
    A confirmação de Occhi na Saúde

    A confirmação de Occhi na Saúde

    A cerimônia foi marcada para segunda-feira, às 10h30, no Palácio do Planalto . Occhi deve tomar posse na segunda, às 10h. Agora, decidiu encerrar o assunto.
    Pelo menos cinco mortos e mais de 300 feridos — Faixa de Gaza

    Pelo menos cinco mortos e mais de 300 feridos — Faixa de Gaza

    Enquanto Israel celebra em 2018 os 70 anos da sua independência, os palestinianos continuam a guardar pela formação do seu Estado, que parece cada vez mais incerta.

CONNECT