Novos ministros da Saúde e Transportes tomam posse hoje

Em meio à nova crise política deflagrada com a prisão de seus amigos na quinta-feira (29), o presidente Michel Temer antecipou para esta segunda-feira (2) a posse de alguns ministros que entram no lugar daqueles que deixarão os cargos por causa das eleições.

Também será empossado o novo presidente da Caixa Econômica Federal, Nelson Antônio de Souza, conforme noticiou a coluna Painel, da Folha de S. Paulo. Ao longo desta semana, ministros que vão se candidatar deixarão o comando das pastas já que, de acordo com a legislação eleitoral, o prazo final para a chamada desincompatibilização do cargo é o dia 7 de abril.

Occhi estava na presidência da Caixa desde junho de 2016, quando Temer substituiu os indicados de Dilma Rousseff nas estatais.

Gilberto Occhi tomou posse como ministro da Saúde no lugar de Ricardo Barros (PP-PR), que retoma o mandato de deputado federal e pretende disputar a reeleição em outubro.

Segundo o blog do Valdo Cruz, a operação gerou no Palácio do Planalto um temor de que o presidente possa vir a ser alvo de uma terceira denúncia da Procuradoria Geral da República. Também exista a expectativa sobre a saída do ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra; de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho; da Integração Nacional, Helder Barbalho; e do Esporte, Leonardo Picciani. Temer confirmou no domingo (1º) que o secretário-executivo Esteves Pedro Colnago Junior irá assumir a pasta.

Seu sucessor na Caixa Econômica, Nelson Antônio de Souza, é atualmente vice-presidente de Habitação do banco, onde entrou em 1979 e já ocupou os cargos de diretor executivo de Gestão de Pessoas, chefe de gabinete da presidência, superintendente nacional da região Nordeste e do FGTS, entre outros.

A Operação Skala investiga suposto favorecimento das empresas do setor portuário por meio da edição do Decreto dos Portos, assinado por Temer no ano passado.

Uma reunião entre Temer e a cúpula do partido estava prevista para esta segunda-feira, mas o governo se antecipou e bateu o martelo neste sábado.


Popular

CONNECT