China impõe tarifas sobre 128 produtos dos EUA

A China reagiu em relação às tarifas aprovadas pelo governo do presidente Donald Trump sobre as importações de aço e alumínio.

Na análise publicada esta quarta-feira, a Capital Economics considera que as novas tarifas anunciadas pela China destinam-se, sobretudo, a ter um efeito dissuasor para que os EUA retrocedam na intenção de aumentar os custos de entrada no país a produtos tecnológicos chineses posta a consulta no dia anterior. O jornal The Guardian destaca que os Estados onde a agricultura é predominante serão os mais afetados, precisamente aqueles que foram decisivos na eleição de Donald Trump, que apertou o gatilho desta guerra comercial. "Pretendemos nos dar bem com a China, mas temos que fazer algo muito substancial sobre o comércio", disse. Até agora, produtos agrícolas com elevado volume de exportações para a China, como a soja, estão de fora do grupo. "Não há vencedores numa guerra comercial, e quem a inicia é quem mais se prejudica".

"Qualquer tentativa de colocar a China de joelhos com ameaças e intimidações nunca terá êxito".

Esta lista, que inclui dispositivos de tecnologia de ponta das indústrias aeroespacial e robótica, está agora sujeita a um período de comentários públicos de 30 dias antes que as tarifas protecionistas entrem em vigor.


O gigante asiático, que é o segundo maior parceiro comercial dos EUA, já anunciou na última segunda-feira a imposição de taxas para um conjunto de 128 produtos americanos, em resposta às tarifas que Washington anunciou no mês passado sobre as importações de aço e alumínios chineses.

Tal lista, disseram as autoridades, está em linha com os danos económicos causados pela China, que é acusada de violar políticas de tecnologia.

O escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR, na sigla em inglês) precisa apresentar a lista de produtos até sexta-feira, de acordo com o decreto tarifário contra a China que Trump assinou em 22 de março.

O governo chinês acrescentou que a data exata da introdução das medidas comerciais dependerá de quando os EUA anunciarem a aplicação de suas tarifas. As medidas aumentam a tensão comercial entre os países, que são as principais economias do mundo. A nova leva de tarifas inclui 106 produtos, como a soja, os automóveis e o sumo de laranja, aos quais vai ser aplicado um imposto de importação de 25%.


Popular
  • Para Modric,

    Para Modric, "pequenos detalhes" decidirão Juventus x Real Madrid

    JUVENTUS: Buffon; Lichtsteiner, Chiellini, Barzagli e Asamoah; Bentancur, Khedira, Matuidi, Douglas Costa e Dybala; Higuaín. Zidane admite que encarar a Juventus é sempre especial, pois, como jogador, atuou pela Velha Senhora.

    Embaixador russo nos EUA: caso Skripal é pretexto para difamar Rússia

    Não tem cura, garante um dos seus criadores, o cientista russo Vil Mirzayanov, radicado nos Estados Unidos da América. No total, 171 pessoas deixarão o país, informou a agência de notícias estatal TASS, citando Antonov.
    Promotoria alemã pede extradição de Puigdemont para Espanha

    Promotoria alemã pede extradição de Puigdemont para Espanha

    O político catalão é acusado de sedição , um crime que a lei espanhola pune com uma pena que pode chegar aos 25 anos de prisão.
  • MC Carol denuncia agressão de ex-namorado

    MC Carol denuncia agressão de ex-namorado

    MC Carol , de Niterói , uma das revelações do funk, foi agredida pelo ex-marido na madrugada desta quarta-feira (04). MC Carol publicou fotos da mão machucada após ser agredida pelo ex-namorado.
    Mesmo com nova decisão da Justiça, Dado Dolabella será solto

    Mesmo com nova decisão da Justiça, Dado Dolabella será solto

    Mesmo sendo solto, Dado pode ter a situação complicada caso ele continue a dever a pensão ao filho. A liberdade na próxima sexta-feira não encerra o processo da pensão.
    Sorteio das Quartas de Final será nesta segunda-feira — Nordestão

    Sorteio das Quartas de Final será nesta segunda-feira — Nordestão

    Terminada a fase de grupos do Nordestão, o sorteio definirá os jogos das quartas-de-final, que serão disputadas em maio. Na fase anterior, o Belo ganhou por 1 a 0 em Salvador e o Tricolor venceu por 2 a 0 em João Pessoa.
  • Ryanair. Sindicatos vão avançar para greve europeia

    Ryanair. Sindicatos vão avançar para greve europeia

    Fonte oficial do SNPVAC disse à Lusa que os sindicatos envolvidos na negociação são, além de Portugal, França, Alemanha, Espanha, Itália, Bélgica e Holanda.

    Linha Galaxy S6 deixa de receber actualizações de segurança

    Isso significa, que os dispositivos deixarão de receber, daqui para frente, novas versões ou mesmo correções de bugs. Os smartphones da linha Galaxy S6 foram lançados em 2015, quando chegaram ao mercado com o Android 5.0 (Lollipop).
    Já é conhecido o onze do FC Porto

    Já é conhecido o onze do FC Porto

    Temos que interiorizar e fazer mais do que fizemos hoje, a começar por mim porque sou o principal responsável desta derrota. A equipa da cidade invicta venceu por 84 vezes contra apenas 36 vitórias do Belenenses , registaram-se ainda 32 empates.
  • Toyota apresenta o novo Corolla 2019

    Toyota apresenta o novo Corolla 2019

    Isso pode provocar lesões físicas graves e até fatais, tanto para o passageiro quanto aos demais ocupantes do veículo. A marca japonesa irá substituir o airbag do passageiro de 53.635 unidades, produzidas em 2013.
    Debilitado, Mr. Catra tem cirurgia adiada

    Debilitado, Mr. Catra tem cirurgia adiada

    De acordo com o "Extra", ele está proibido de comer gordura e doces, de ingerir bebidas alcoólicas e teve que diminuir o cigarro. Realizando sessões semanais de quimioterapia em um conceituado hospital da Grande São Paulo, Mr.
    Ivete Sangalo volta a malhar

    Ivete Sangalo volta a malhar

    Eu não estou tão menininha quanto o habitual, só usando filtros para poder disfarçar as noites sem dormir. As gêmeas completaram um mês de vida no último dia 10. "Bom dia, gente.

CONNECT