Prisão contra Lula da Silva "foi arbitrária", diz advogado de defesa

"Com a decisão nas mãos, é esperado de Sérgio Moro, o juiz federal que conduziu as investigações contra Lula, que expeça um mandado de prisão contra o ex-presidente em questão de dias".

Na quarta-feira (4), data do julgamento do pedido de habeas corpus do ex-presidente no STF (Supremo Tribunal Federal), haverá uma concentração às portas do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, também em São Bernardo do Campo.

"Relativamente ao condenado e ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, concedo-lhe, em atenção à dignidade cargo que ocupou, a oportunidade de apresentar-se voluntariamente à Polícia Federal em Curitiba até as 17:00 do dia 06/04/2018, quando deverá ser cumprido o mandado de prisão", anotou.

O causídico questionou a ordem de prisão, frisando que o próprio Tribunal Federal da 4ª Região (TRF4) havia determinado, ao condenar o ex-presidente em 24 de janeiro passado, que a sua prisão só seria decretada depois de todos os recursos naquela órgão de segunda instância tivessem terminado.

"Ao rejeitar o Habeas Corpus apresentado pela defesa de Lula e reafirmar a validade do teor da súmula 122, o STF enxovalha a Constituição Federal para somar-se àqueles que desprezam a democracia e o Estado Democrático de Direito, contribuindo para o aprofundamento do estado penal e da escalada autoritária", diz a legenda.

Ontem, o Supremo recusou pedido de HC da defesa de Lula que tentava impedir a prisão imediata após a decisão da segunda instância. Na sequência Moro também descarta o uso de algemas em qualquer hipótese. O New York Times trouxe a manchete "Lula, ex-presidente do Brasil, pode ser preso, define Tribunal".

Divididos, os 11 integrantes do STF debaterão um caso que, embora seja específico, poderá chegar a indicar aos tribunais inferiores uma mudança na interpretação constitucional que permite prender condenados em segunda instância.

Em casos semelhantes na Lava Jato, o juiz determinou a prisão sem esperar comunicação do tribunal.

As lideranças foram alertadas por criminalistas de que a detenção do ex-presidente pode ocorrer até mesmo nas próximas horas e que era necessária uma mobilização imediata.


Popular
  • McGregor entregou-se à polícia

    McGregor entregou-se à polícia

    Um deles, Michael Chiesa, acabou sendo atingido por estilhaços e pode ficar fora do evento que ocorre neste sábado, no Brooklyn. White garantiu que McGregor perderia o cinturão até 70 kg (peso leve) disputado por Khabib e o americano Max Holloway.
    Prisão de um ex-presidente é acontecimento triste em qualquer país — Marina

    Prisão de um ex-presidente é acontecimento triste em qualquer país — Marina

    Assim, o caso de Lula é atípico, por não se tratar de prisão provisória, mas de cumprimento efetivo de pena. O New York Times trouxe a manchete " Lula , ex-presidente do Brasil, pode ser preso, define Tribunal".
    China vai à OMC contra taxas de EUA sobre produtos tecnológicos

    China vai à OMC contra taxas de EUA sobre produtos tecnológicos

    O governo chinês havia prometido tomar as medidas necessárias se os EUA começarem uma guerra comercial. A China também apresentou uma queixa à OMC contra as "medidas tarifárias visando produtos chineses".
  • Petroleiros discutem paralisação nacional contra prisão de Lula

    Petroleiros discutem paralisação nacional contra prisão de Lula

    Eles procuraram três pessoas próximas ao petista para acertar as condições e o local do encarceramento. Em sua decisão, Moro defendeu que não cabem mais recursos com efeitos suspensivos junto ao tribunal.
    Apple Pay chega oficialmente ao Brasil

    Apple Pay chega oficialmente ao Brasil

    A empresa diz que não coleta dados das transações e que nem mesmo fica sabendo o que, por quanto e onde os clientes compraram. É o primeiro mercado latino-americano que recebe o sistema de pagamento da empresa, lançado em 2015 nos Estados Unidos.
    Ordem de prisão de Lula atropela planos petistas

    Ordem de prisão de Lula atropela planos petistas

    No documento, os juízes consideram que já não há pretexto que justifique o adiamento do cumprimento da pena. TRF-4 recomenda detenção de Lula O entendimento dos magistrados foi naturalmente diferente do da defesa.
  • Moro proíbe uso de algemas no ex-presidente Lula

    Moro proíbe uso de algemas no ex-presidente Lula

    O primeiro embargo de declaração já foi negado em 26 de março, e o tribunal costuma negar os que são apresentados posteriormente. A prisão ficará a cargo do delegado da Polícia Federal Maurício Valeixo, também Superintendente da Polícia Federal no Paraná.
    Com prisão de Lula, Brasil vai virar 'republiqueta de banana', diz Gleisi

    Com prisão de Lula, Brasil vai virar 'republiqueta de banana', diz Gleisi

    Os advogados de Lula acreditavam que ela votaria pela concessão do habeas corpus , mas votou no sentido contrário. A princípio, não há impedimento legal para que sua candidatura seja registrada até o dia 15 de agosto.
    Homem é hospitalizado após ser agredido na porta do Instituto Lula

    Homem é hospitalizado após ser agredido na porta do Instituto Lula

    No despacho de três páginas, Moro destacou que não cabem mais " recursos com efeitos suspensivos" junto ao TRF-4. Em seu despacho, Moro afirmou que está "vedada a utilização de algemas em qualquer hipótese".
  • O melhor golo de Ronaldo deu origem a um relato imperdível | VÍDEO

    O melhor golo de Ronaldo deu origem a um relato imperdível | VÍDEO

    No jogo de volta, na próxima quarta-feira, o Real pode perder por até dois gols de diferença no Santiago Bernabéu , em Madri. Toni Kroos , cabeça pensante do meio-campo merengue, acertou uma bomba no travessão de Buffon ainda no primeiro tempo.
    Jay-Z fala sobre a mãe ter se assumido lésbica

    Jay-Z fala sobre a mãe ter se assumido lésbica

    O mundo está a mudar por isso está na hora de ser feliz, mas vives no medo de ser só eu. "Ama quem amas, porque a vida não tem garantias".
    Spotify entra em bolsa com um disparo de 25%

    Spotify entra em bolsa com um disparo de 25%

    Trata-se de uma das dez maiores aberturas de capital de tecnologia da história, atrás de empresas como Google, Facebook e Alibaba. Apesar do Spotify afirmar que não está a angariar capital a verdade é que esta capitalização é bem-vinda.

CONNECT