"Defesa de Lula abusa do recurso dos embargos", diz advogado

Segundo a ordem de Moro, na tarde de quinta (5), o petista deve se apresentar à sede da Polícia Federal em Curitiba até as 17h desta sexta (6).

A defesa do ex-Presidente apresentou esta sexta-feira um novo pedido de habeas corpus, desta vez dirigido ao Superior Tribunal de Justiça.

Pelas prisões de Curitiba, cidade apelidada de "Capital da Lava Jato", passou a maioria dos "peixes grandes" que caíram na rede de Moro, como o empresário Marcelo Odebrecht, o ex-ministro da Fazenda de Lula Antonio Palocci, e o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha. O que pode causar problemas judiciais é uma eventual incitação à violência por parte do ex-presidente ou de seus apoiadores.

O ex-Presidente inicia o cumprimento da pena em uma sala previamente preparada - espécie de Sala de Estado Maior -, na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, separado dos demais presos.

O antigo Presidente está também a aguardar o resultado de um novo pedido de 'habeas corpus' [garantia que permite aguardar julgamento em liberdade] feito pela defesa, desta vez dirigido ao Superior Tribunal de Justiça.


Isso já havia ocorrido duas vezes, em 2016, quando ele liberou áudios de Lula com a ex-presidente Dilma Rousseff e ordenou a condução coercitiva do ex-presidente.

A Polícia Federal descarta, por ora, o envio de agentes ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo para prender o ex-presidente Lula. Ninguém em Brasília, porém, espera que um recurso desse tipo prospere após o próprio STJ ter rejeitado em plenário um "habeas corpus" preventivo que tentava evitar a iminente prisão do petista.

"Não haverá resistência, mas ele não irá para o matadouro de cabeça baixa, por livre e espontânea vontade", disse à reportagem José Roberto Batochio, que cuida da defesa de Lula junto com Cristiano Zanin Martins. A defesa alega que a decisão de Moro é ilegal e inconstitucional, uma vez que uma sentença anterior estabelecia que a prisão não podia ser ordenada sem que todos os trâmites estivessem terminados.

Lula foi condenado por Moro no caso do tríplex de Guarujá em julho de 2017.


Popular
  • Edson Fachin é confirmado como relator do recurso de Lula ao STF

    Edson Fachin é confirmado como relator do recurso de Lula ao STF

    Os ministros Jorge Mussi , Ribeiro Dantas e Joel Ilan Paciornik também votaram contra o habeas corpus preventivo de Lula . Relator do pedido, o ministro foi o primeiro a se manifestar na sessão desta quarta-feira (4).
    Apple Pay chega oficialmente ao Brasil

    Apple Pay chega oficialmente ao Brasil

    A empresa diz que não coleta dados das transações e que nem mesmo fica sabendo o que, por quanto e onde os clientes compraram. É o primeiro mercado latino-americano que recebe o sistema de pagamento da empresa, lançado em 2015 nos Estados Unidos.
    Segundo pesquisa do Ibope, governo de Temer é reprovado por 72%

    Segundo pesquisa do Ibope, governo de Temer é reprovado por 72%

    No ranking, a segunda região que teve maior aumento de aprovação no tema foi a Sul, com aumento de seis pontos percentuais. Segundo o levantamento, as avaliações sobre nove áreas de atuação do governo também permaneceram dentro da margem de erro.
  • Dilma transfere título eleitoral para Belo Horizonte

    Dilma transfere título eleitoral para Belo Horizonte

    O deputado estadual Durval Angelo (PT), contudo, acredita que Aécio desistirá da candidatura com a entrada de Dilma. Segundo a legislação eleitoral, quem pretende concorrer deve definir seu domicílio até seis meses antes da eleição.
    Lula deverá ficar em sala especial na PF no Paraná

    Lula deverá ficar em sala especial na PF no Paraná

    Para já, não parecem existir intenções para Lula deixar de apresentar a sua candidatura às presidenciais de outubro. Sérgio Moro também determinou à Polícia Federal que não sejam utilizadas algemas em "qualquer hipótese".
    Puigdemont usa Twitter para reagir à decisão da justiça alemã

    Puigdemont usa Twitter para reagir à decisão da justiça alemã

    A Procuradoria-Geral tinha considerado que não é necessária uma equivalência exata para realizar a extradição. Entretanto, os três juízes deixaram Puigdemont em liberdade sob fiança, estipulada em 75 mil euros.
  • Rio sobre Montenegro:

    Rio sobre Montenegro: "Sou líder do PSD para tratar de coisas importantes"

    Rui Rio foi eleito presidente do PSD em 13 de janeiro em diretas e empossado no Congresso realizado entre 16 e 18 de fevereiro, em Lisboa.
    Apostador mineiro acerta as dezenas do Concurso 4.646 da Quina

    Apostador mineiro acerta as dezenas do Concurso 4.646 da Quina

    Basta solicitar ao atendente a quantidade de cotas que deseja e guardar o recibo para conferir a aposta no dia do sorteio. São 6 sorteios semanais: de segunda-feira a sábado, às 20h, e você ganha se acertar 3, 4 ou 5 números.
    Sai edital com salário de R$ 7,7 mil — Concurso EPPGG SE

    Sai edital com salário de R$ 7,7 mil — Concurso EPPGG SE

    Corpo de Bombeiros de Sergipe realiza novo concurso público para preencher 212 vagas em cargos de Soldado e Oficial Combatente. A aplicação das Provas Objetiva e Discursiva está prevista para o dia 03/06/2018, e será realizada na cidade de Aracaju - SE.
  • Prisão contra Lula da Silva

    Prisão contra Lula da Silva "foi arbitrária", diz advogado de defesa

    Ontem, o Supremo recusou pedido de HC da defesa de Lula que tentava impedir a prisão imediata após a decisão da segunda instância. O New York Times trouxe a manchete " Lula , ex-presidente do Brasil, pode ser preso, define Tribunal".
    McGregor entregou-se à polícia

    McGregor entregou-se à polícia

    Um deles, Michael Chiesa, acabou sendo atingido por estilhaços e pode ficar fora do evento que ocorre neste sábado, no Brooklyn. White garantiu que McGregor perderia o cinturão até 70 kg (peso leve) disputado por Khabib e o americano Max Holloway.
    Com prisão de Lula, Brasil vai virar 'republiqueta de banana', diz Gleisi

    Com prisão de Lula, Brasil vai virar 'republiqueta de banana', diz Gleisi

    Os advogados de Lula acreditavam que ela votaria pela concessão do habeas corpus , mas votou no sentido contrário. A princípio, não há impedimento legal para que sua candidatura seja registrada até o dia 15 de agosto.

CONNECT