Toffoli vota para que Lula possa aguardar manifestação do STJ

Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio e Celso de Mello se manifestaram contra por entenderem que a prisão só pode ocorrer após o fim de todos os recursos na própria Corte. "Nós ontem durante 11 ou 12 horas procedemos a um julgamento muito complexo sob diversos ângulos e a ministra Rosa capitaneou um voto sob um ângulo completamente diverso, trabalhamos até tarde e ela está aqui hoje com a mesma higidez intelectual, mesma força física, motivo de nosso regozijo, pela sua dedicação à magistratura", afirmou.

O ministro chamou de ilegal a previsão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) de prisão de Lula logo após a conclusão da análise dos recursos naquela instância. Segundo o magistrado, a execução da pena só poderia ser iniciada após julgamento do recurso especial no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Com isso, o placar no STF está em 5 a 2 contra o pedido da defesa do petista.

O ministro Dias Toffoli proferiu segundo voto favorável ao ex-presidente Lula.

Fachin é o relator do caso no STF.

- O ministro Luís Roberto Barroso acompanhou os ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes e votou contra a concessão do habeas corpus para Lula.

O voto mais esperado do julgamento era o da ministra Rosa Weber, considerada uma incógnita.

A defesa de Lula pediu que Cármen Lúcia deixasse de votar ou submetesse a decisão ao plenário.

"O Supremo Tribunal Federal fixou o princípio que a presunção da inocência não inibe a execução provisória da pena", destacou. O voto final será de Cármen Lúcia, que também admite a prisão após condenação em segunda instância. Todos concordaram que a ministra deveria votar.

"O combate à corrupção não justifica flexibilizar essa garantia (presunção da inocência) que foi elastecida pelo constituinte original em função do momento histórico que vivíamos (fim da ditadura)", disse Lewandowski, afirmando que o julgamento do habeas corpus de Lula "é um momento grave na história desse tribunal". Ela argumentou que quando trata-se de matéria constitucional, o presidente da Corte vota, mas de qualquer maneira decidiu levar a possibilidade de sua votação ao plenário.


Popular
  • Concurso Público com 170 vagas para Polícia Civil - MS é autorizado

    Concurso Público com 170 vagas para Polícia Civil - MS é autorizado

    Este Concurso irá contemplar importantes cidades do interior e atender as necessidades da Polícia Civil. A Polícia Civil de São Paulo abriu concurso público com 250 vagas para delegados, em todo o Estado.
    Prisão contra Lula da Silva

    Prisão contra Lula da Silva "foi arbitrária", diz advogado de defesa

    Ontem, o Supremo recusou pedido de HC da defesa de Lula que tentava impedir a prisão imediata após a decisão da segunda instância. O New York Times trouxe a manchete " Lula , ex-presidente do Brasil, pode ser preso, define Tribunal".
    Chris Pratt chega em São Paulo e se diverte no trânsito

    Chris Pratt chega em São Paulo e se diverte no trânsito

    Confira tudo na rede social do ator . "É uma bebida local", diz, perguntando à sua equipe qual a bebida alcoólica usada no drink. Nesta terça-feira, Pratt passeou pelo Beco do Batman, no bairro da Vila Madalena.
  • Manifestantes jogam tinta vermelha no apartamento de Cármen Lúcia

    Manifestantes jogam tinta vermelha no apartamento de Cármen Lúcia

    As pichações atingiram até terceiro andar do edifício, não atingindo o apartamento da magistrada, que fica no último pavimento. Vitor Ferreira, de 60 anos, conta que os manifestantes só saíram do local após a chegada da Polícia Militar.

    Homem é hospitalizado após ser agredido na porta do Instituto Lula

    No despacho de três páginas, Moro destacou que não cabem mais " recursos com efeitos suspensivos" junto ao TRF-4. Em seu despacho, Moro afirmou que está "vedada a utilização de algemas em qualquer hipótese".
    'Discussão' entre Letizia e Sofia inspira 'memes'

    'Discussão' entre Letizia e Sofia inspira 'memes'

    Nas imagens é ainda visível o ar incomodado do rei Felipe, que teve até de intervir para aliviar a tensão entre a mãe e a mulher. Uma atitude que não caiu bem a Letizia , que impediu que as imagens fossem captadas colocando-se à frente das meninas e da sogra.
  • Prisão de Lula é absurda — Gilmar

    Prisão de Lula é absurda — Gilmar

    Gleisi disse ainda que a permanência de Lula no ABC é pelo símbolo de luta que o sindicato representa. O clima no local é de tensão e os apoiantes pedem a Lula da Silva para não se entregar.

    "Certamente é o meu melhor", diz CR7 sobre gol de bicicleta

    O defesa revelou que há muito o camisola 7 queria marcar um golo de bicicleta como aquele que apontou terça-feira em Turim. Nos últimos anos, demonstrou ser inteligente, mudou de posição, gasta menos energia que antes, mas é realmente letal.
    Lula deverá ficar em sala especial na PF no Paraná

    Lula deverá ficar em sala especial na PF no Paraná

    Para já, não parecem existir intenções para Lula deixar de apresentar a sua candidatura às presidenciais de outubro. Sérgio Moro também determinou à Polícia Federal que não sejam utilizadas algemas em "qualquer hipótese".
  • Rio sobre Montenegro:

    Rio sobre Montenegro: "Sou líder do PSD para tratar de coisas importantes"

    Rui Rio foi eleito presidente do PSD em 13 de janeiro em diretas e empossado no Congresso realizado entre 16 e 18 de fevereiro, em Lisboa.
    Danilo vai ser operado e deverá falhar o Mundial

    Danilo vai ser operado e deverá falhar o Mundial

    O FC Porto volta aos treinos na sexta-feira, na preparação para a receção ao Aves, marcada para domingo, às 18h. As mensagens de apoio a Danilo começaram a multiplicar-se.
    Preço do gás de cozinha tem redução a partir desta quinta (5)

    Preço do gás de cozinha tem redução a partir desta quinta (5)

    A Petrobras anunciou nesta 4ª feira (4.abr.2018) redução de 4,4% no preço do gás de cozinha embalado em botijões de até 13 kg. O insumo da Petrobras tem como referência o preço dos gases butano e do propano no mercado europeu, mais uma margem de 5%.

CONNECT