Focus reduz projeções para a inflação e o PIB

Já a projeção para o índice em 2019 subiu de 4,08% para 4,09%.

O valor fica abaixo da Meta Central da Inflação para este ano, estipulado pelo Governo Federal em 4,5%. Para o PIB, estimativa de alta passou de 2,84% para 2,80%. A projeção é de que o PIB registre uma expansão de 2,8% neste ano, contra 2,84% antes, avançando a 3% em 2019, em projeção inalterada no levantamento. Segundo o relatório, a previsão para a inflação de 2018 recuou de 3,54% para 3,53%.

Com isso, a estimativa continua abaixo do centro da meta da inflação, que é de 4,5%. Mesmo assim, a estimativa do mercado está em linha com a meta central do próximo ano e também dentro da banda do sistema de metas (entre 2,75% e 5,75%). Atualmente, a taxa básica de juros está em 6,5 por cento.

Já as estimativas para o crescimento da economia sofreram redução em sua mediana para 2018, de 2,84% para 2,80%, entre os economistas em geral.

O Produto Interno Bruto é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia. Em 2016, o PIB teve uma retração de 3,5%.

Já a estimativa para a Selic seguiu em 6,25% ao ano para o fim de 2018 e em 8% ao ano para o fim de 2019.

Juros. Os economistas do mercado financeiro mantiveram suas projeções para a Selic para o fim de 2018 e de 2019. Deste modo, os analistas seguem prevendo alta dos juros no ano que vem. Em relação ao próximo ano, o setor financeiro continua a esperar um crescimento de 3 pontos percentuais. No caso de abril, a projeção seguiu em 0,33%, ante 0,36% de quatro semanas antes.

A projeção do boletim Focus para o resultado da balança comercial (resultado do total de exportações menos as importações), em 2018, continuou em US$ 55 bilhões de resultado positivo.

A previsão do relatório para a entrada de investimentos estrangeiros diretos no Brasil, em 2018, permaneceu em US$ 80 bilhões.


Popular
  • "Moro tem mente doentia", diz Lula nas redes sociais

    No momento em que o vídeo foi gravado, Lula dizia que ainda não havia decidido se se entregaria ou não à polícia. Para o ex-presidente, o que moveu o juiz Sérgio Moro a decretar sua prisão na quinta-feira (6) foi vaidade.
    EUA: Trump sobe novamente o tom sobre comércio com China

    EUA: Trump sobe novamente o tom sobre comércio com China

    A China vai derrubar suas barreiras comerciais porque é o correto. "Eu sou contra tarifas em geral ". O Presidente dos Estados Unidos prometeu também "um soberbo futuro para os dois países".
    Há um morto e, pelo menos, dois feridos graves — Despiste de autocarro

    Há um morto e, pelo menos, dois feridos graves — Despiste de autocarro

    O jovem que morreu era da Covilhã, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre. No local foram assistidos 15 alunos, que foram depous levados num autocarro da câmara para a Biblioteca Municipal de Nisa.
  • Manuela D'Ávilla: Lula corre risco de morte

    Manuela D'Ávilla: Lula corre risco de morte

    Então o que a gente quer saber, e quer descartar a possibilidade, de que seja alguém que trabalha aqui dentro [na PF]. Ela afirmou que a PF precisa ter pressa em identificá-lo diante da preocupação com a segurança de Lula .
    Vários mortos e feridos após atropelamento em Munster

    Vários mortos e feridos após atropelamento em Munster

    Uma carrinha abalroou este sábado um grupo de pessoas no centro de Münster, no estado federal da Renânia do Norte-Vestfália. A van bateu em pessoas sentadas em frente ao famoso bar Kiepenkerl, em um dos primeiros dias de primavera na cidade.
    PM prende homem em Taquaralto por porte ilegal de arma de fogo

    PM prende homem em Taquaralto por porte ilegal de arma de fogo

    A Polícia Militar deteve, na madrugada desta segunda-feira, 2, um homem que estava armado em Taquaralto, na região sul de Palmas. Quando os policiais militares chegaram à residência do suspeito, a mulher dele pediu que levassem o marido.
  • Ex-presidente se entrega à Polícia Federal — Lula é preso

    Ex-presidente se entrega à Polícia Federal — Lula é preso

    Lula estava dentro de um carro prata, que ia deixar o sindicato mas foi cercado pelos militantes ao chegar ao portão de saída. Vários carros já deixaram o sindicato , incluindo um que, segundo relatos, levava o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad.
    Viktor Orbán consegue terceira maioria absoluta consecutiva na Hungria

    Viktor Orbán consegue terceira maioria absoluta consecutiva na Hungria

    Com a vitória do Fidesz , Viktor Orban deve se consolidar na Hungria um poder "iliberal" que transformou profundamente o país. A sólida vitória de Orbán veio com um certo gosto de surpresa.
    Lula entrega-se à polícia brasileira

    Lula entrega-se à polícia brasileira

    O edifício, na capital do estado do Paraná, foi inaugurado em 2007 durante a gestão de Lula da Silva como presidente do Brasil. O ex vai para Curitiba, onde ficará preso na superintendência da Polícia Federal.
  • Cauã Reymond confirma que reatou namoro com Mariana Goldfarb

    Cauã Reymond confirma que reatou namoro com Mariana Goldfarb

    O ex-casal divide a guarda da filha Sofia , de 5 anos, e sempre colocaram a pequena em primeiro lugar. De acordo com o galã, essas afirmações são infindáveis: "Construí uma relação legal com a Grazi".
    Globo silencia sobre trapalhada no The Voice Kids

    Globo silencia sobre trapalhada no The Voice Kids

    Ao fim, com 40% dos votos, Eduarda Brasil foi declarada a vencedora da terceira temporada do programa. No reality, teve todas as cadeiras viradas e escolheu o time das coleguinhas Simone & Simaria .
    Acesso à PF em Curitiba é fechado para veículos

    Acesso à PF em Curitiba é fechado para veículos

    Primeiro lugar: essas ações estão na relatoria do ministro Marco Aurélio, e o ministro Marco Aurélio tem pedido pauta. Durante a cerimônia, Lula mostrou-se descontraído e acenou e mandou beijos aos milhares de apoiadores.

CONNECT