Chile adverte para risco de guerra comercial entre EUA e China

"A China vai entrar em uma nova fase de abertura", declarou Xi em discurso para altos dirigentes internacionais reunidos no Fórum de Boao para a Ásia, uma conferência conhecida como o "Davos chinês".

No mesmo discurso, Xi Jinping não referiu diretamente a disputa, mas prometeu encorajar "o intercâmbio regular de tecnologia" e "proteger os direitos legais de propriedade intelectual das firmas estrangeiras".Na semana passada, os Estados Unidos divulgaram uma lista de importações chinesas avaliadas, no conjunto, em 50.000 milhões de dólares (40.700 milhões de euros), e às quais propõem aplicar taxas alfandegárias, como retaliação pela "transferência forçada de tecnologia e propriedade intelectual norte-americana".

XI não mencionou Trump em nenhum momento, mas fez referência a temas abordados pelo presidente americano, por exemplo ao afirmar que a China não almeja ter superávits comerciais e que pretende elevar suas importações.

Na edição de 2018 do Fórum de Bo'Ao para Ásia, na província de Hainan, na China, ocorrida nesta terça-feira, 10 de abril, palestrantes como Chen Lei, CEO do provedor de rede em nuvem Xunlei, e Li Lihui, chefe do Blockchain Research Working Group da NIFA (Associação Nacional de Finanças da Internet da China), discutiram os últimos desenvolvimentos da blockchain na China, bem como as perspectivas futuras da tecnologia.


Trump também voltou a criticar os acordos comerciais dos Estados Unidos, que chamou de "horríveis", e disse que o país "sairá mais forte" ao final das negociações. Já na última quinta-feira, a China apresentou queixa contra a proposta de aumento de tarifas para bens tecnológicos chineses.

Elon Musk, presidente da fabricante de carros elétricos Tesla, pediu a ajuda de Trump para resolver a questão ao citar os problemas que sua empresa enfrenta para produzir na China.

Lançada em 2015 pelo Banco Popular da China, e aprovada pelo Conselho Estatal, a NIFA é uma entidade auto regulatória cujo objetivo é assegurar o desenvolvimento salubre da tecnologia financeira do país.

Xi prometeu "flexibilizar rapidamente as restrições para a participação estrangeira, especialmente as restrições para os investimentos estrangeiros na indústria do automóvel".


Popular

CONNECT