PT reafirma candidatura de Lula mesmo após prisão

Desde que o ex-presidente foi preso, a cúpula do partido se reúne na cidade. Os advogados do PT acreditam ser possível, pois o processo não deve ter o trânsito em julgado até lá, validando o registro. Ciro Gomes (PDT), no entanto, ainda não participou de nenhum ato junto com a militância de Lula. Na carta, os parlamentares afirmam que sempre vão estar ao lado de Lula. Analistas mais apressados relacionaram a citação à busca de um nome para apoiar na disputa. E com isso a vigília poderá ir se reduzindo. Com a fragmentação, o jogo ficaria ainda mais complexo.

Cresce um consenso no PT de que é preciso ter uma estratégia clara para evitar a dispersão do eleitorado de Lula que, historicamente, tem cerca de 30% dos votos do país.

De acordo com a legislação brasileira, estão inabilitados eleitoralmente por oito anos os condenados em segunda instância, como é o caso do líder emblemático da história do Brasil, mas o PT assegura que irá às últimas instâncias judiciais para inscrevê-lo e que apresentará recursos tanto perante o Tribunal Superior Eleitoral como na Corte Suprema. Os próprios petistas, nos bastidores, acreditam que não terão muitas chances de sucesso. Aliás, entendemos que a liberdade de Lula é a candidatura efetiva à presidência.

Mesmo prevendo uma nova derrota no Supremo, os petistas avançam sobre os ministros.

O presidente da CDHM, com apoio da assessoria técnica da comissão, está articulando reuniões de trabalho com autoridades responsáveis pela segurança da Polícia Militar e da Polícia Federal com o intuito de assegurar o direito à manifestação, previsto constitucionalmente, bem como garantir que novos atentados ocorram contra a figura do ex-presidente Lula. O discurso oficial, porém, é o de vitória na liberação de Lula.

"A pauta é a prisão do Lula", definiu o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) ao chegar há poucos minutos para o encontro.

Cresce preocupação com cisão interna; ex-presidente vê jogo no 1º dia na cela. Os integrantes do partido priorizam ouvir Lula antes de fazer suas deliberações.

Na quarta-feira, Lula poderia receber familiares mas, segundo o advogado, ainda está sendo negociado com a PF como serão feitas as visitas e quem poderá ser recebido. "O presidente se considera um preso político", disse. "Seguiremos mobilizados até Lula ficar livre", declarou o petista ao. Curitiba nunca elegeu um prefeito petista.


Popular
  • Tentativa de fuga de presídio deixa ao menos 20 mortos no Pará

    Tentativa de fuga de presídio deixa ao menos 20 mortos no Pará

    Houve troca de tiros entre o grupo que efetuava a tentativa de resgate, parte dos detentos e a equipe do batalhão penitenciário. A Companhia de Operações Especiais da Polícia Militar do Pará deslocou efetivo tático para reforçar a segurança do complexo.
    Trump diz que tomará 'decisões importantes' sobre a Síria até quarta-feira

    Trump diz que tomará 'decisões importantes' sobre a Síria até quarta-feira

    Após os EUA apontarem a Moscou como responsável pelo ataque, o Kremlin respondeu negando o uso de armas químicas em Douma. A segunda-feira começou com ataques de mísseis a uma base aérea na região central da Síria , que deixaram 14 mortos.
    Manuela D'Ávilla: Lula corre risco de morte

    Manuela D'Ávilla: Lula corre risco de morte

    Então o que a gente quer saber, e quer descartar a possibilidade, de que seja alguém que trabalha aqui dentro [na PF]. Ela afirmou que a PF precisa ter pressa em identificá-lo diante da preocupação com a segurança de Lula .
  • Concurso PM MS e Bombeiros MS

    Concurso PM MS e Bombeiros MS

    As inscrições no Concurso PM MS 2018 poderão ser feitas entre os dias 13 de abril e 25 de junho, pelo site da banca organizadora . Quem tem interesse em ingressar na PM-MS deve acessar o site da Fundação Fapems e preencher o formulário de inscrição online.
    Yulia Skripal já recebeu alta hospitalar

    Yulia Skripal já recebeu alta hospitalar

    De acordo com a diretora do Salisbury District Hospital, Christine Blanshard , o ex-espião está a "melhorar rapidamente e a responder bem aos tratamentos".
    Facebook passa a alertar vítimas do uso indevido de dados

    Facebook passa a alertar vítimas do uso indevido de dados

    O Facebook baniu o app da rede social , suspendeu a Cambridge Analytica e exigiu que ela apagasse os dados coletados. Estima-se que, no total, mais de 87 milhões de usuários tenham sido afetados, a maioria deles nos Estados Unidos .
  • STF determina volta de Sérgio Cabral a presídio do RJ

    STF determina volta de Sérgio Cabral a presídio do RJ

    Ele responde a 22 ações penais por crimes como corrupção e lavagem de dinheiro, e já foi condenado em cinco delas. Somente Edson Fachin votou contra a concessão do habeas corpus, e foi vencido por 3 a 1.
    PF cumpre mandados por ordem do ministro Fachin — Operação Tira-Teima

    PF cumpre mandados por ordem do ministro Fachin — Operação Tira-Teima

    Os agentes investigam provas de repasses ilegais feitos ao presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira (MDB-CE). De acordo com a Agência Estado, os alvos seriam ligados ao senador Eunício Oliveira (MDB), presidente do Senado.
    Novas regras para cheque especial começam a vigorar em 1º de julho

    Novas regras para cheque especial começam a vigorar em 1º de julho

    Portugal citou que os juros ao consumidor de uma maneira geral têm acompanhado a redução da taxa Selic e caíram nos últimos meses. Outra medida é voltada para os consumidores que utilizam mais de 15% do limite do cheque durante 30 dias consecutivos.
  • Vice de Donald Trump, Mike Pence virá ao Brasil em maio

    Vice de Donald Trump, Mike Pence virá ao Brasil em maio

    Na visita, segundo o assessor, Pence "continuará avançando as políticas e o compromisso dos EUA" com a América Latina. O vice-presidente dos Estados Unidos , Mike Pence , virá ao Brasil no próximo mês, anunciou a Casa Branca .
    Vídeo de Despacito sai do ar no YouTube após ataque de hacker

    Vídeo de Despacito sai do ar no YouTube após ataque de hacker

    Um dos responsáveis, pelo ataque publicou uma mensagem no Twitter em que explica que apesar do ataque ama a plataforma . Qual seria o vosso alvo? O caso mais notado foi do hit 'Despacito' , o mais assistido com 5 bilhões de visualizações .
    Para Guardiola, City está no caminho certo

    Para Guardiola, City está no caminho certo

    LIVERPOOL: Karius; Alexander-Arnold, Van Dijk, Lovren e Robertson; Oxlade-Chamberlain, Wijnaldum e Milner; Mané, Firmino e Salah. Dar pouco espaço para eles, defender bem e criar muitas ocasiões de gol. "O Liverpool está muito bem organizado defensivamente".

CONNECT