PT reafirma candidatura de Lula mesmo após prisão

Desde que o ex-presidente foi preso, a cúpula do partido se reúne na cidade. Os advogados do PT acreditam ser possível, pois o processo não deve ter o trânsito em julgado até lá, validando o registro. Ciro Gomes (PDT), no entanto, ainda não participou de nenhum ato junto com a militância de Lula. Na carta, os parlamentares afirmam que sempre vão estar ao lado de Lula. Analistas mais apressados relacionaram a citação à busca de um nome para apoiar na disputa. E com isso a vigília poderá ir se reduzindo. Com a fragmentação, o jogo ficaria ainda mais complexo.

Cresce um consenso no PT de que é preciso ter uma estratégia clara para evitar a dispersão do eleitorado de Lula que, historicamente, tem cerca de 30% dos votos do país.

De acordo com a legislação brasileira, estão inabilitados eleitoralmente por oito anos os condenados em segunda instância, como é o caso do líder emblemático da história do Brasil, mas o PT assegura que irá às últimas instâncias judiciais para inscrevê-lo e que apresentará recursos tanto perante o Tribunal Superior Eleitoral como na Corte Suprema. Os próprios petistas, nos bastidores, acreditam que não terão muitas chances de sucesso. Aliás, entendemos que a liberdade de Lula é a candidatura efetiva à presidência.

Mesmo prevendo uma nova derrota no Supremo, os petistas avançam sobre os ministros.


O presidente da CDHM, com apoio da assessoria técnica da comissão, está articulando reuniões de trabalho com autoridades responsáveis pela segurança da Polícia Militar e da Polícia Federal com o intuito de assegurar o direito à manifestação, previsto constitucionalmente, bem como garantir que novos atentados ocorram contra a figura do ex-presidente Lula. O discurso oficial, porém, é o de vitória na liberação de Lula.

"A pauta é a prisão do Lula", definiu o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) ao chegar há poucos minutos para o encontro.

Cresce preocupação com cisão interna; ex-presidente vê jogo no 1º dia na cela. Os integrantes do partido priorizam ouvir Lula antes de fazer suas deliberações.

Na quarta-feira, Lula poderia receber familiares mas, segundo o advogado, ainda está sendo negociado com a PF como serão feitas as visitas e quem poderá ser recebido. "O presidente se considera um preso político", disse. "Seguiremos mobilizados até Lula ficar livre", declarou o petista ao. Curitiba nunca elegeu um prefeito petista.


Popular
  • Suspeito de estupro no Santa Maria é preso durante velório do irmão

    Suspeito de estupro no Santa Maria é preso durante velório do irmão

    A vítima registrou boletim de ocorrência e fez o exame no Instituto Médico Legal (IML) de Anápolis, que comprovou o estupro. Depois do crime, ele teria obrigado a mulher a subir na moto novamente e a deixado nas proximidades do fórum de Ferreiros.
    Presidente Temer dá posse hoje a pelo menos 9 ministros

    Presidente Temer dá posse hoje a pelo menos 9 ministros

    PRB, PTB, MDB e DEM indicaram substitutos para as vagas que já detinham. Haverá também a posse do novo ministro da Educação . A posse dos novos ministros no Planalto.
    Cármen Lúcia assumirá presidência na próxima sexta

    Cármen Lúcia assumirá presidência na próxima sexta

    Atualmente, Cármen é a terceira na linha sucessória, já que o país não possui hoje um vice-presidente da República. Rodrigo Maia tem uma viagem prevista para o Panamá, enquanto Eunício viaja ao Japão.
  • MEC divulga nota sobre vandalismo na UnB

    MEC divulga nota sobre vandalismo na UnB

    A pasta também negou corte orçamentário e atribuiu os problemas enfrentados pela universidade à gestão interna da instituição. Houve tumulto e ao menos quatro pessoas, todas maiores de 18 anos, foram detidas por crime ao patrimônio público.
    Após rumores, Demi Lovato anuncia adiamento de turnê no Brasil

    Após rumores, Demi Lovato anuncia adiamento de turnê no Brasil

    Para quem estava esperando assistir ao show da cantora Demi Lovato neste final de semana, pode se preparar para uma notícia ruim. Tivemos de mudas as datas da turnê devido aos problemas que a minha produção teve com as datas dos shows na América do Sul .
    Manuela D'Ávilla: Lula corre risco de morte

    Manuela D'Ávilla: Lula corre risco de morte

    Então o que a gente quer saber, e quer descartar a possibilidade, de que seja alguém que trabalha aqui dentro [na PF]. Ela afirmou que a PF precisa ter pressa em identificá-lo diante da preocupação com a segurança de Lula .
  • Fabio Capello, ex-técnico de Real, Milan e Juventus, anuncia aposentadoria

    Fabio Capello, ex-técnico de Real, Milan e Juventus, anuncia aposentadoria

    O ex-técnico também comandou as seleções da Inglaterra e da Rússia. Como jogador, Capello defendeu o Spal, Roma , Milan e Juventus .
    Inflação em março tem o menor percentual desde 1994

    Inflação em março tem o menor percentual desde 1994

    Nesse grupo, o destaque foi o item plano de saúde (1,06%), responsável pelo segundo maior impacto individual no mês (0,04 p.p.). Esse número fraco deve levar o Banco Central a fazer mais um corte na Selic na próxima reunião, levando a taxa a 6,25%.
    Trump diz que tomará 'decisões importantes' sobre a Síria até quarta-feira

    Trump diz que tomará 'decisões importantes' sobre a Síria até quarta-feira

    Após os EUA apontarem a Moscou como responsável pelo ataque, o Kremlin respondeu negando o uso de armas químicas em Douma. A segunda-feira começou com ataques de mísseis a uma base aérea na região central da Síria , que deixaram 14 mortos.
  • Concurso PM MS e Bombeiros MS

    Concurso PM MS e Bombeiros MS

    As inscrições no Concurso PM MS 2018 poderão ser feitas entre os dias 13 de abril e 25 de junho, pelo site da banca organizadora . Quem tem interesse em ingressar na PM-MS deve acessar o site da Fundação Fapems e preencher o formulário de inscrição online.
    Blogueiro do MBL divulga vídeo de suposta agressão de Ciro Gomes

    Blogueiro do MBL divulga vídeo de suposta agressão de Ciro Gomes

    O perfil do MBL no twitter publicou um vídeo em que Arthur do Val , explica o que aconteceu. Segundo Val, Ciro disse que ele era um bobão e deu um tapa em sua nuca, antes de sair.
    Botafogo marca nos acréscimos, bate Vasco nos pênaltis e é campeão

    Botafogo marca nos acréscimos, bate Vasco nos pênaltis e é campeão

    Desta vez, perdeu Luiz Fernando, único que criava perigo no primeiro tempo, e Moisés, que voltou de muletas do intervalo. O Botafogo respondeu com um lançamento para Brenner , mas Martín Silva chegou primeiro e ficou com a bola.

CONNECT