Centeno diz que faltam 5 mil médicos no Serviço Nacional de Saúde

Foi preciso um grande alarde público para arrancarmos do ministro das Finanças uma declaração de que vai resolver.

O ministro das Finanças afirmou esta quarta-feira no Parlamento que o problema da ala pediátrica do Hospital São João "está identificado há uma década" e que, apesar de ter passado pelas mãos de vários governos, "nada foi feito".

"O CDS continuará a batalhar por estes diplomas estruturantes, que podem fazer muito a diferença na qualidade de vida de tantos doentes e de tantas famílias, que por questões que, infelizmente, todos os dias surgem em denúncias, de cortes, cativações, de situações dramáticas um pouco por todo o país", defendeu. "Espero que o primeiro-ministro entenda que tem de dar indicações claras ao ministro das Finanças ou teremos de concluir que também o primeiro-ministro é Centeno", declarou.

Na audição parlamentar de hoje ao ministro Mário Centeno, o deputado do Bloco de Esquerda Moisés Ferreira começou por dizer que "na Saúde está tudo longe de estar bem", considerando que o ministro das Finanças devia ponderar sobre as razões que levaram à sua audição numa comissão parlamentar conjunta de Saúde e Finanças.

CDS acusa Centeno de impor austeridade.
Pediatria do CHSJ: Centeno recusa avançar data para desbloquear verba

O ministro das Finanças escusou-se hoje a revelar quando será concretizado o investimento da ala pediátrica do Hospital de São João, no Porto, garantindo apenas que "vai avançar".

Mário Centeno acusou o anterior governo de ter lançado, por duas vezes, a primeira pedra da unidade pediátrica daquele hospital no norte, sem planeamento financeiro para aquela obra.

Sara Madruga da Costa referiu ainda que "Mário Centeno é uma espécie de chefe de orquestra, controla tudo e todos, por ele "são todos Centeno", o que interessa, o que é verdadeiramente importante é o objectivo pessoal de Centeno do controlo orçamental "é ficar bem na fotografia da Europa", nem que para isso tenha de colocar e risco a saúde de todos os portugueses, nem que para isso se realizem exames do cancro em morgues ou que crianças façam tratamentos oncológicos em corredores dos hospitais". O presidente da unidade hospitalar classificou-as como "indignas" e "miseráveis", e explicou que as obras previstas ainda não avançaram por falta de verbas.

Já esta manhã, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, garantiu que "há sensibilidade do Governo" para resolver a situação.


Popular
  • Em Barcelona, Dilma denuncia

    Em Barcelona, Dilma denuncia "golpe" com prisão de Lula

    Em Madri, Dilma esteve reunida com parlamentares e líderes de partidos políticos no Congresso espanhol. Dilma defendeu também que a prisão só ocorra depois de esgotados todos os recursos.
    Novo advogado do PEN pede que STF adie julgamento sobre 2ª instância

    Novo advogado do PEN pede que STF adie julgamento sobre 2ª instância

    Apesar da intenção declarada do partido de não levar à frente a liminar e a ADC , juristas veem como impossível desistir delas. Ao GLOBO, o presidente do PEN , Adilson Barroso, disse ter se arrependido de entrar com o processo .
    Game Of Thrones | Finalizadas as gravações da maior batalha até hoje

    Game Of Thrones | Finalizadas as gravações da maior batalha até hoje

    Para efeitos comparativos, a Batalha dos Bastardos foi gravada em 25 dias - ou seja: teremos algo ainda mais épico do que aquilo. Eles não se importaram com quão cansado você ficou ou como foi difícil fazer o seu trabalho em temperaturas congelantes.
  • Samsung has unveiled the Galaxy J7 Duo with dual camera

    Samsung has unveiled the Galaxy J7 Duo with dual camera

    According to a previous leak, the cameras might be powered by AI, to offer better edge detection and better low light photography. The device offers connectivity options like USB 2.0, Bluetooth v4.2, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac 2.4G+5GHz, and VHT80.
    Deputados entram no plenário da Câmara com cartazes de 'Lula livre'

    Deputados entram no plenário da Câmara com cartazes de 'Lula livre'

    De acordo com o Estadão, o movimento é liderado pelo PT, mas conta com o apoio do PSol, PCdoB, PDT e PSB. Juntos, os partidos somam mais de cem deputados.
    Eleitor tem menos de um mês para regularizar título e votar

    Eleitor tem menos de um mês para regularizar título e votar

    Caso haja a necessidade de transferir, atualizar ou emitir o documento, o prazo é até o dia 9 de maio. Aqueles que terão 18 anos até o dia 7 de outubro também devem emiti-lo até esta data.
  • Produção industrial cresce em seis locais pesquisados

    Outro destaque positivo foi a região Nordeste, com alta de 2,6%, após acumular baixa de 2,9% desde setembro de 2017. As principais altas foram no Paraná (3,3%), na Região Nordeste (2,6%), em Pernambuco (1,3%) e Rio de Janeiro (1,2%).
    PF decide não ir a sindicato prender Lula nesta sexta-feira

    PF decide não ir a sindicato prender Lula nesta sexta-feira

    De acordo com nota divulgada pelo PT, o ex-presidente passou um "longo período" acompanhado pelo advogado Cristiano Zanin Martins. Embora não tenham fechado delação premiada, os dois denunciaram Lula em seus depoimentos ao juiz Sergio Moro .
    Pabllo Vittar emociona o público com novo clipe

    Pabllo Vittar emociona o público com novo clipe

    No início do vídeo, já assistimos a uma informação angustiante: "73% dos jovens LGBTs sofrem bullying nas escolas". Pabllo foi a primeira a mostrar um pouco dos bastidores do clipe, aumentando ainda mais as expectativas dos fãs.
  • Consulta ao lote residual do IR abre nesta segunda

    Consulta ao lote residual do IR abre nesta segunda

    Até as 17h desta segunda-feira (9), a Receita Federal recebeu 9.136.568 declarações do Imposto de Renda Pessoa Física. Nele, é indicado se a declaração enviada possui pendências e o motivo pelo qual ela não foi processada.
    Santos deve trocar Zeca por Sasha com o Inter nesta semana

    Santos deve trocar Zeca por Sasha com o Inter nesta semana

    Fernando Bob, cujo contrato termina em dois meses, Eduardo Henrique e Seijas, integram a lista recusada pelo alvinegro praiano. Somente com o Inter , por conta de Sasha , que o clube paulista abre mão de ser ressarcido financeiramente.
    Palmeiras leva vantagem sobre o Boca Juniors no confronto direto

    Palmeiras leva vantagem sobre o Boca Juniors no confronto direto

    O Palmeiras se reapresentou na tarde desta segunda-feira (09), na Academia de Futebol, e fez trabalhos técnicos. Por determinação da direção palmeirense, nenhum atleta foi liberado para entrevista nos dois últimos dias.

CONNECT