Aloysio sobre proposta de fechar fronteira com Venezuela: 'tenha santa paciência'

A governadora de Roraima, Suely Campos (PP), ingressou nesta sexta-feira (13) ação civil com pedido de tutela provisória no Supremo Tribunal Federal (STF) para que a fronteira do Brasil com a Venezuela seja fechada por prazo determinado, impedindo a entrada de imigrantes no estado.

"Alternativa não resta senão conceder a tutela de urgência requerida para ordenar à requerida [governo federal] o imediato implemento efetivo das ações de segurança, políticas públicas e atuação na saúde e vigilância sanitária na fronteira Brasil/Venezuela, a fim de impedir que o fluxo imigratório desordenado produza efeitos mais devastadores à sociedade, bem como obrigue a União a repassar imediato recursos voltados às áreas respectivas para garantir o cumprimento categórico dos serviços essenciais que o Estado de Roraima vem desenvolvendo sem qualquer apoio".

Roraima vive uma grave crise migratória e humanitária, com a entrada diária de 500 a 700 venezuelanos, segundo a governadora, que saem de seu país, que vive profunda crise. A governadora alegou que Roraima não está conseguindo lidar com a quantidade de imigrantes venezuelanos que chega ao estado.

A ação pede que se não houver este controle imediato, que a fronteira seja fechada provisoriamente até que sejam praticadas medidas concretas.

Em fevereiro, o governo federal editou uma medida provisória para declarar situação de emergência social em Roraima por conta da situação dos refugiados venezuelanos. O Estado pede ainda recursos adicionais para suprir os custos suportados especialmente com saúde e educação.

Segundo Suely, hoje, a maior parte dos imigrantes que chegam a Roraima tem se estabelecido em praças e imóveis abandonados.

Ao ser questionada sobre a ação da União de interiorizar imigrantes venezuelanos, como os cerca de 200 levados para São Paulo no início deste mês, a governadora afirmou que a iniciativa ainda é "lenta". "É preciso que a União tome uma postura mais efetiva em relação à questão migratória em nosso estado", finalizou.


Popular
  • "Temos provas de que armas químicas foram usadas na Síria", diz Macron

    A intervenção também deve contribuir para "preparar a Síria de amanhã", que tem de estar dirigida por um governo "que inclua todas as minorias".
    Produto cultural mais rentável do mundo é um jogo de vídeo game

    Produto cultural mais rentável do mundo é um jogo de vídeo game

    Por conta do conteúdo inédito e constante, GTA V continua sendo veiculado como um dos jogos mais vendidos de 2018. O GTA V é um dos jogos mais controversos de sempre, fazendo assim jus a uma saga que nunca se revelou consensual.
    Bruno de Carvalho retira processos a jogadores

    Bruno de Carvalho retira processos a jogadores

    Jorge Jesus aproveitou a conferência de imprensa para reafirmar que estava "ao lado dos jogadores" e que "este é o lado do Sporting".
  • Trump chama ex-diretor do FBI de 'gosmento, fraco e mentiroso'

    Trump chama ex-diretor do FBI de 'gosmento, fraco e mentiroso'

    Interagir com Trump, escreve Comey no livro, lhe deu "flashbacks de minha carreira anterior como promotor contra a máfia". O livro, com fortes acusações contra Trump, surge 11 meses depois do afastamento de Comey da direção do FBI .
    PF estuda tirar Lula de sua sede em Curitiba

    PF estuda tirar Lula de sua sede em Curitiba

    Os governadores justificam que chegaram a Curitiba na terça, e não na quarta-feira, porque pensavam que iam ser recebidos. Isabel também disse que cartas, flores e presentes para Lula têm chegado à PF, mas não são entregues para o presidente.
    Moody's rebaixa a nota de Minas Gerais

    Moody's rebaixa a nota de Minas Gerais

    A perspectiva da agência para a nota de crédito de São Paulo mudou de negativa para estável, assim como a de Minas Gerais. A agência diz esperar que "a economia brasileira sustente o crescimento da receita fiscal de estados e municípios".
  • Bebê nasce mais de quatro anos após seus pais morrerem, na China

    Bebê nasce mais de quatro anos após seus pais morrerem, na China

    Antes, porém, tinham congelado vários embriões fecundados na esperança de ter um filho por meio de uma fertilização in vitro . No Brasil, a barriga de aluguel só é permitida entre mulheres com algum vínculo afetivo e sem acordos financeiros.
    Dividido, STF volta a se debruçar sobre pedido de liberdade de Palocci

    Dividido, STF volta a se debruçar sobre pedido de liberdade de Palocci

    Apesar disso, Moro manteve a prisão preventiva, apontando risco de o ex-ministro continuar praticando crimes . O Supremo Tribunal Federal suspendeu a sessão que analisa se revogará a prisão de Antonio Palocci .
    Aécio Neves passa mal e é levado a hospital

    Aécio Neves passa mal e é levado a hospital

    A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa do Supremo, mas ainda não consta no andamento processual da Corte. A direção do hospital informou em nota que o senador realizou exames e foi liberado no inicio da tarde.
  • Trailer de The Walking Dead da Overkill apresenta nova protagonista

    Trailer de The Walking Dead da Overkill apresenta nova protagonista

    Na sua luta pela sobrevivência, haverá entreajuda, mas também confronto, entre os personagens, sempre sob a ameaça de uma legião de mortos.

    Tropas de Assad voltaram a controlar a cidade de Douma

    O ataque terá afetado pelo menos 500 pessoas e poderá ter morto mais de cem. Os "últimos rebeldes" da cidade de Douma depuseram as armas.
    Samsung has unveiled the Galaxy J7 Duo with dual camera

    Samsung has unveiled the Galaxy J7 Duo with dual camera

    According to a previous leak, the cameras might be powered by AI, to offer better edge detection and better low light photography. The device offers connectivity options like USB 2.0, Bluetooth v4.2, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac 2.4G+5GHz, and VHT80.

CONNECT