Atenção aceleras. Lisboa instala 120 câmaras e mais radares

Só no ano passado, por exemplo, foram passadas mais de 156 mil multas por excesso de velocidade em Lisboa - ou seja, uma média de 428 por dia.

De acordo com o matutino, a autarquia presidida por Fernando Medina pretende também começar a penalizar o estacionamento em segunda fila -problema recorrente na capital -, e irá lançar uma campanha de sensibilização para mostrar como este tipo de manobra condiciona o trânsito. O vereador com o pelouro da mobilidade da Câmara de Lisboa, Miguel Gaspar, explicou ao DN que o intuito destas medidas não é multar os condutores, mas sim apelar ao bom-senso e cuidado. Mas, parar em segunda fila depois das sete da manhã é que não. "Queremos que tenham um efeito dissuasor para que exista segurança rodoviária".

Atenção aceleras. Lisboa instala 120 câmaras e mais radares
Atenção aceleras. Lisboa instala 120 câmaras e mais radares

Actualmente, a cidade de Lisboa tem 21 radares e este número deverá então ser reforçado - não se sabe ainda com quantos -, mas o vereador garante que haverá sinalização que alerte para o limite de velocidade, antes de se chegar ao local do radar. "Por isso vão surgir alertas de "por favor abrande" e só a seguir é que surgem os radares das contraordenações", explicou o responsável pela área da mobilidade lisboeta". "E num mundo perfeito não multaríamos ninguém, pois toda a gente cumpriria o limite de velocidade", disse. Miguel Gaspar não quis revelar o número de aparelhos nem a data para a instalação mas adiantou que a Segunda Circular, o Eixo Norte-Sul e a Avenida Infante Dom Henrique serão as principais zonas a intervir. "São zonas de grande velocidade".

Os semáforos com câmaras de vigilância são outra prioridade, tendo a autarquia reservados cinco milhões de euros para este efeito, segundo o Diário de Notícias. Temos o sistema Gertrudes em que os semáforos funcionam de forma articulada.



Popular

CONNECT