Governadora pede à justiça encerramento da fronteira do Brasil com a Venezuela

"A responsabilidade sobre a guarda das fronteiras é do governo federal". Além de pedir mais recursos e fechamento provisório da fronteira, Roraima também solicita que a União atue de "maneira imediata na área da fronteira", com medidas administrativas na área de controle policial, saúde e vigilância sanitária.

Suely Campos disse não concordar com a atual política da União com relação à entrada de venezuelanos e, além do fechamento temporário da fronteira, disse que Roraima também pediu no Supremo mais verbas da União para lidar com os imigrantes.

Suely Campos disse ter tentado, por diversas vezes, tratar do tema com as autoridades federais. Isto porque, segundo a legislação brasileira, são refugiados apenas aquelas pessoas que têm que sair de seu país de origem devido à perseguição política ou religiosa.

"A não ser a transferência de apenas 266 venezuelanos para os estados de São Paulo e Mato Grosso, o que representa um fator ínfimo, considerando os mais de 50 mil que, muitos deles, perambulam pelas praças da capital Boa Vista", reclamou Suely.

A governadora de Roraima quer controle efetivo até que se resolvam os problemas decorrentes dos milhares de migrantes que estão no estado. No campo da segurança, vê a criminalidade aumentar.

Roraima, que diz ser a unidade da Federação mais pobre, estima em 70 milhões de reais por ano os gastos extras com a chegada dos venezuelanos e afirma que a explosão migratória levou ao ressurgimento de doenças erradicadas por lá, como é o caso do sarampo. "O atendimento aos venezuelanos nos nossos hospitais aumentou mais de 3 mil por cento".

O governo federal deu início a um processo de interiorização de estrangeiros, mas a governadora também critica a lentidão no serviço. Isso não é hábito do Brasil, o Brasil não fecharia fronteiras. "Eu creio que esse pleito não sei se ele tem, com a devida vênia, muita significação", disse o presidente. "Entram, por dia, de 500 a 700 venezuelanos no estado de Roraima", apontou. "Queremos ajudar humanitariamente", disse. Com esse objetivo, o governo federal, com apoio técnico do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) e da Organização Internacional de Migração (OIM), ligadas à ONU, buscou vagas em abrigos de prefeituras, governos estaduais e na sociedade civil para receber os imigrantes. "Estamos fazendo muito e vamos fazer tudo o que for necessário".


Popular
  • Governo propõe aumentar salário mínimo para R$ 1.002 em 2019

    Governo propõe aumentar salário mínimo para R$ 1.002 em 2019

    Analistas esperam que o novo formato seja um dos pontos a serem debatidos na campanha eleitoral para a Presidência da República. Pela regra, o mínimo deve ser corrigido pela inflação do ano anterior mais a variação do PIB de dois anos anteriores.
    PF estuda tirar Lula de sua sede em Curitiba

    PF estuda tirar Lula de sua sede em Curitiba

    Os governadores justificam que chegaram a Curitiba na terça, e não na quarta-feira, porque pensavam que iam ser recebidos. Isabel também disse que cartas, flores e presentes para Lula têm chegado à PF, mas não são entregues para o presidente.
    Aécio Neves passa mal e é levado a hospital

    Aécio Neves passa mal e é levado a hospital

    A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa do Supremo, mas ainda não consta no andamento processual da Corte. A direção do hospital informou em nota que o senador realizou exames e foi liberado no inicio da tarde.
  • Bebê nasce mais de quatro anos após seus pais morrerem, na China

    Bebê nasce mais de quatro anos após seus pais morrerem, na China

    Antes, porém, tinham congelado vários embriões fecundados na esperança de ter um filho por meio de uma fertilização in vitro . No Brasil, a barriga de aluguel só é permitida entre mulheres com algum vínculo afetivo e sem acordos financeiros.
    Donnie Yen junta-se ao elenco de Mulan da Disney

    Donnie Yen junta-se ao elenco de Mulan da Disney

    E Donnie Yen , que fez " Rogue One ", interpretará o comandante Tung , outro personagem que não aparece no filme animado. Niki Caro dirige o filme, enquanto Rick Jaffa e Amanda Silver , de Planeta dos Macacos: A Origem , assinam o roteiro.
    Dividido, STF volta a se debruçar sobre pedido de liberdade de Palocci

    Dividido, STF volta a se debruçar sobre pedido de liberdade de Palocci

    Apesar disso, Moro manteve a prisão preventiva, apontando risco de o ex-ministro continuar praticando crimes . O Supremo Tribunal Federal suspendeu a sessão que analisa se revogará a prisão de Antonio Palocci .
  • Khloé Kardashian dá à luz a uma menina

    Khloé Kardashian dá à luz a uma menina

    O TMZ também foi o primeiro a dar a notícia de que o jogador de basquete teria traído a namorada. "Desejo paz para todo mundo". Ainda assim, como ele está de gorro nas imagens, é difícil confirmar se é ele ou ver o que aconteceu entre os dois.
    Passageiro de ônibus é preso pela PRF transportando 29 quilos de maconha

    Passageiro de ônibus é preso pela PRF transportando 29 quilos de maconha

    Na última sexta-feira (06), a PRF apreendeu uma carreta com 220 mil maços de cigarro ilegais das marcas GIFT e PREMIUM 7 em Picos. O motorista W.R.A, de 43 anos de idade, que também é proprietário do veículo, foi preso em flagrante por contrabando.
    José Ricardo inclui 'Lula' no nome parlamentar em apoio a ex-presidente

    José Ricardo inclui 'Lula' no nome parlamentar em apoio a ex-presidente

    Como mostrou a Coluna do Estadão, a mudança de nome começou na Câmara de Municipal de Vereadores de São Paulo. Caso ele aprove, os nomes dos parlamentares mudariam para Gleisi Lula Hoffmann e Lindbergh Lula Farias.
  • Após matar assaltantes, PM baleado segue em estado grave em UTI

    Após matar assaltantes, PM baleado segue em estado grave em UTI

    O policial, que estava à paisana, reagiu mas foi atingido com um tiro no olho direito durante uma troca de tiros . De acordo com informações de testemunhas, o sargento teria sido baleado após reagir a um suposto assalto.
    Porchat constrange Xuxa sobre a ausência de paquitas negras

    Porchat constrange Xuxa sobre a ausência de paquitas negras

    Xuxa não gostou das afirmações de Porchat e disse: " Que feio isso que você falou ", o apresentador respondeu: "Não foi feio". De forma clara, #Fábio Porchat questionou a sua colega de profissão pelo fato de poucas paquitas negras.
    Familiares visitam Lula pela 1ªvez desde a prisão do petista

    Familiares visitam Lula pela 1ªvez desde a prisão do petista

    Com isso, foram reunidas informações e documentos que permitiram localizar e acompanhar os integrantes da organização criminosa. Agentes da PF estiveram em Jundiaí onde cumpriram dois mandados de busca e apreensão.

CONNECT