Saiba como pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2018

Começa hoje (2) às 10h o prazo para os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pedirem a isenção da taxa de inscrição da prova.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) recebe solicitação da isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até o próximo domingo (15). É o primeiro ano da história do Enem em que o pedido de isenção da taxa no valor de R$ 82 ocorre antes do prazo das inscrições do exame. Se a solicitação de isenção for negada, ainda é possível recorrer da decisão, na Página do Participante, entre os dias 23 e 29 de abril. Todos os interessados em fazer o Enem 2018, isentos ou não, deverão fazer a inscrição no exame entre 7 e 18 de maio. Com a finalidade de aperfeiçoar os critérios de isenção, a edição de 2018 trouxe como uma das novidades a separação entre o período de isenção e o período de inscrição. A explicação sobre a falta é obrigatória para quem teve direito à gratuidade, faltou aos dois dias de aplicação e deseja requerer a isenção também neste ano. Em seguida, aparecerá uma explicação sobre as situações que garantem a isenção, para o candidato verificar se ele se enquadra em alguma delas.

Por último, aparecerá uma tela com o resumo das informações, para serem conferidos pelos candidatos. Os alunos com direito à gratuidade têm até as 23h59 para fazer a solicitação na página do Inep. Não serão aceitos documentos autodeclaratórios emitidos pelo próprio participante, pais ou responsáveis.


Popular

CONNECT